Treino em casa: como manter uma rotina de exercícios durante a quarentena?

Growth 11/06/2020

Manter o costume do treino em casa é um desafio para algumas pessoas. É muito mais fácil ter ânimo quando temos a academia disponível e os aparelhos de musculação dos quais já gostamos.

Sem falar que a quarentena bagunçou os horários de muita gente. Para essas pessoas, viver uma sequência de “domingos infinitos” faz, realmente, a preguiça tomar conta.

Quem quer continuar fazendo musculação em casa, mas sente um pouco de desânimo, precisa, antes de tudo, se lembrar de que as atividades físicas são necessárias para a saúde, pois liberam endorfina e aumentam a imunidade. Isso é essencial em qualquer momento, mas principalmente agora, em época de pandemia.

Neste artigo, trouxemos algumas dicas para ajudar você a manter uma rotina de treinos e conseguir bons resultados com eles. Confira!

Quais são os melhores exercícios para treinar em casa?

Veja a sequência que preparamos para trabalhar vários músculos!

Exercício de abdômen

Indicamos o abdominal supra:

  • deite de barriga para acima e flexione suas pernas;
  • apoie a cabeça nos braços;
  • eleve o seu tronco, contraindo o abdômen e retirando os ombros do chão;
  • retorne à posição inicial;
  • se tiver em casa, um saco de arroz ou de feijão pode servir como peso.

Exercícios de força

Exercícios de força são ótimos para preservar a saúde muscular, mesmo que não levem ao aumento da massa. Além disso, eles mantêm o metabolismo funcionando.

Flexões

Flexões trabalham braços, ombros, peitoral e abdômen:

  • deite com a barriga para baixo, posicione suas mãos na altura e na largura dos ombros;
  • deixe as palmas das mãos tocando o chão;
  • além disso, as pernas devem estar unidas e estendidas;
  • as pontas dos pés devem encostar no chão;
  • contraia o abdômen;
  • ao subir os braços e elevar o corpo, inspire. Ao descer, expire;
  • faça 4 séries de 15 repetições.

Agachamento Livre

Para fazer esse exercício, comece em pé:

  • afaste os pés, mantendo-os na mesma linha dos ombros, e estenda os braços para frente;
  • flexione as pernas, descendo o máximo que conseguir;
  • para finalizar o exercício, retorne à posição original;
  • tenha atenção para não movimentar os joelhos para frente.

Barra fixa

Esse é um dos melhores exercícios construtores de massa e força. Como muita gente tem uma barra simples em casa, provavelmente não encontrará dificuldades:

  • com a pegada pronada, segure-se em uma barra fixa;
  • deixe as mãos alinhadas com os ombros;
  • suba o corpo até o queixo ultrapassar a barra;
  • contraia as costas, puxando os cotovelos para trás;
  • a cabeça deve estar em posição neutra;
  • abaixe o corpo, estendendo, novamente, os braços.

Tríceps banco

Você precisará apenas de um banco ou sofá:

  • sente-se no chão, de costas para um sofá;
  • levante seus braços, apoiando as palmas das mãos nele;
  • faça força, esticando e dobrando o cotovelo, elevando-se um pouco;
  • pode ser realizado até a falha, com 3 séries.

Exercício aeróbico

Os parques estão fechados, mas isso não impede que você deixe o treine aeróbico de lado. Lembre-se de que fazer um cardio ajuda na queima de gordura e no aumento do metabolismo.

Com escada

Se a sua casa tiver escada, utilize-a a seu favor. Faça séries de subidas e descidas. Um treino de HIIT é uma boa ideia, mas quem não é muito fã, pode se propor a fazer apenas algumas repetições. Calce tênis com amortecimento, para evitar machucados.

Polichinelos

Este exercício é excelente também para aquecer. Pode ser feito em HIIT, igual ao anterior, ou em 4 a 5 séries de 15 repetições.

Como montar um treino de forma equilibrada?

A rotina de treinos em casa depende muito do condicionamento de cada pessoa. Contudo, o momento da quarentena não é propício para exageros nem para visar uma super transformação corporal. Comprometer a se exercitar 3 vezes por semana, por 30 minutos, já está muito bom.

Com relação à intensidade, quem está começando agora deve pegar mais leve, para evitar lesões. Quem já tinha uma rotina pesada de malhação, é legal não ficar parado, para não perder tudo o que foi conquistado ao longo dos anos. Contudo, claro, sempre respeitando os limites.

Não se esqueça, ainda, da importância do descanso. Os músculos precisam recuperar a força, pois só assim conseguem se desenvolver. Dormir bem, da mesma forma, faz parte do processo, regulando a ação dos hormônios e facilitando o anabolismo.

O sucesso no treino também depende da alimentação. Ela precisa ser equilibrada e conter todos os micro e macronutrientes, de modo a fornecer energia e saúde para o corpo responder bem aos exercícios.

Como manter a motivação para treinar?

Ao começar o treino em casa, tenha em mente que será preciso adaptações e desapego. Por mais que você sinta falta da academia e do levantamento de peso, ficar se lamentando por não poder fazer isso só aumentará a desmotivação e a preguiça. Então, o primeiro passo é aceitar a realidade.

Aliás, sabia que variar o tipo de treino é boa uma estratégia? Aqui no blog já falamos sobre, por exemplo, a calistenia. Ela trabalha apenas com o peso do próprio corpo e é excelente para deixar o músculo mais resistente e preparado.

Outra ideia é separar, com antecedência, uma lista de exercícios para serem realizados na semana. Ter isso organizado facilita a execução, pois condiciona a mente a cumprir o objetivo. Mas, claro, mexer-se é o mais importante. Então, não esquente se você não conseguir ter uma sequência certinha.

Mas saiba: a motivação é passageira, pode ir e vir, dependendo do dia e da hora. O melhor é ter disciplina. Ela nos leva a fazer nossas obrigações, ainda que não tenhamos tanta vontade.

Entenda que essa é uma situação passageira. Ainda que, nesse momento, a malhação seja de menor intensidade, ela é parte indispensável para regular o sono, manter funcionando o sistema imune e prevenir desordens emocionais (como ansiedade e depressão).

Por fim, é legal ter em mente que logo a quarentena acaba. O treino em casa permite que você mantenha seu condicionamento muscular, e, quando tudo voltar ao normal, não será necessário recomeçar do zero seus exercícios de hipertrofia.

Achou interessante as informações que trouxemos? Então, compartilhe o texto em suas redes e ajude seus amigos a manter a rotina de exercícios também!

Visitado 27 vezes, 1 visita(s) hoje.
Growth

Growth

Nutricionista

Texto produzido pela equipe da Growth Supplements com supervisão do nutricionista Diogo Círico (CRN 10 – 2067).