Beterraba engorda? Confira a resposta

Diogo Círico 09/05/2024

Com um sabor adocicado e muita versatilidade, a beterraba é uma raiz bastante consumida em saladas, sopas, massas e sucos. Além disso, facilmente encontramos a presença desse vegetal no cardápio de pessoas que buscam seguir uma alimentação saudável. Mas, você saberia dizer se a beterraba engorda ou emagrece?

Conhecer um pouco mais sobre os alimentos que consumimos é a chave para esclarecermos algumas dúvidas, termos consciência do que está presente na nossa dieta e encontrarmos alternativas criativas para variar o cardápio.

Para entender um pouco mais sobre a beterraba, continue aqui, leia este conteúdo e surpreenda-se com os benefícios desse vegetal!

Sumário

Beterraba engorda ou emagrece?

Mesmo sendo riquíssima em carboidratos, podemos afirmar que a beterraba não engorda. O seu consumo, em conjunto com uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos, pode colaborar, inclusive, com o emagrecimento.

Quais são os benefícios da beterraba?

Agora que você já sabe que beterraba não engorda, vamos conferir quais são os principais benefícios desse vegetal? Acompanhe!

Combate ao câncer

A betacianina, responsável pela coloração roxo-avermelhado da beterraba, pode reduzir o risco de alguns tipos de câncer, em especial o câncer de cólon.

Suco de beterraba e exercícios físicos

Popularmente consumido entre pessoas que buscam viver um estilo de vida saudável, o suco de beterraba é uma ótima alternativa para você que deseja ter um aproveitamento diferenciado nos treinos.

Ao ser consumido diariamente, esse suco aumenta o fluxo sanguíneo, retarda a fadiga e atua no fortalecimento da contração muscular, entre outros benefícios. Ele ainda ajuda na recuperação muscular.

Propriedades da beterraba

A beterraba é rica em fibras, carboidratos, potássio, fósforo, sódio, magnésio, cálcio, vitaminas A, C, E e K e antioxidantes como carotenoides e licopeno, todos essenciais para o bom funcionamento do corpo.

Alívio da constipação

Ainda em dúvida se o suco de beterraba emagrece ou engorda? Além de não engordar, ao ser ingerido regularmente, esse suco ainda pode ajudar a aliviar a constipação.

Ajuda no controle de doenças do corpo e da mente

A beterraba contém efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios. Ela auxilia no controle de doenças cardiovasculares e também atua no combate a doenças degenerativas como o Parkinson e o Alzheimer.

Além disso, o triptofano e a betaína, presentes nesse vegetal, podem contribuir com o relaxamento e sensação de bem-estar da mente e o afastamento da depressão.

Como incluir a beterraba na dieta?

Conhecida por seus benefícios, sabor e versatilidade, a beterraba pode ser incluída na dieta tanto no momento do café da manhã quanto no almoço, lanche e jantar. Seja sozinha ou acompanhada de outros alimentos.

E o mais interessante é que você pode aproveitar esse vegetal por completo: fruto, brotos e folhas.

E ainda que exista uma dúvida muito comum se a salada de beterraba engorda, podemos afirmar que não engorda. Ela é rica em vitaminas e minerais e ainda abrange a forma mais nutritiva de consumo, que é a crua. Pode comer salada de beterraba sem medo.

Acompanhe algumas dicas e veja como incluir a beterraba na dieta!

Lembrando que o consumo deve ser feito com equilíbrio, pois, ainda que a beterraba não engorde, sabemos que qualquer alimento consumido sem moderação pode fazer mal ao organismo e proporcionar reações indesejadas.

Para saber informações sobre uma dieta personalizada com beterraba, conte com a ajuda de um nutricionista.

Beterraba no pré-treino

Como já comentamos anteriormente, a beterraba oferece diversos benefícios aos treinos. Para incluir esse vegetal na sua dieta pré-treino, consuma o suco de uma beterraba pequena ou média com água em um período de 60 a 90 minutos antes do treino.

Quantidade ideal

Saber a quantidade ideal de beterraba para consumo, vai te ajudar a driblar excessos e o pensamento de que beterraba engorda. No geral, o indicado é consumir 100g de beterraba ao dia. Mas, é válido comentarmos que esse número pode variar de pessoa para pessoa ou dieta para dieta.

Tabela nutricional da beterraba

Confira a seguir a tabela nutricional da beterraba com informações baseadas em uma porção de 100 gramas!

  • Calorias: 49 g
  • Proteínas: 1,9 g 
  • Lipídios: 0,1 g
  • Colesterol: —
  • Carboidrato: 11,1 g
  • Fibra alimentar: 3,4 g
  • Cálcio: 18 mg
  • Magnésio: 24 mg

Dúvidas, como “beterraba engorda?”, não precisam ser um empecilho para uma alimentação saudável e variada. Com algumas informações e dicas de consumo, você conhece a fundo diversos alimentos e desmistifica várias questões presentes no senso popular.

Quer conferir mais conteúdos informativos como esse? Continue navegando no blog da Growth Supplements!

Referências

BENEFÍCIOS DO SUCO DE BETERRABA NO EXERCÍCIO FÍSICO. Disponível em: <https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/26514/5/BENEFI%cc%81CIOS%20DO%20SUCO%20DE%20BETERRABA%20NO%20EXERCI%cc%81CIO%20FI%cc%81SICO.pdf>. Acesso em: 27 abr. 2023.

CASA E JARDIM. Dicas e receitas para adicionar beterraba na dieta. Disponível em: <https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Comida/Receitas/Ingredientes/noticia/2019/07/dicas-e-receitas-para-adicionar-beterraba-na-dieta.html> . Acesso em: 27 abr. 2023.

CENTRO NACIONAL DE INFORMAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA. Efeitos do exercício na função mitocondrial, metabolismo energético e câncer. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4425174/>. Acesso em: 27 abr. 2023.

A REVISTA DA MULHER. Beterraba é a amiga da saúde, mas é preciso moderar o consumo em alguns casos. Disponível em: <https://www.arevistadamulher.com.br/faq/29403-beterraba-e-a-amiga-da-saude-mas-e-preciso-moderar-o-consumo-em-alguns-casos>. Acesso em: 27 abr. 2023.

REPOSITÓRIO ANIMA EDUCACAO. Benefícios do suco de beterraba no exercício físico. Disponível em: <https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/26514/5/BENEFI%cc%81CIOS%20DO%20SUCO%20DE%20BETERRABA%20NO%20EXERCI%cc%81CIO%20FI%cc%81SICO.pdf>. Acesso em: 27 abr. 2023.

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Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067