Granola engorda? Confira a resposta

Diogo Círico 04/07/2023

Quando temos o objetivo de seguir uma dieta, seja para emagrecimento ou ganho de massa, é normal buscarmos informações sobre os alimentos que consumimos desde o café da manhã, até as sobremesas e lanches da tarde. A granola, por exemplo, é uma alternativa muito presente nessas refeições. Por isso, uma dúvida frequente é: será que a granola engorda

Para te ajudar a conhecer um pouco mais os benefícios desse mix de cereais e desmistificar a pergunta central, se a granola engorda ou emagrece, trouxemos várias informações e orientações interessantes. Confira a leitura a seguir!

Calorias de uma porção de granola

Uma porção de 40g de granola tem 167.00 kcal. Lembrando que essa quantidade pode variar conforme os ingredientes presentes na granola.

Além disso, é válido comentarmos que para saber a porção ideal para a sua dieta e objetivos pessoais, é aconselhável contar com a ajuda de um nutricionista.

Quem está de dieta pode comer granola?

Sim, quem está de dieta pode comer granola, claro, com os devidos ajustes para o seu objetivo, seja ele ganho de massa ou emagrecimento. 

Para te ajudar a fazer esse consumo de maneira saudável, separamos algumas dicas:

  • consuma a granola moderadamente e sempre associada a alimentos fontes de proteína, como o iogurte;
  • para usufruir de todos os benefícios da granola, combine o consumo com uma alimentação saudável, prática de atividades físicas e escolhas de vida equilibradas.

Afinal, granola engorda ou emagrece?

A resposta mais sincera para essa pergunta é que a granola não engorda, assim, como nenhum outro alimento, isoladamente, tem esse poder.

Um segundo ponto importante para entendermos se a granola engorda ou não, está na composição deste alimento. Esse mix de cereais é fonte de fibras e carboidratos. Seu consumo promove a sensação de saciedade, o que, consequentemente, interfere no apetite e no processo de emagrecimento.

Como inserir a granola em uma dieta de emagrecimento?

Acompanhe essas dicas e veja como usar a granola para emagrecer de uma maneira correta e equilibrada!

  • Se atente à composição da granola e evite produtos com adição de açúcar, gorduras trans e gorduras saturadas.
  • Para eliminar o pensamento de que granola engorda, reveja como você está consumindo esse cereal e sempre encontre alternativas saudáveis que caminhem lado a lado com seus objetivos.
  • Consuma a granola como um pós-treino e conte com uma ajuda extra para repor a energia gasta durante os exercícios físicos.
  • Analise a quantidade de calorias da sua dieta e veja se o valor de calorias no consumo é menor em comparação à quantidade de calorias que você está gastando (déficit calórico).
  • Conte com a ajuda de um nutricionista para entender a fundo qual a melhor maneira de consumir a granola e usufrua de todos os benefícios desse cereal no seu dia a dia.

Benefícios da granola

Uma alimentação saudável não deve ser resumida apenas a esse pensamento se o alimento engorda ou emagrece. Ela tem que abranger também o quão prazeroso é consumir determinado alimento ou ainda os benefícios que ele proporciona para o nosso corpo.

A granola, por exemplo, por ser uma ótima fonte de fibras, ajuda a regular o intestino, aumenta a sensação de saciedade, contribui com o controle da glicemia e também pode estar associada a um menor risco de doenças cardiovasculares. Além disso, ela conta com proteínas, carboidratos, minerais e vitaminas A, C, B1, B2 e B12 essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Agora que você já sabe se a granola engorda, conhece os benefícios e alternativas para consumo, pode acrescentar esse alimento à sua dieta saudável sem medo e receios.

Para continuar se informando, navegue nas categorias do blog da Growth Supplements e encontre conteúdos variados sobre alimentação, receitas e dicas de nutrição que vão te ajudar a seguir firme com uma vida equilibrada e saudável sem precisar deixar de lado alimentos deliciosos como a granola!

Referências

VITAT. Granola Tradicional Original Vitao. Disponível em: <https://vitat.com.br/alimentacao/busca-de-alimentos/alimentos/136538-granola-tradicional-original-vitao>. Acesso em: 27 abr. 2023.

VITAT. Granola engorda? Vitat. Disponível em: <https://vitat.com.br/granola-engorda/#:~:text=Pois%2C%20por%20ser%20fonte%20de,soma%20apenas%20calorias%20%E2%80%9Cvazias%E2 %80%9D>. Acesso em: 27 abr. 2023.

MÃETERRA. Afinal, granola faz bem para a saúde?. Disponível em: <https://www.maeterra.com.br/alimenteamudanca/nutricao/afinal-granola-faz-bem-para-a-saude.html#:~:text=Quais%20os%20benef%C3%ADcios% 20das%20granolas,subst%C3%A2ncias%20que%20protegem%20as%20c%C3%A9lulas>. Acesso em: 27 abr. 2023.

JASMINE ALIMENTOS. Granola: conheça os seus benefícios para a saúde. Wikinatural, s/d. Disponível em: <https://jasminealimentos.com/wikinatural/granola-conheca-os-seus-beneficios-para-a-saude/#:~:text=Assim%20como%20os%20americanos%20fazem,a%204%20colheres %20de%20sopa>. Acesso em: 27 abr. 2023.

FLORES, JC; SILVA, JB; SILVA, JVC e cols. Aproveitamento de resíduos da agroindústria de banana. Ciência e Tecnologia de Alimentos, Campinas, v. 25, n. 3, pág. 494-498, conjunto. 2005. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/cta/a/YmbWcHY33tsrtKHB5sQSCVk/?lang=pt>. Acesso em: 27 abr. 2023.

CAVALHEIRO, CR; LUNARDI, R.; PEREIRA, GV Produção e aproveitamento da farinha de banana verde na culinária brasileira. In: SEMANA INTEGRADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 2014, Pelotas. Anais[…]. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2014. Disponível em: <https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2014/CS_01450.pdf>. Acesso em: 27 abr. 2023.

Visitado 68 vezes, 1 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067