Barra de cereal whey: uma boa opção para sua dieta

Diogo Círico 25/09/2023

Em busca de opções práticas e nutritivas para incluir na rotina alimentar? Então, a barra de cereal whey pode ser uma excelente aliada para você manter a dieta e ainda consumir algo gostoso.

Esse tipo de barrinha proteica tem ganhado destaque como um lanche saudável e prático, já que combina os benefícios do whey protein com a praticidade de uma barra. Saiba se a barra de cereal é saudável e como incluí-la no seu lanche!

Sumário

Barra de cereal whey é saudável?

Sim, a barra de cereal whey pode ser considerada uma opção saudável, desde que escolhida com cuidado e consumida de maneira equilibrada. Ela combina os benefícios nutricionais do whey protein com os nutrientes presentes nas barras de cereal, oferecendo uma fonte prática de proteínas, fibras, vitaminas e minerais.

No entanto, nem todas as barras disponíveis no mercado são iguais em termos de qualidade nutricional. Algumas podem conter açúcar, gordura hidrogenada e/ou compostos artificiais. Ao escolher uma barra de cereal whey, é essencial ler o rótulo com atenção, priorizando ingredientes naturais e baixo — ou zero — teor de açúcar.

Como incluir uma barra de cereal whey na dieta?

A barra de cereal whey deve ser consumida conforme as necessidades nutricionais e metas individuais. Ela pode ser uma escolha conveniente para um lanche entre as refeições ou para complementar a ingestão de proteínas após o treino.

Como parte de uma alimentação equilibrada, a barra de cereal whey pode ser uma opção saudável e deliciosa para auxiliar na manutenção da energia e no suporte aos objetivos de saúde e condicionamento físico.

O que comer com barra de cereal whey?

A barra de proteína pode ser uma excelente opção para um lanche rápido e prático, seja antes ou após o treino, ou como um complemento nutritivo entre as refeições. Entretanto, se você deseja otimizar os benefícios nutricionais e garantir um equilíbrio adequado na alimentação, é importante combinar o consumo da barra com outros alimentos.

Confira algumas ideias de combinação para consumir com a barra de cereal:

  • frutas frescas;
  • iogurte ou queijo cottage;
  • mix de oleaginosas;
  • leite (desnatado ou vegetal);
  • smoothies proteicos;
  • aveia ou cereais integrais.

Receita de barra de cereal com whey caseira

Quer preparar uma deliciosa barra de cereal whey caseira? Então, confira a receita abaixo com o passo a passo completo!

Ingredientes

  • 80g de amendoim sem pele e sem sal⁣
  • 1 xícara de farinha de coco⁣
  • 6 scoops de whey concentrado (sabor opcional)
  • 1 colher de sopa rasa de pasta de amendoim
  • 1 colher de sopa rasa de óleo de coco derretido⁣
  • 1 barra de chocolate 70% sem açúcar

Modo de preparo 

No processador, bata o amendoim, a farinha de coco, 4 doses de whey e o óleo de coco até ficar homogêneo. Forre uma forma com papel manteiga, transfira a massa e aperte com as mãos até cobrir todo o fundo. Cubra com uma folha de papel manteiga e leve à geladeira.⁣

Para a segunda camada da barra, faça uma pasta com as doses de whey que sobraram, a pasta de amendoim e um pouco de água, até formar uma textura de creme. Espalhe por cima da massa que estava na geladeira e leve ao freezer por 10 a 15 minutos, enquanto prepara o chocolate.

Por fim, derreta o chocolate, retire a forma do freezer, corte as barrinhas e cubra com o caldo. Quando endurecer, enrole em papel manteiga e congele-as para consumir aos poucos.

Referências:

CARDÁPIO SAUDÁVEL. Barra de proteína caseira. 2020. Acesso em: 08/08/2023.

BOA FORMA. Barras de proteínas: mocinhas ou vilãs? 2023. Acesso em: 08/08/2023.

ATLETIS. Barra de Proteína: saiba quando comer e quais os benefícios 2019. Acesso em: 08/08/2023.

Isto foi útil?

Obrigado pelo seu feedback!
Visitado 162 vezes, 3 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067