Treino em casa

Treino em casa sem equipamento: veja como fazer!

Sabia que é possível fazer um treino em casa sem equipamentos e ainda garantir um corpo definido?

Os treinos aeróbicos são uma excelente opção para quem busca tornear os músculos e queimar a gordura corporal em excesso!

Para facilitar sua rotina de treinos, a Growth preparou para você este guia de treino em casa, indicando os melhores treinos para você começar ainda hoje!

Os exercícios podem ser feitos sem o auxílio de equipamentos. Mas, se você já estiver mais avançado, pode incluir caneleiras, halteres e cargas para a realização dos treinos.

São diversas opções para iniciantes – dentre elas, treino funcional, HIIT e crossfit. Escolha agora sua modalidade favorita e comece já sua rotina de treinos.

  1. Dicas para o treino em casa: pré-treino, alimentação e suplementação
  2. Treino funcional em casa: modelo circuito
  3. Treino HIIT: faça os exercícios em casa
  4. Crossfit em casa
  5. Aplicativos fitness para o treino em casa

 

Dicas para o treino em casa: pré-treino, alimentação e suplementação

Antes de iniciar um treino em casa, é importante que você não se esqueça dos cuidados com a alimentação e a suplementação.

Por isso, antes de iniciar sua série de exercícios, faça uma refeição especial para o pré-treino, incluindo alimentos e suplementos, que irão fornecer energia e nutrientes fundamentais para a realização dos exercícios.

Alimentos ricos em carboidratos complexos e suplementos como o whey protein são as principais escolhas para quem pratica atividades físicas que exigem uma grande quantidade de força muscular. Dessa forma, você garante resultados cada vez melhores e chega mais rápido ao seu objetivo!

Recomendações para iniciantes

Além da dieta balanceada, os iniciantes não podem se esquecer da importância dos exercícios de aquecimento antes de qualquer treino. Estes exercícios aceleram a frequência cardíaca, aquecem os músculos e são importantes para a diminuição do risco de lesões durante os exercícios.

Por isso, não se esqueça de aquecer o corpo antes de qualquer um desses treinos que você irá escolher.

Treino funcional em casa: modelo circuito

Fazer um treino funcional em casa é uma ótima escolha para iniciantes. O treino conta com exercícios simples e de curta duração (pode durar por volta de 15 minutos), além de garantir um grande gasto calórico.

  • Benefícios do treino funcional: aumento do condicionamento físico, redução dos riscos de lesões, auxílio no emagrecimento e fortalecimento dos músculos.
  • Como fazer: o foco do treino funcional está na qualidade dos movimentos realizados durante os exercícios. Se feitos da maneira correta, a queima de gordura e o ganho de massa muscular serão uma consequência.
    Os exercícios envolvem atividades como corrida, agachamento e saltos. Com isso, o corpo adquire mais força, flexibilidade e equilíbrio.
    O ideal é fazer um minuto de cada exercício proposto pelo treino, fazendo 30 segundos de intervalo entre cada um.
  • Equipamentos necessários: é possível fazer o treino funcional sem o auxílio de aparelhos, utilizando apenas o peso do corpo. Quem está no nível avançado pode incluir acessórios como pesos, cordas, elásticos, bolas ou barras fixas.

Treino HIIT: faça os exercícios em casa

O treino HIIT é um treino de alta intensidade. Quem pratica essa atividade garante que os resultados são rápidos e proporcionam uma grande melhora na saúde.

  • Benefícios do HIIT: queima gorduras, acelera o metabolismo por mais tempo, aumenta o condicionamento físico, melhora a frequência cardíaca e fortalece os músculos.
  • Como fazer: durante o treino HIIT, o indivíduo atinge picos de alta intensidade. Por conta disso, o treino tem uma duração menor, podendo variar entre dez e 30 minutos.
    O treino HIIT é feito com exercícios de alta intensidade e um curto período de descanso entre eles. Para isso, são feitas atividades como bicicleta, agachamentos, flexões, polichinelos, corrida, corda, burpees, etc.
  • Equipamentos necessários: para o treino podem ser necessários equipamentos como bicicletas, cordas, pesos, barras ou esteiras. Há também a opção sem equipamentos, em que você faz os exercícios utilizando somente o peso do corpo.

Crossfit em casa

O popular treino de crossfit também pode ser adaptado ao ambiente doméstico! Esse treino também exige muita força muscular e traz resultados incríveis para os seus praticantes.

  • Benefícios do crossfit em casa: definição muscular, queima da gordura localizada, aumento da massa muscular e melhora do condicionamento físico.
  • Como fazer: o crossfit pode ser feito por iniciantes e até mesmo por atletas de nível avançado. O treino para iniciantes costuma ser feito com exercícios como abdominais, flexão, agachamento, burpee, corrida, saltos, prancha, etc.
    Os exercícios realizados são de alta intensidade e o treino dura entre 45 e 60 minutos.
  • Equipamentos necessários: assim como os outros tipos de treino, o exercício de crossfit pode ser feito sem qualquer aparelho ou utilizando acessórios como pesos, bolas, barras e elásticos.

Aplicativos fitness para o treino em casa

Para facilitar a rotina de treinos em casa – se você não conta com a ajuda de um personal trainer –, procure por um aplicativo fitness, que irá reportar os exercícios feitos por você, a intensidade escolhida, os dias, além de indicar exercícios específicos para o seu objetivo (ganho de massa muscular, queima de gordura localizada ou definição muscular). Você pode encontrar todas essas funcionalidades no app da Growth.

Dessa forma, você tem maior controle sobre o planejamento do seu treino e acompanha de perto os resultados.

Para saber mais sobre dicas de treino, nutrição e suplementação, continue acompanhando o blog da Growth! Aqui, você encontra conteúdos exclusivos para ter uma vida mais saudável e ativa!