Aveia engorda? Confira a resposta

Diogo Círico 04/07/2023

A aveia é um alimento versátil, saboroso e rico em nutrientes. Ela faz parte da alimentação de diversas pessoas que buscam seguir uma dieta saudável e equilibrada. Mas, ainda que esse alimento seja gostoso e visto como saudável, uma dúvida muito comum pode ficar no ar: a aveia engorda?

Saber mais informações sobre como ela age no organismo, quais são os benefícios e dicas de como consumir é uma ótima estratégia para desmistificar questões como essa.

Por isso, continue a leitura e conheça mais sobre esse alimento tão rico!

Aveia engorda ou emagrece?

A resposta para essa pergunta é um pouco ampla, assim como para qualquer alimento. A aveia possui propriedades nutricionais que podem ser utilizadas para atingir diferentes objetivos estéticos, já que além de uma excelente fonte de fibra, ela também é rica em carboidratos e proteínas. 

O fato desse cereal ser rico em fibras permite que ele aja no aumento da sensação de saciedade, dois pontos que interferem diretamente no apetite e colaboram com o emagrecimento.

Então, ao ser consumida corretamente, a aveia se torna uma ótima aliada na dieta de emagrecimento.

No entanto, além de auxiliar no emagrecimento, a aveia também pode ser uma grande aliada no ganho de massa muscular. Tudo dependerá da maneira cujo alimento é encaixado em sua dieta, por exemplo, na quantidade e nos demais alimentos que fazem parte do seu dia a dia. 

Outras dúvidas muito comuns podem surgir em relação às receitas ou os tipos de aveia, como, por exemplo: “mingau de aveia engorda?”, “banana com aveia engorda?” ou “farinha de aveia engorda?”.

Desde que o consumo seja feito moderadamente e seguindo recomendações como evitar o uso de ingredientes industrializados ou açúcar refinado no preparo das receitas, a farinha de aveia ou receitas com aveia, isoladamente, não engordam.

Para uma dieta saudável e personalizada, conte com a ajuda de um nutricionista!

Quais são os benefícios da aveia

Os benefícios da aveia chamam a atenção e fazem dela, um alimento muito procurado por pessoas com diversas idades e objetivos. Confira!

  • A aveia é um alimento funcional que conta com carboidratos, proteínas, minerais como o potássio, lipídios que ajudam no fornecimento de energia e vitaminas A, B1, B5, D, E e K que colaboram com o bom funcionamento do organismo.
  • É um cereal que auxilia na estabilização do nível de açúcar no sangue, atuando no controle da glicemia.
  • Seu consumo ajuda a reduzir as taxas de colesterol e colabora com o controle de doenças do coração.
  • Por ser rica em fibras, a aveia é um ótimo regulador do funcionamento do intestino.
  • É uma opção de cereal funcional versátil e pode ser consumida nas versões em farinha, flocos (finos e grossos) e farelo. 
  • Ela ainda promove sensação de saciedade e é uma ótima opção de alimento energético.

Agora toda vez que a dúvida se a aveia engorda surgir, você pode se lembrar de todos esses benefícios!

Como incluir a aveia na dieta

Esse é um ponto que chama atenção no consumo da aveia, ela é versátil e pode ser incluída na dieta de mil e uma maneiras. As opções de receitas com a farinha, flocos finos e grossos e farelo são variadas e agradam pessoas de diversos paladares.

Você pode consumir aveia com frutas ou iogurte natural, aderir a receitas saudáveis como bolos, pães, tortas ou o clássico mingau de aveia, uma opção saborosa para o café da manhã ou ainda realizar substituições inteligentes no dia a dia, como a troca da farinha de trigo por farinha de aveia.

Quantidade ideal

A porção recomendada de aveia para consumo é de 30g ou três colheres de sopa por dia. Mas, dependendo do seu objetivo estético, essa quantidade pode variar. 

Lembrando que é importante alinhar o consumo com a ingestão correta de água.

Tabela nutricional da aveia em flocos

Confira a seguir a tabela nutricional da aveia em flocos com valores de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 J.

Para uma porção de 100g, temos:

  • Valor energético: 394,kcal
  • Carboidratos: 66,6g
  • Proteínas: 13,9g
  • Gorduras totais: 8,5g
  • Gorduras saturadas: 1,5g
  • Gorduras trans: 0,0g
  • Fibra alimentar: 9,1g
  • Sódio: 5,0 mg

Ter dúvidas se a aveia engorda ou não conhecer os benefícios desse cereal é algo muito comum. Mas, com conteúdos informativos como este, você consegue adquirir mais conhecimento, desmistificar dúvidas e até ampliar a lista de alimentos que podem ser inseridos no seu dia a dia.

Para conferir outros conteúdos sobre nutrição, treinos, receitas e suplementação, continue navegando no blog da Growth Supplements!

Referências:

LIVUP. Aveia. Disponível em: <https://www.livup.com.br/ingredientes/aveia>. Acesso em: 27 abr. 2023.

MINHA VIDA. Rótulos de alimentos: aprenda a ler e entenda as informações. Disponível em: <https://www.minhavida.com.br/materias/materia-10645>. Acesso em: 27 abr. 2023.

NRE – Núcleo Regional de Educação. Dicas Nutricionais: Aveia. Arquivo em PDF. Toledo, PR: NRE, 2012. Disponível em: <https://www.nre.seed.pr.gov.br/arquivos/File/toledo/logistica/alimentacao_escolar/dicas_nutricionais_aveia.pdf>. Acesso em: 27 abr. 2023.

AGUNDES, Luiz Henrique, e outros. Análise da composição nutricional e aceitabilidade de pão com adição de aveia. Revista Fag, Cascavel, v. 4, n. 1, pág. 59-70, 2017. Disponível em: <https://fjh.fag.edu.br/index.php/fjh/article/download/86/97/>. Acesso em: 27 abr. 2023.

FISCHER, Ana Laura. Análise crítica: “Aveia: um alimento funcional?”. Revista Nutrição e Saúde, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: <http://www.unirio.br/nutricaoesaude/analise-critica-debates-na-midia/analise-critica-201caveia-um-alimento -funcional201d>. Acesso em: 27 abr. 2023.

PERIÓDICOS UNIMES VIRTUAL. Aveia: benefícios e propriedades funcionais. Disponível em: <https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/higeia/article/download/1313/1105>. Acesso em: 27 abr. 2023.

GSUPLEMENTOS. Benefícios da aveia. Disponível em: <https://blog.gsuplementos.com.br/beneficios-da-aveia/>. Acesso em: 27 abr. 2023.

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Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067