Pré-treino faz mal?

Diogo Círico 28/07/2023

Seu objetivo é mudar de hábitos, praticar mais atividades físicas, alimentar-se bem e se sentir melhor consigo, mas sente que falta disposição para, de fato, ir treinar e colocar tudo isso em prática?

Para aprimorar o desempenho e dar aquele gás extra, deixando a preguiça para trás, muitas pessoas recorrem aos pré-treinos, alimentos ou suplementos que auxiliam oferecendo a energia e os nutrientes necessários para conseguir realizar atividades físicas.

Mas ele pode ser usado diariamente? Tem efeitos colaterais? Se você quer saber a resposta para essas e outras dúvidas, continue lendo este conteúdo e descubra se o pré-treino faz mal.

O que é pré-treino?

Muito popular entre atletas e frequentadores de academia, o pré-treino é um dos suplementos indicados para obter ainda mais energia e ânimo para alcançar os seus objetivos e melhorar a performance nos treinos.

Podendo derivar de uma alimentação composta por proteína e nutrientes, o pré-treino pode ser natural ou um suplemento específico para isso. Em geral, são composições feitas para o aumento do desempenho físico e desenvolvimento da pessoa.

Com esses produtos, é possível diminuir a fadiga, elevar a resposta do sistema nervoso central e a temperatura corpórea, proporcionando melhores resultados. Os pré-treinos mais indicados são aqueles que combinam diferentes efeitos em busca de uma ação completa.

Veja, a seguir, algumas das substâncias para pré-treino mais conhecidas e geralmente usadas na composição dos suplementos.

Cafeína

Esse é um dos principais estimulantes utilizados antes dos exercícios, sendo o mais encontrado concentradamente em suplementos de pré-treino.

Chá-verde

Além de ter efeito termogênico, que acelera o metabolismo e a queima das calorias, o chá-verde aumenta o consumo de energia corporal, com ação antioxidante no organismo.

Arginina

Dando mais energia e disposição, a arginina é comumente encontrada nos suplementos de pré-treino, também sendo muito benéfica para a saúde cardiovascular.

Taurina

Essa também é uma substância bastante utilizada nos suplementos de pré-treino. A taurina tem ação anti-inflamatória e protege contra as dores e os danos de possíveis lesões, além de facilitar a recuperação posterior à musculação. Ainda, sua suplementação é indicada para o ganho de massa muscular.

Para que serve o pré-treino?

A nutrição é um ponto essencial para uma vida saudável e, claro, para manter os pilares de uma boa prática de atividade física.

Sem os nutrientes necessários, principalmente em horários estratégicos de acordo com a sua dieta, a rotina de exercícios físicos não alcança o desempenho ideal nem a hipertrofia, ou seja, o ganho de massa magra.

Sendo assim, o que você escolhe consumir antes dos treinos merece atenção. Durante a prática de atividades de alta intensidade ou de força, como a musculação, o organismo realiza mais esforço e aumenta a demanda dos nutrientes e de energia.

Essa energia precisa ser reposta, esse é o principal benefício do pré-treino. Ele auxilia ao garantir bons treinos e obter melhores resultados.

Afinal, tomar pré-treino faz mal à saúde?

É importante ter em mente que qualquer substância em excesso, se consumida de maneira desequilibrada e sem a orientação correta, pode ter efeitos colaterais, até mesmo o pré-treino.

Vale ressaltar que o suplemento do pré-treino tem diversas finalidades, desde potencializar o rendimento, aumentar a energia, ajudar na vascularização e contribuir para hipertrofia. Então, sua ação depende do objetivo a ser atingido e de como será a adequação ao seu organismo.

As opções mais encontradas no mercado contam com cafeína, taurina e arginina, que são aminoácidos, além de outros compostos termogênicos. A recomendação do suplemento de pré-treino deve ser feita de forma individualizada, considerando a altura, a idade, o peso, possíveis comorbidades e, claro, a meta de cada pessoa.

Outra indicação é não ultrapassar a quantidade durante o dia, uma vez que o exagero pode acarretar alguns problemas de saúde, desde disfunções gastrointestinais até insônia e complicações cardíacas.

Quais são os efeitos colaterais do pré-treino?

O acompanhamento de um profissional é essencial para o uso correto do pré-treino, pois esse tipo de suplementação pode causar taquicardia, alterações na pressão arterial, entre outros problemas.

Desse modo, os pré-treinos não são indicados para pessoas com problemas cardíacos ou transtornos de ansiedade.

Alguns outros efeitos colaterais do pré-treino, se utilizado de maneira incorreta e exagerada, podem ser:

  • náuseas;
  • insônia;
  • formigamento no corpo;
  • dores de cabeça;
  • intoxicação hepática;
  • sobrecarga nos rins.

Ou seja, para aproveitar todos os benefícios do pré-treino e aumentar o desempenho das suas atividades físicas e do ganho de massa muscular, busque a orientação de um nutricionista, o profissional responsável pela prescrição de suplementos.

Pode tomar pré-treino todos os dias?

Para você não sofrer com os efeitos colaterais do uso exagerado do pré-treino, é preciso saber qual é a orientação do profissional de saúde, considerando o seu dia a dia e a sua rotina de treinos.

Em sua maioria, o pré-treino é indicado para uso diário, até mesmo nos dias em que não haverá prática de atividade física. No geral, a recomendação é consumi-lo pela manhã ou durante as refeições, evitando deixar para a noite, pois pode dificultar o sono.

Nos dias dos exercícios físicos, o ideal é que a ingestão seja feita de 30 a 60 minutos antes de treinar, para dar tempo de as substâncias começarem a fazer o efeito proposto pela suplementação e, assim, deixar o seu treino ainda mais eficaz. No entanto, se houver insônia após o seu consumo, o ideal é consumí-lo de 6h a 8h antes do momento em que você irá dormir.

Gostou do conteúdo? Para ficar por dentro de outras dicas sobre saúde, bem-estar e qualidade dos treinos, continue navegando pelo blog da Growth Supplements.

Referências

1 – Liv UP. Tendência no mundo fitness, será que pré-treino faz mal? Disponível em: https://blog.livup.com.br/pre-treino-faz-mal/. Acesso em: 2 dez. 2022. 

2 – Scielo. Uso de suplemento pré-treino que contém um derivado anfetamínico e seus efeitos sobre o desempenho físico. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbme/a/98m3DPXkMj3JHYVQQf58Nyw/abstract/?lang=pt. Acesso em: 2 dez. 2022.

Isto foi útil?

Obrigado pelo seu feedback!
Visitado 1.072 vezes, 19 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067