Whey Protein para intolerantes à lactose: confira a melhor opção

Diogo Círico 28/07/2023

O Whey Protein é um suplemento muito indicado para quem está buscando potencializar a performance e os resultados dos treinos. Porém, essa substância é derivada da proteína do leite, podendo causar desconfortos em pessoas que são alérgicas ou têm intolerância à lactose.

A boa notícia é que existem opções com baixa concentração de lactose disponíveis no mercado. Por isso, continue lendo para entender um pouco mais sobre a suplementação e conhecer qual o melhor Whey para intolerantes à lactose.

Sumário

Melhores suplementos para intolerantes à lactose

Os problemas de saúde relacionados à dificuldade de digestão de enzimas como a lactose fez com que o mercado dos suplementos e de alimentos desenvolvessem produtos que pudessem atender toda a demanda e necessidades do público.

Para escolher a suplementação ideal, é preciso lembrar a diferença entre as pessoas que possuem alergia à proteína do leite e os intolerantes à lactose. Pessoas com intolerância não conseguem digerir o açúcar que existe no leite e em seus derivados, seja parcialmente, seja completamente. Já quem sofre com a alergia ao leite, está diretamente ligado às proteínas e devem optar por opções vegetais.

Existem várias marcas para quem procura um produto sem a proteína do leite ou sem a lactose, mas é preciso prestar atenção na lista de ingredientes antes de tomar a sua decisão.

Algumas indicações variam entre a origem vegetal ou os isolados de aminoácidos, como BCAA. Ainda há a opção de produtos, como a lactase, que ajudam na digestão da lactose.

Ao contrário do que pensam, mesmo sendo derivado do leite, o Whey Protein também pode ser uma ótima opção para quem tem intolerância. Além da sua versão no mercado sem a presença da substância, há o whey protein isolado e o hidrolisado, ideais para quem tem restrições, devido a sua baixa concentração de lactose.

Com a alta demanda do mercado, muitas empresas começaram a produzir suplementos para todos os tipos de dietas. Uma dessas necessidades também deu-se com o Whey Protein zero lactose ou com baixa concentração de lactose, se adequando a essas restrições alimentares.

Mas estudos apontam que ele pode ser indicado em algumas de suas formas, para pessoas intolerantes à lactose, pois a quantidade encontrada nesses suplementos costuma ser baixa, e assim consumida por portadores dessa restrição.

Conforme a legislação do país, os produtos que contenham menos de 100 mg de lactose devem conter no rótulo a indicativa “baixo teor de lactose”. Ou seja, se existe um limite de 0,1% da substância nos produtos, ele é seguro para o consumo de intolerantes à lactose.

Sendo assim, o melhor Whey para intolerantes à lactose é o hidrolisado. Com um alto teor de proteínas, é a melhor escolha, e oferece excelentes resultados e fontes proteicas para o desenvolvimento do corpo e hipertrofia.

Esse suplemento é uma ótima fonte de aminoácidos, ele é rico em antioxidantes, e fortalece o sistema imunológico, auxiliando no crescimento de massa muscular magra, reduzindo a fadiga de treinos mais pesados.

Além disso, ele possui um grande diferencial, uma vez que, mais isolado, sua absorção é mais rápida e há uma baixa quantidade de carboidratos. Por isso, se você está se perguntando qual é a melhor opção entre Whey Protein concentrado, isolado ou hidrolisado, busque sempre a opção hidrolisado.

Conheça as nossas opções de Whey Protein

Como tomar Whey Protein isolado?

Como visto acima, há sim opções de Whey Protein para intolerantes à lactose. Ele é um dos suplementos mais escolhidos por quem pratica exercícios físicos, afinal, são inúmeros os benefícios:

  • fortalecimento do sistema imune;
  • favorecimento do emagrecimento;
  • ganho de massa muscular;
  • recuperação do tecido muscular;
  • evita fadiga e lesões.

Então como tomá-lo? A proteína pode ser consumida em vários momentos do dia, tudo depende de qual é o seu objetivo. Por exemplo, ele pode ser tomado após a prática das atividades físicas, pois é quando seu corpo precisa de uma fonte de proteína de rápida absorção.

Se o seu objetivo é emagrecer, ele também contribui com o aumento da saciedade. Para reduzir o apetite, é indicado ser ingerido de 60 a 90 minutos antes das refeições. Enquanto a recomendação diária é, em média, de 20 a 40g.

Como você viu, hoje o mercado de suplementação tem lançado alguns produtos para pessoas com intolerância à lactose e outras restrições alimentares. Por isso, é importante conhecer as opções disponíveis e contar com o acompanhamento de um profissional para encontrar a melhor solução para o seu caso.

Referências

1 – Dialnet. Whey protein como alternativa de suplemento proteico para indivíduos intolerantes à lactose Disponível em:https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6306064 . Acesso em 28 de dezembro de 2022.

2 – Brazilian Journal of Development. Proteínas vegetais como alimentos funcionais Disponível em: < https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6670/5883 > Acesso em 28 de dezembro de 2022.

3 – Treinomestre. Whey Protein sem Lactose: como escolher? Disponível em: < https://treinomestre.com.br/whey-protein-sem-lactose/ > Acesso em 28 de dezembro de 2022.

4 – Dr Diogo Simão. WHEY PROTEIN PODE SER CONSUMIDO POR INTOLERANTES À LACTOSE? Disponível em: < https://www.drdiogosimao.com/post/whey-protein-pode-ser-consumido-por-intolerantes-%C3%A0-lactose > Acesso em 28 de dezembro de 2022.

Visitado 793 vezes, 5 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067