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Bodybuilding: saiba o que é e como começar

Quer saber tudo sobre como funciona o bodybuilding? Selecionamos as principais dúvidas para que você entenda as relações entre a alimentação saudável, rotina de treinos, mudança e adaptação dos hábitos e estilo de vida.

Continue a leitura e confira!

  1. O que é bodybuilding?
  2. Categorias de bodybuilding
  3. Quais são os benefícios de praticar bodybuilding?
  4. Como se tornar bodybuilder?
  5. Quanto tempo demora para virar bodybuilder?
  6. Como é feito o treino de bodybuilding?
  7. Dieta do bodybuilding
  8. O que é bodybuilding natural?
  9. A desidratação é segura no bodybuilding?

O que é bodybuilding?

O bodybuilding ou fisiculturismo é uma modalidade de esporte amplamente praticada, que tem como objetivo a construção corpórea por meio de treinos específicos de musculação com peso.

As competições mais famosas são a Mr. Olympia, que acontece em Las Vegas (Estados Unidos), e a Arnold Classic, em homenagem ao ator Arnold Schwarzenegger e presente em diversas regiões, como na Europa e América do Sul.

Ao longo dos anos, as competições de bodybuilding se tornam cada vez mais acessíveis após o surgimento de novos treinos, suplementos e categorias. Antes, elas tinham como foco o aumento da força e hoje são voltadas para questões estéticas e mudanças corporais.

Um dos critérios avaliados nas competições, por exemplo, diz respeito à vascularização (exibição de veias saltadas), que demonstra maior dilatação e baixos níveis de gordura corporal – o que é importante especialmente no transporte de nutrientes essenciais para o crescimento dos músculos.

Categorias de bodybuilding

As categorias podem variam de acordo com a federação, geralmente por sexo, idade, altura, entre outros. De acordo com a equipe do Treino Mestre, qualquer atleta que queira participar das competições, seja amador ou profissional, deve estar afiliado a uma das federações do esporte.

A International Federation of Fitness and Bodybuilding – IFBB Brasil, por exemplo, classifica a categoria sênior para o público masculino a partir de 40 anos e com critérios específicos para cada idade, além do feminino com categorias tradicionais com variações de medidas, como biquíni fitness, Women’s Physique, Wellness e bodyfitness.

Um ponto para destacar é que as competições de bodybuilding não avaliam somente o volume do corpo, pois, dependendo da categoria, são avaliadas definição e densidade muscular, simetria e separação entre as fibras.

O corpo de um fisiculturista pode variar de acordo com a categoria, como no clássico masculino que tem ombros largos, cintura fina, volume, linhas e músculos bem definidas, ou no Men’s Physique, com menos músculos e mais definição dos membros superiores, no formato de V.

Quais são os benefícios de praticar bodybuilding?

Confira a seguir os principais benefícios influenciados pela prática do bodybuilding, de acordo com o site Dicas de Musculação.

  • Melhora o metabolismo do atleta com aumento da capacidade cardiovascular e cardiorrespiratória;
  • Potencializa o aumento e a manutenção da massa muscular (hipertrofia);
  • Ajuda na redução dos níveis de estresse;
  • Auxilia no desempenho físico;
  • Favorece o aumento de força, coordenação motora e equilíbrio;
  • Em conjunto com uma dieta regrada pode ajudar no controle do apetite;
  • Contribui para o aumento da concentração e do foco.

Como se tornar bodybuilder?

Disciplina e foco são palavras-chave para qualquer pessoa que queira começar no mundo do bodybuilding.

Isso porque a trajetória do esporte exige cuidados necessários e ajustes na rotina. É preciso ter consciência, por exemplo, de que alimentos ricos em açúcares e gorduras provavelmente não farão mais parte do cardápio.

A avaliação médica e nutricional é imprescindível, para saber se o seu corpo está apto ou não para iniciar o bodybuilding. Por isso, se possível, escolha profissionais com conhecimento especializado.

Após isso, escolha uma academia e um(a) treinador(a) para ajudar com o planejamento dos treinos.

Independentemente se o seu objetivo é somente treinar ou competir, tenha sempre como princípio que o(a) profissional poderá te apoiar além do condicionamento físico, incentivando positivamente no alcance dos objetivos.

Quanto tempo demora para virar bodybuilder?

Segundo a equipe do Treino Mestre, o processo para chegar às competições de bodybuilding pode variar entre dois e três anos, mas isso depende da genética do atleta e da categoria desejada.

O ideal é começar com básico e treinar intensamente com um planejamento de preparação de médio a longo prazo.

Como é feito o treino de bodybuilding?

O treino de bodybuilding é regrado e intenso! O ritmo deve ser avaliado por um profissional, mas de modo geral deve ter, no mínimo, 1 hora por dia, de cinco a sete dias por semana.

Além disso, as séries dos exercícios devem seguir de acordo com o objetivo de cada categoria e competição. Ou seja, para estabelecer boas repetições, é fundamental manter-se saudável e atento também no pré-treino.

A bodybuilder Fernanda Sierra recomenda a divisão das séries por dia, trabalhando: 1º dia – panturrilha e quadríceps; 2º dia – ombros, peito e tríceps; 3º dia – abdômen; 4º dia – glúteos e panturrilha; e no 5º dia – dorsal e bíceps.

Dieta do bodybuilding

Dieta do bodybuilding

Uma dieta disciplinada é um dos fatores mais importantes para quem deseja viver o estilo de vida como bodybuilder.

Você deve ter em mente que é preciso seguir diariamente todas as orientações nutricionais – principalmente antes das competições, pois isso garantirá melhores resultados na sua pontuação.

Cada atleta deve receber uma dieta específica, de acordo com o objetivo de treino. Um exemplo de nutriente essencial é a proteína que ajuda na manutenção e no aumento da massa muscular.

Converse com o(a) nutricionista para inserir suplementos, como whey protein e BCAA, que podem auxiliar na rotina de treinos e manter o seu corpo saudável.

O que é bodybuilding natural?

A classificação do bodybuilding natural serve para atletas que competem com condições hormonais naturais, sem o uso de esteroides anabolizantes.

A desidratação é segura no bodybuilder?

A desidratação é uma das alternativas de muitos atletas para atingir o máximo de definição, harmonia, proporção e simetria estética muscular, mas deve ser realizada com muito cuidado e sempre com o acompanhamento de profissionais especializados.

Em alguns casos são utilizadas estratégias de desidratação com drogas diuréticas, restrição de sal na dieta alimentar e o consumo excessivo de água.

O procedimento tem como objetivo perder água nos tecidos subcutâneos por meio da redução na espessura da pele, o que torna os vasos e músculos mais perceptíveis e definidos.

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REFERÊNCIAS

BODYBUILDING/FISICULTURISMO: O que é, Sua história e Categorias. Treino Mestre, 13 abr. 2018. Acesso em: 22 jun. 2021.

BR, Jonatas. Bodybuilding / Fisiculturismo: O que é, História e Como Iniciar!. Dicas de musculação, [s. d.]. Acesso em: 22 jun. 2021.