Mingau de aveia engorda? Confira a resposta

Diogo Círico 27/06/2023

Você sabia que o mingau de aveia é considerado um superalimento? Isso porque é rico em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, além de saciar a fome em uma dieta equilibrada. Comumente utilizado como uma opção saudável de refeição, esse preparo oferece diversos benefícios à saúde. 

No entanto, é importante ressaltar que, mesmo sendo um alimento nutritivo, o consumo excessivo de mingau de aveia pode contribuir para o ganho de peso. Neste texto, convidamos você a descobrir se o mingau de aveia engorda ou emagrece, além de aprender a aproveitar todos os benefícios desse preparo de maneira adequada.

Sumário

Quantas calorias tem um mingau de aveia?

O mingau de aveia é um preparo que fornece grandes quantidades de nutrientes para o corpo.

A quantidade de calorias em um mingau de aveia varia de acordo com os ingredientes adicionados e das proporções utilizadas. No entanto, para uma referência geral, consideremos um mingau de aveia básico preparado com 30g de aveia em flocos e 200ml de leite desnatado. Essa porção básica geralmente possui cerca de 150 a 200 calorias.

É importante ressaltar que esse valor pode aumentar ou diminuir dependendo dos ingredientes adicionais, como açúcar, frutas, oleaginosas ou outros alimentos utilizados para enriquecer o sabor e a textura do mingau. Por isso, é recomendado verificar os rótulos dos ingredientes e considerar essas adições ao calcular o valor calórico total da refeição.

Portanto, se o objetivo é emagrecer, é fundamental consumi-lo com moderação e ajustar as quantidades conforme as suas necessidades.

Quem está de dieta pode comer mingau de aveia?

Apesar das “polêmicas” em torno das calorias do mingau de aveia, ele é, sim, um alimento importante para uma dieta equilibrada. A aveia é um alimento rico em fibras solúveis, o que pode contribuir para a sensação de saciedade auxiliando no controle do apetite e na regulação intestinal. 

Além disso, o cereal possui baixo índice glicêmico, o que significa que pode ser digerido lentamente, evitando picos de açúcar no sangue. Entretanto, antes de incluir o mingau de aveia na dieta, considere aspectos como: o tamanho das porções, os ingredientes adicionais e as necessidades que o seu corpo precisa. 

O mingau de aveia pode ser incluído em uma dieta equilibrada para pessoas que desejam emagrecer, desde que seja consumido com moderação e considerando os aspectos mencionados acima. Consultar um profissional de saúde é sempre recomendado para obter orientações específicas de acordo com suas necessidades e metas.

Benefícios do mingau de aveia

O mingau de aveia é conhecido por sua alta quantidade de fibras solúveis. Além disso, a aveia é uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, minerais como o ferro e o magnésio, o que agrega diversos benefícios ao alimento. Confira todas as vantagens de incluir mingau de aveia na dieta:

  • controla os níveis de açúcar no sangue;
  • contribui para a melhora da saúde cardiovascular;
  • tem nutrientes essenciais para o corpo;
  • é rico em antioxidantes.

Afinal, mingau de aveia engorda ou emagrece?

Por fim, como mencionado anteriormente, o mingau de aveia em si não é um alimento que faz engordar ou emagrecer por si só — assim como nenhum alimento individualmente tem esse poder. O que influencia, na verdade, é como ele é incorporado em um plano alimentar.

É essencial lembrar que a perda ou ganho de peso está relacionada ao balanço energético geral, ou seja, à diferença entre a quantidade de calorias consumidas e a quantidade de calorias queimadas. Para emagrecer, é necessário criar um déficit calórico, consumindo menos calorias do que se gasta. 

Assim, o mingau de aveia pode ser um aliado nesse processo, se for incluído num plano alimentar bem-estruturado e acompanhado por hábitos de vida saudáveis, como atividade física regular.

Referências:

<https://www.mundoboaforma.com.br/mingau-de-aveia-engorda-dicas-e-cuidados/>

<https://www.tuasaude.com/aveia-emagrece/>

GALDEANO, Milicia Cintia. Aveia, uma escolha saudável. Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos e pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos, Rio de Janeiro, p. 1-2, [S. D.]. Acesso em: 15 maio 2023.

MELLO, Vanessa D.de; LAAKSONEN, David E. Fibras na dieta: tendências atuais e benefícios à saúde na síndrome metabólica e no diabetes melito tipo 2. [S. l.], p. 1, 11 set. 2009. Acesso em: 15 maio 2023.

Isto foi útil?

Obrigado pelo seu feedback!
Visitado 662 vezes, 13 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067