7 deliciosas receitas fit com pasta de amendoim

Quem faz dieta, seja para ganho de massa muscular, seja para emagrecimento, está sempre procurando alternativas para diversificar as refeições. Afinal, para ter os resultados desejados não é preciso se manter preso a um único cardápio todos os dias. É justamente aí que as receitas com pasta de amendoim podem ser uma ótima opção.

Isso porque esse é um dos produtos mais versáteis na cozinha, além de ser um dos alimentos com maior concentração de proteínas, vitaminas, minerais, fibras e gorduras saudáveis. Ou seja, é extremamente nutritivo para quem quer variar a dieta e melhorar o desempenho nos treinos.

E para ajudar você, neste post listamos 7 receitas com pasta de amendoim, além de trazer tudo que o que você precisa saber sobre os benefícios desse alimento. Continue a leitura!

Benefícios da pasta de amendoim na dieta

Muitas pessoas têm receio de incluir a pasta de amendoim na sua dieta por acreditarem ser um alimento bastante calórico, mas ela tem gorduras saudáveis para o corpo, além de conter minerais, com ferro, zinco e magnésio, bem como vitaminas do complexo B e E, antioxidantes e proteínas.

A pasta de amendoim é uma fonte de energia equilibrada, pois fornece carboidratos, proteínas e gorduras saudáveis em um único alimento. Por isso, o seu consumo ajuda tanto quem malha para perder peso quanto para prevenir doenças. Veja quais são seus benefícios a seguir.

Fortalece os ossos

A pasta de amendoim é rica em magnésio. Esse nutriente é importante para fortalecimento dos ossos e produção de energia. Pessoas que praticam atividades físicas têm uma necessidade aumentada desse nutriente.

Dessa forma, uma maneira fácil de suplementar esse mineral é com o consumo da pasta de amendoim. Uma porção de 30 g contém em torno de 50 mg de magnésio, o que atende a aproximadamente 17% da necessidade diária recomendada.

Auxilia na hipertrofia

Por ser um alimento rico em proteínas e calorias, a pasta de amendoim auxilia no aumento da massa muscular. Além disso, seus outros nutrientes, como potássio e magnésio, favorecem as contrações musculares, evitam a fadiga, reduzem riscos de lesões e previnem as câimbras.

Contribui para o emagrecimento

Devido à boa concentração de fibras e por ser um alimento de baixo índice glicêmico, a pasta de amendoim ajuda a controlar a fome, pois aumenta a sensação de saciedade, e a quantidade de açúcar no sangue — efeitos confirmados por uma pesquisa feita pela Purdue University em parceria com a Universidade Federal de Viçosa e publicada no British Journal of Nutrition.

Reduz a ação dos radicais livres

Segundo um estudo conjunto da Universidade de Oslo e da Universidade de Minnesota, que também foi publicado no British Journal of Nutrition, a ingestão regular de pasta de amendoim é uma ótima forma de frear os radicais livres, que são os responsáveis pelo envelhecimento acelerado.

Ajuda a controlar o colesterol

Outro benefício da pasta de amendoim é que, segundo estudos, ela reduz o risco de doenças cardiovasculares, devido a sua composição rica em substâncias, como fitosteróis, ácido cumárico e resveratrol e antioxidantes. Além disso, esse alimento contém ácido graxo monoinsaturado, a “gordura do bem”. Por isso, o seu consumo auxilia no controle do colesterol ruim e ajuda a reduzir os níveis de triglicérides.

Fortalece o sistema imunológico

A pasta de amendoim é rica em vitaminas. As vitaminas do complexo E são importantes para fortalecer os glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo, enquanto a B6 auxilia na fortificação dos glóbulos vermelhos, que atuam no transporte de oxigênio. Além disso, a variedade de vitaminas do complexo B melhora a saúde dos tecidos, da circulação sanguínea e do sistema nervoso.

Reduz o risco de diabetes

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Journal of the American Medical Association, consumir até três colheres de pasta de amendoim por semana reduz o risco de diabetes em 30%. A explicação é que a pasta de amendoim é fonte de ômega 9 e fibras.

Protege contra Alzheimer

O amendoim é um dos alimentos mais ricos em niacina — cerca 100 mg a cada 100 g. E segundo afirma um estudo, o consumo regular desse nutriente diminui em até 70% a probabilidade de Alzheimer. Além disso, também contribui para a saúde da pele e ajuda a mobilidade articular, potencializando o tratamento de artrite.

Indicações de consumo de pasta de amendoim

Há diversas opções de pasta de amendoim disponíveis no mercado, existe uma versão mais cremosa e outra que vem com pedaços. O ideal é escolher a opção que contenha menor número de ingredientes no rótulo, além de evitar aquelas que incluem açúcares e adoçantes na sua composição.

A melhor opção é sempre aquela que contém apenas o amendoim como ingrediente, mas algumas marcas acrescentam também outros alimentos, como mel, açaí, gengibre e whey protein para dar um sabor extra ou deixá-la mais proteica. Caso não tenha outros itens adicionais, como açúcar refinado, sal ou gordura hidrogenada, elas também podem ser uma escolha.

Já a recomendação de consumo é de até duas colheres de sopa por dia, em uma dieta equilibrada. Alguns nutricionistas sugerem que a ingestão seja feita no pré-treino, pois a gordura da pasta de amendoim faz com que a absorção do carboidrato seja mais lenta, promovendo energia durante todo o treino.

Outra forma de consumir a pasta de amendoim é como aperitivo. É possível comer o alimento com torradas e frutas, como banana ou maçã. Também é possível usá-lo como recheio para bolos e tapiocas e até mesmo em saladas. Se você quiser ser mais ousado, acrescente a receitas salgadas com legumes, frango ou arroz.

Cuidados no consumo

Ainda que a pasta de amendoim traga muitos benefícios para saúde, é preciso ter cuidado para não exagerar. Vale lembrar que esse alimento é extremamente calórico e, por isso, deve ser consumido em pequenas porções diárias.

Evite comer mais do que 30 ou 40 gramas por dia. Além disso, o consumo exagerado de pasta de amendoim sem a prática de exercícios físicos contribui para o ganho de peso. O ideal é sempre manter uma dieta equilibrada.

Outro cuidado é em relação à pasta de amendoim industrializada. Leia com bastante atenção o rótulo do produto e evite aqueles que apresentarem ingredientes como óleo vegetal, açúcar, sódio, gordura hidrogenada ou aditivos químicos, pois eles são considerados prejudiciais para saúde.

Uma alternativa é fazer a pasta de amendoim em casa. O modo de preparo é bem simples, basta adicionar 500 gramas de amendoim sem pele e sem casca em multi processador ou liquidificador potente e bater. Você vai perceber que vai virar uma farinha e gradualmente vai se tornar uma pasta.

Por fim, evite consumir pasta de amendoim todos os dias, prefira fazer receitas — como as que vamos sugerir no próximo tópico. A ingestão frequente desse alimento pode cansar o paladar. Além disso, uma dieta balanceada também depende da variedade do cardápio.

7 Receitas com pasta de amendoim

Agora que você já está por dentro dos benefícios desse produto e de como consumi-lo, é hora de conferir as nossas sugestões de receitas simples e práticas de fazer em casa. Confira a seguir:

1. Panqueca de banana com whey e pasta de amendoim

Ingredientes

  • 2 ovos;
  • 1 banana;
  • 1 xícara de chá de farinha de chia;
  • 1 xícara de chá de leite de coco;
  • 3 colheres de sopa de whey protein (sabor natural);
  • 1/2 colher de chá de sal;
  • 50 ml de óleo de girassol;
  • 50 gramas de pasta de amendoim.

Modo de preparar

Misture primeiro o óleo e os ovos. Depois, acrescente o leite, o whey protein e a farinha até a que a mistura fique consistente. Acrescente o sal e leve a massa em uma frigideira ao fogo brando. Deixe dourar de um lado para em seguida virar para o outro. Se for necessário, use uma espátula para mudá-la de posição e facilitar o desgrude.

Quando a panqueca estiver pronta, sirva-a em um prato com uma cobertura feita com a pasta de amendoim. Para concluir com chave de ouro, corte a banana em pedaços e sirva ao lado ou sobre a comida. Fica a seu critério.

2. Iogurte desnatado com albumina e pasta de amendoim

Ingredientes

  • 250 ml de iogurte desnatado;
  • 2 colheres de sopa de albumina;
  • 30 gramas de pasta de amendoim.

Modo de preparar

Essa é, sem dúvidas, uma das receitas com pasta de amendoim mais fáceis da nossa lista. Isso porque uma vez que você escolhe o seu iogurte preferido, basta colocá-lo numa tigela ou copo e misturá-lo com a albumina e a pasta de amendoim. Só isso!

No entanto, caso não queira fazer isso manualmente por receio da albumina acabar concentrada na mistura, sem problemas. É possível utilizar um mixer nesta etapa, daí não tem erro. Já para incrementar o lanche, vale fazer um acompanhamento com cereal integral ou uma porção de banana com granola.

3. Crepe com pasta de amendoim

Ingredientes

  • meia xícara de chá de farinha de linhaça;
  • uma xícara de chá de leite de aveia;
  • 100 gramas de manteiga;
  • 2 ovos;
  • 50 gramas de pasta de amendoim.

Modo de preparar

Coloque a manteiga em um recipiente pequeno e leve-a ao micro-ondas por cerca de 45 segundos até que derreta completamente. Depois coloque-a em uma tigela e a misture com as gemas e as claras simultaneamente. Em seguida, acrescente a farinha e o leite. Bata tudo até que a massa fique homogênea e pegue liga.

Terminada essa primeira parte, pegue uma frigideira e a deixe em fogo baixo. Derrame parte da mistura no interior dela e deixe-a até dourar e ficar com a textura de crepe que você conhece (e gosta). Porém, esteja atento e com uma espátula sempre em mãos para que ela não grude ou pior: queime. Para finalizar, use a pasta de amendoim como recheio. O resultado é fora de série.

4. Shake fit com pasta de amendoim

Ingredientes

  • 250 ml de leite de amêndoa;
  • 150 gramas de pasta de amendoim;
  • 3 colheres de sopa de whey protein (sabor natural ou chocolate).

Modo de preparar

Em um liquidificador, coloque o leite de amêndoa, a pasta de amendoim e o whey protein de sua preferência. Feito isso, ligue o aparelho por cerca de um minuto e deixe-o misturar bem todos os ingredientes. Caso prefira o seu batido bem gelado, sinta-se livre para acrescentar gelo durante ou depois do preparo.

5. Bolo de pasta de amendoim integral

Ingredientes

  • 3 ovos;
  • 150 gramas de manteiga;
  • 1 xícara de chá de leite de coco;
  • 1 xícara de chá de açúcar mascavo;
  • 1 xícara de chá de farinha de aveia;
  • 30 gramas de fermento em pó;
  • 200 gramas de pasta de amendoim.

Modo de preparar

O preparo é bem simples e similar ao de um bolo comum. Primeiramente, você bate a manteiga com o açúcar até ficar uma massa homogênea. Em seguida, acrescente as gemas e volta a mexer. Depois, é o momento de incluir a pasta de amendoim.

O próximo passo é inserir o leite de coco, a farinha de aveia e o fermento até que a mistura se torne pastosa e condensada. O último passo é bater as claras até que elas formem uma espuma grossa e colocá-las no recipiente. Mexa tudo uma última vez.

Para encerrar, unte uma forma com um pouco de manteiga e farinha e coloque a massa. Leve-a ao forno aquecido a 180º por 30/40 minutos e pronto. É só apreciar o resultado.

6. Frozen proteico de banana e amendoim crocante

Ingredientes

  • 70 g de banana picada e congelada;
  • 30 g de Whey Protein;
  • 100 ml de água gelada;
  • 50 g de pasta de amendoim sem açúcar;
  • 10 g de semente de chia;
  • 2 cubos de gelo.

Modo de preparo

Em um liquidificador ou Blender coloque a banana picada, a água e o whey protein e bata por aproximadamente 5 minutos. Em seguida acrescente a pasta de amendoim e o gelo e bata novamente por mais 10 minutos.

Para dar um toque especial, coloque a mistura em uma taça bem bonita e decore com a semente de chia. Se preferir também pode colocar em uma garrafa e levar para o trabalho, faculdade ou academia.

7. Paçoquinha funcional

Ingredientes

  • 1 xícara de amendoim;
  • 3 colheres de sopa de aveia em flocos;
  • 1 semente de cardamomo;
  • 1 colher de chá de canela em pó;
  • 3 colheres de sopa de rapadura.

Modo de preparo

Em uma panela em fogo baixo, torre um pouco o amendoim e a rapadura. Em seguida, coloque no liquidificador junto com semente de cardamomo e bata até a mistura ficar com a consistência de uma pasta.

Em uma frigideira antiaderente, junte a pasta com a aveia e a canela e salteie até atingir o ponto de uma farofa. Deixe esfriar um pouco e modele no formato da paçoca ou o que achar melhor.

Como você viu, não faltam receitas com pasta de amendoim para você diversificar as suas refeições e ainda ter uma dieta balanceada. O consumo desse alimento proporciona um aumento da ingestão de nutrientes importantes para o seu organismo e, de quebra, potencializa o resultado dos seus treinos.

Quer encontrar os melhores suplementos para a sua alimentação? Conheça nossa loja virtual e faça seus pedidos de onde estiver!