Copo com whey protein

Qual é o melhor whey protein para ganhar massa muscular? Confira!

As propriedades e vantagens do whey protein facilitam muito a prática de atividades físicas e treinos, pois ele aumenta energia, melhora a performance, ajuda no crescimento da massa muscular e na recuperação no pós-treino, entre outros benefícios. Entre os diferentes tipos de whey existentes, qual o melhor whey protein para ganhar massa muscular? Confira isso e muito mais neste post.

O que é whey protein?

O whey protein é um suplemento alimentar provindo das proteínas solúveis do soro do leite que contém um alto teor nutricional, de cálcio, de peptídeos bioativos do soro e de aminoácidos, principalmente os de cadeia ramificada.

Muito usado por atletas e praticantes de exercícios físicos, o suplemento estimula a síntese proteica e muscular, promove a redução da gordura corporal devido ao alto nível de cálcio e aminoácidos, auxilia no crescimento da massa muscular e melhora o desempenho físico, fornecendo energia.

Embora seja mais comum dentro do universo de atletas e academias, pode ser consumido por quem não tem uma rotina de treino, pois ajuda no equilíbrio da saúde, fortalecendo o sistema imunológico junto com uma dieta balanceada.

Qual o melhor whey protein para ganhar massa muscular?

Todos os tipos de whey ajudam no crescimento de massa muscular e atribuem benefícios excelentes para atletas, praticantes de atividades físicas e pessoas que não são adeptas de exercícios.

O melhor whey para ganhar massa muscular vai depender do seu objetivo e rotina de treino, pois são produtos que oferecem um alto nível de concentração de proteínas que ajudam em diferentes formas o aumento de massa muscular. O ideal é consultar um profissional que irá recomendar o whey adequado para seu organismo e treino, para atingir de forma eficiente sua meta de ganho muscular.

Tipos de whey protein

Os tipos de whey protein comercializados no mercado são: concentrado, isolado e hidrolisado. Cada um deles apresenta uma porcentagem de proteínas diferentes que auxilia no momento do treino.

Whey concentrado

O whey protein concentrado possui de 70 a 80% de proteínas extraídas do leite e sua digestão é mais lenta com relação aos outros tipos. Outro ponto relevante é que tem de 4 a 13% de concentração de lactose.

Whey isolado

O whey protein isolado tem um alto nível de proteínas, igual ou superior a 90%, tem rápida absorção e baixa quantidade de gorduras e carboidratos.

Whey hidrolisado

O whey protein hidrolisado também tem uma concentração alta de proteínas, acima de 90%, sua absorção é mais eficaz em comparação aos outros e oferece segurança de uso para quem é intolerante à lactose.

Função de cada tipo de whey

scoop de whey

No organismo, cada whey atua de forma diferente para auxiliar o corpo no ganho de massa muscular. Em relação ao concentrado, devido ao fato de ter proteínas de alto valor biológico e aminoácidos essenciais, auxilia no processo e aumento de massa muscular e na manutenção do tecido muscular. Dessa forma, melhora o desempenho físico, auxilia no aumento de massa muscular magra e no crescimento dos músculos de forma significativa.

Já o isolado é perfeito para todos os tipos de treinos, principalmente os mais intensos e voltados para auxiliar na redução de gordura. Ele também ajuda no aumento de massa muscular, pois sua digestão é veloz e consegue transformar as concentrações plasmáticas dos aminoácidos e alcançar altos valores biológicos que resultam no crescimento da massa muscular, na manutenção do tecido muscular e na recuperação das fibras.

O tipo hidrolisado consegue garantir energia ao nosso corpo, melhorando o rendimento nos exercícios físicos e nas atividades diárias. É ideal para praticantes de exercícios que buscam hipertrofia muscular, que, ao aliar o uso do suplemento a uma dieta equilibrada e treino, têm resultados eficazes no ganho de massa muscular e em sua manutenção. Também é um produto ideal para treinos intensos e de longa duração.

Como tomar whey para ganhar massa muscular?

É muito comum ter dúvidas sobre como tomar whey protein. Geralmente esse tipo de suplemento é mais utilizado depois dos treinos, mas, dependendo do tipo e objetivo da pessoa, pode-se tomar em horários diferentes, como antes dos treinos ou de refeições – não existe uma hora determinada e a quantidade pode variar de acordo com a dieta e objetivo. . Apenas se exige que se consuma o suplemento junto com uma alimentação balanceada, uma rotina de treino e que se consulte um especialista (nutricionista ou médico), que indicará a quantidade ideal para suprir suas necessidades nutricionais e garantir seu sucesso no treino.

Referências:
HARAGUCHI, Fabiano Kenji; ABREU, Wilson César de; PAULA, Heberth de Paula. Proteínas do soro do leite: composição, propriedades nutricionais, aplicações no esporte e benefícios para a saúde humana. Proteínas do soro do leite: composição, propriedades nutricionais, aplicações no esporte e benefícios para a saúde humana, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 19 abr. 2006. Acesso em: 25 nov. 2021.

SAUDADES, Jéssica de Oliveira; KIRSTEN, Vanessa Ramos; OLIVEIRA, Viviani Ruffo de. Consumo de proteína do soro de leite entre estudantes universitários de Porto Alegre. Consumo de proteína do soro de leite entre estudantes universitários de Porto Alegre, Revista Brasileira de Medicina do Esporte, julho/agosto 2017. Acesso em: 25 nov. 2021.

JOEL, Rochely Luizi Costa; LILLI, Ana Júlia; COSTA, Mariane Róvero; RAMIRES, Thaíse Maire Saraiva; URIBE, Adriane Gasparino dos Santos Martines; JUNIOR, Geraldo Marco Rosa. Uso de diferentes dosagens de suplementação com whey protein. Uso de diferentes dosagens de suplementação com whey protein, Universidade do Sagrado Coração, p. 62 – 69, agosto 2016. Acesso em: 25 nov. 2021.

MUNDO BOA FORMA. Guia de Como Tomar Whey Protein. [S. l.], 21 ago. 2018. Acesso em: 25 nov. 2021.