Saiba as melhores opções de carnes magras para sua dieta!

Diogo Círico 07/03/2024

Na busca por hábitos alimentares mais equilibrados e saudáveis, as carnes magras se tornam verdadeiras protagonistas em dietas. Reconhecidas por seu baixo teor de gordura e alto valor nutricional, essas opções de proteína são aliadas essenciais na promoção de uma alimentação balanceada. 

Desde frangos e peixes até cortes bovinos ou suínos, as carnes magras são uma maneira deliciosa de satisfazer as necessidades proteicas, enquanto contribuem para a manutenção da saúde robusta.

Neste contexto, vamos explorar as vantagens nutricionais e as diversas opções culinárias proporcionadas pelas melhores carnes magras, destacando como incorporá-las de maneira saborosa e saudável no dia a dia. Confira abaixo!

Sumário

O que são carnes magras?

Carnes magras referem-se a variedades da proteína com menor teor de gordura, sendo uma escolha nutricionalmente mais equilibrada. Essas carnes contêm quantidades reduzidas de gordura saturada e calorias em comparação com cortes mais gordurosos.

Ao considerar a presença de gordura na carne, é vital compreender que o valor nutricional será significativamente influenciado pelo corte e método de preparação. Contrariando a ideia comum de que carnes vermelhas são sempre mais gordurosas, é crucial destacar que as de aves são consideradas magras apenas quando desprovidas de pele e gorduras visíveis.

Além disso, a carne de porco não é necessariamente mais gordurosa do que a de frango, por exemplo. A diferença está nos cortes de carnes magras escolhidos. Alguns suínos, como lombo e pernil, podem ter níveis de gordura comparáveis aos de carnes brancas. É notável também que o teor de gordura no lombo e no pernil de porco pode ser inferior ao da coxa de frango com pele.

Quais são os benefícios da carne magra?

De modo geral, carnes são alimentos ricos em proteínas de alta qualidade, o que significa que elas contêm todos os aminoácidos necessários, em quantidades e proporções adequadas para ajudar nosso corpo a funcionar bem.

As proteínas são muito importantes na manutenção da saúde, atuando na construção de todas as células e tecidos. Além disso, têm funções na produção de substâncias indispensáveis para o funcionamento e defesa do organismo, como hormônios, enzimas, neurotransmissores e anticorpos.

Dito isso, é possível entender a relevância da inclusão de carnes magras para a dieta. Uma porção de 100 g de carne contribui com menos de 10% das calorias em uma dieta diária de 2.000 kcal e ainda oferece proteína, zinco, vitamina B12, selênio e fósforo ao corpo. 

Quais são as melhores opções de carnes magras?

Conheça abaixo algumas alternativas de carnes magras vermelhas e brancas para incluir na dieta do dia a dia:

  • bacalhau; 
  • badejo; 
  • cação; 
  • dourado; 
  • lambari; 
  • linguado; 
  • merluza; 
  • namorado; 
  • pescado; 
  • tilápia; 
  • alcatra bovina; 
  • músculo bovino; 
  • patinho bovino; 
  • filé mignon; 
  • peito de frango; 
  • lombo de porco; 
  • maminha bovina. 

Como incluir carnes magras na dieta de maneira saudável?

O planejamento das refeições é um dos pontos mais relevantes para garantir a ingestão adequada de proteínas. Por isso, certifique-se de incluir uma fonte de proteína em cada refeição para manter níveis de energia estáveis, promover saciedade e auxiliar na recuperação muscular. Isso também evita escolhas alimentares impulsivas.

Leia mais: Quais alimentos veganos podem substituir as proteínas da carne.

Referências: 

VITAT. Carnes magras para a dieta: Melhores opções para incluir no cardápio. Acesso em 24.01.24

O TEMPO. 10 dicas para incluir proteínas na dieta. Acesso em 24.01.24

CPT. Os benefícios da carne vermelha para o organismo. Acesso em 24.01.24

A RODA DA ALIMENTAÇÃO. O que são carnes magras?. Acesso em 24.01.24PREMIX. Carne vermelha magra, quais são?. Acesso em 24.01.24

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Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067