Conheça a história da atleta de bodybuilding Fernanda Sierra

Diogo Círico 29/05/2019

Você já ouviu falar na Fernanda Sierra? Pois deveria. Além de ser uma grande personalidade no universo fitness, que chegou a ter mais de 1 milhão de seguidores no Instagram (conta que, segundo relatos da própria, foi perdida), a musa fitness é uma inspiração não apenas para bodybuilders no Brasil e no exterior, mas também para quem é iniciante na academia ou quer se manter mais em forma.

Com uma alimentação regrada e uma rotina de treinos de mais de 10 anos, a atleta exibe um corpo escultural e bastante premiado mundo afora. Você sabe como ela faz para se manter sempre disciplinada e saudável?

Neste post, conheça de perto a história e o dia a dia de uma bodybuilder de verdade! Vamos lá?

Quem é Fernanda Sierra?

Também conhecida como “Miss Fitness”, Fernanda Sierra é muito mais do que uma bodybuilder. Além de se tornar garota propaganda de grandes marcas, personal trainer e coach em emagrecimento consciente, ela também desfila por todo o Brasil enquanto concilia seus treinos pesados com trabalhos como modelo.

Atualmente, aos 31 anos de idade, a modelo fitness é formada em Educação Física (com especialização em fisiologia do exercício e nutrição) e também é estudante de nutrição.

Como foi o início da carreira no bodybuilding?

Fernanda nasceu em Balneário Camboriú e começou a se exercitar com 15 anos de idade, quando adotou o surfe como esporte. Na época, a musculação servia de base para melhorar a performance nas ondas, mas, ao visitar uma loja de suplementos em sua cidade natal, uma foto da fisiculturista Monica Brant mudou para sempre a sua relação com os treinos.

“Quando iniciei [os treinos], eles eram apenas um auxílio ao surfe, mas fui gostando cada vez mais da musculação e acabei resolvendo que queria competir ao ver o mural”, explica.

Fernanda conta que sempre praticou esportes e gostava da parte competitiva. Por isso, ainda ciente da disciplina que deveria ter, já pensou em competir com pouco tempo de musculação. Aos 20 anos de idade, sua carreira começou ao conhecer o treinador Waldemar Guimarães, a quem se refere como “mestre”. Depois disso, a fisiculturista não parou mais. Hoje, seus esforços renderam muito reconhecimento no Brasil e no mundo.

Apesar do esforço para se manter sempre em forma, Fernanda garante que a preparação para subir nos palcos favoreceu a sua evolução pessoal.

“Minha motivação vem do fato de querer ser cada vez melhor no que faço não apenas fisicamente, mas também mentalmente. Também me inspiro em muitas atletas como Nicole Wilkins, Gal Ferreira, Monica Brant e Larissa Reis”.

Como é a rotina de treinos?

Fernanda treina durante cerca de 2 horas e 30 minutos por dia, 5 dias por semana. Durante esse tempo, ela reserva 20 minutos para praticar exercícios aeróbicos, enquanto o restante é focado no treino muscular de membros superiores ou inferiores.

Segundo a própria atleta, ela divide as suas séries de exercícios da seguinte forma:

  • 1º dia: quadríceps e panturrilha;
  • 2º dia: ombros, tríceps e peito;
  • 3º dia: abdômen;
  • 4º dia: glúteos e panturrilhas;
  • 5º dia: dorsal e bíceps.

O método usado durante os treinos faz parte do programa Intensidade Total, elaborado pelo professor Waldemar Guimarães. Trata-se de exercícios de alta intensidade, que devem ser executados de forma controlada e em grandes amplitudes, sem um número exato de repetições.

Quais os exercícios preferidos?

Os exercícios preferidos da fisiculturista são aqueles que trabalham o quadríceps, em especial a rosca alternada.

Para executá-lo, o praticante deve estar de pé, com os pés paralelos e ligeiramente afastados enquanto segura um halter em cada mão, com as palmas voltadas para frente. Os cotovelos devem permanecer juntos à lateral do tronco.

Ao expirar, um dos halteres deve ser elevado na direção do ombro. Já ao inspirar, o peso deve ser retornado para a posição inicial. O próximo passo é repetir o mesmo movimento, utilizando o outro braço.

Que suplementos mais consome?

Os suplementos que Fernanda usa para se manter sempre em forma são: whey protein, mix proteico, vitaminas, caseína, glutaminacreatina, BCAA, ribose e pré-treinos.

Como é a sua alimentação?

Segundo a própria atleta, sua dieta não tem segredos: ela se alimenta estritamente de 3 em 3 horas (o tempo ideal para ter uma digestão adequada) e sempre aposta nas proteínas com baixo nível de gordura, como carnes magras, ovos, saladas, verduras e cereais, para se manter em forma.

A alimentação da fisiculturista também é cíclica em relação aos carboidratos. Isso significa que, a cada dia da semana, a ingestão desse nutriente é ora maior, ora menor, para garantir o equilíbrio do organismo. Ela também diz priorizar os carboidratos com baixo índice glicêmico, como arroz integral, soja, batata-doce e massas integrais.

A atleta confessa que, de vez em quando, sente muita vontade de consumir alguns pratos fora da dieta, principalmente doces. Por isso, ela mantém uma refeição livre durante a semana e procura dar preferência aos alimentos naturais, como as sobremesas preparadas à base de frutas.

A modelo também acrescenta que nunca deixa de ingerir bastante água e chás, para evitar as retenções hídricas (que podem causar inchaço) e auxiliar na eliminação de líquidos. Em média, ela consome de dois a três litros por dia, mas essa quantidade aumenta para 5 a 6 litros quando alguma competição se aproxima.

Quais os principais títulos e participações importantes no bodybuilding?

Fernanda ganhou o quarto lugar do I Campeonato Catarinense de Fisiculturismo, na categoria bikini fitness. Também conquistou o terceiro lugar na mesma categoria no Rio de Janeiro, competindo na Copa Expo Nutrition.

O prêmio que a tornou mais conhecida foi conquistado em 2015, na cidade de Las Vegas. O seu corpo foi eleito o mais bonito dos Estados Unidos pelo WBFF (World Beauty Fitness & Fashion) na categoria Diva Fitness, sucedendo a modelo Sue Lasmar.

Quais as dicas que ela dá para quem está começando?

Inspirada pelo fisiculturismo feminino e suas representantes, Fernanda garante que qualquer mulher pode se tornar atleta. A chave para o sucesso, segundo ela, é manter a perseverança e não desistir de alcançar resultados cada vez melhores, ainda que outras pessoas não acreditem no seu potencial.

“Passei muito por isso, mas não desisti nem deixei de acreditar em mim (…) Nada é fácil na vida. Se queremos alguma coisa, temos que lutar com toda a força e, principalmente, acreditar que podemos”, declara.

Ela também contraria grande parte de seus colegas de profissão ao dizer que a dieta não exerce um papel mais importante do que os treinos para a conquista de um corpo perfeito. Em vez disso, ela afirma que 50% do sucesso é resultado de um treino bem periodizado, enquanto os outros 50% são provenientes de uma boa alimentação.

Agora que você já sabe tudo sobre a Fernanda Sierra, o que está esperando para começar a treinar como ela? Lembre-se de que a sua dieta e rotina foram cuidadosamente elaboradas para uma atleta. Se você deseja ter resultados similares, conte com a ajuda de um nutricionista e um personal trainer capacitados para desenvolver um programa especial para você.

Conte com a nossa ajuda para alcançar os resultados que deseja. Para isso, não deixe de assinar a newsletter e ficar por dentro de todas as dicas do nosso blog!

 

 

Visitado 34 vezes, 1 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067