Albumina x Whey Protein: descubra as diferenças

Diogo Círico 28/07/2023

Quando você decide entrar na academia ou iniciar uma rotina de treinos, são tantos suplementos disponíveis no mercado que pode gerar dúvida antes de começar a tomar.

Alguns dos mais comentados são o Albumina ou Whey Protein, mas você sabe para que eles servem, ou até mesmo qual é a diferença entre ambos?

Pensando em esclarecer o assunto, esse artigo explica mais sobre essas suplementações, para você não ter mais dúvidas entre as duas opções!

Sumário

O que é Albumina?

Produzida de maneira natural em nosso corpo, a Albumina é uma das proteínas presentes no plasma e em mais de 50% da parte líquida do nosso sangue. Fabricada pelo fígado, ela tem a função de equilibrar a quantidade de líquido dentro dos nossos vasos sanguíneos.

Como uma das proteínas mais completas, a suplementação é uma das melhores opções para quem busca a hipertrofia. Com ela, é possível evitar que aconteça o processo de catabolismo muscular, ou seja, a perda de massa muscular magra adquirida com a musculação.

Além de essencial para o bom funcionamento do organismo, para os amantes de atividade física, principalmente a quem pratica musculação, é fundamental na recuperação dos músculos após o treino, aumentando a produção muscular e mantendo o ganho de músculos.

Mas, antes de se perguntar se você pode substituir o Whey pela Albumina, entenda um pouco mais sobre seus benefícios e possíveis efeitos colaterais.

Quais são as vantagens e desvantagens da Albumina?

Agora que você já sabe o que é Albumina, falaremos de seus benefícios, vantagens e desvantagens.

Se você está buscando melhorar seu desempenho atlético, ela pode ser uma grande aliada. Por outro lado, ela também apresenta alguns pontos de desvantagem. Por ser uma proteína derivada do ovo, algumas questões relacionadas à alimentação podem surgir, como o aumento da flatulência — com tendência para os odores fortes —, ou também a necessidade de um treino mais focado em caminhadas, buscando a liberação desses gases.

O que é Whey Protein?

Essa é uma das suplementações mais conhecidas ao redor do mundo, sendo a mais comentada entre as academias.

Derivado da proteína do leite, o Whey Protein é uma excelente fonte para a hipertrofia, ideal para os treinos funcionais e de alta intensidade, afinal, sua energia oferecida é superior à de muitos outros suplementos.

Seu alto teor de proteínas e valor nutricional contribui com a recuperação muscular e desenvolvimento dos músculos no pós-treino.

Quais são as vantagens e desvantagens do Whey Protein?

A popularidade do Whey Protein não se dá só pela variedade de sabor, afinal, ele é realmente um ótimo aliado de quem está buscando uma vida mais saudável, com uma rotina intensa de exercícios físicos e para atingir a hipertrofia.

O seu consumo auxilia no aumento de energia durante a prática de exercícios, pois possui componentes responsáveis pela disposição para diferentes atividades, especialmente as de impacto, como a musculação.

Além disso, se você se pergunta se o Whey ou a Albumina ajudam a emagrecer, saiba que esses tipos de suplementação demoram para passarem pelo processo de digestão, e dessa forma, aumentam a sensação de saciedade, evitando o consumo de novas refeições com alimentos gordurosos e ajudando no processo de perda de peso.

Outra vantagem é o seu efeito positivo para a saúde e sistema imunológico, sendo muito indicado para quem visa melhorar a disposição diária e a prevenção de algumas doenças.

No geral, ele é um suplemento mais versátil e apresenta bons resultados. Porém, assim como qualquer outra substância, essa proteína pode causar alguns efeitos colaterais. Seu uso excessivo pode apresentar dor de cabeça, náuseas e cólicas.

Quais são as principais diferenças entre Whey e Albumina?

Se a sua maior dúvida é qual é a diferença entre o Whey e a Albumina, logo de cara é possível respondê-la: o Whey é uma proteína proveniente do soro do leite e a Albumina é a proteína derivada da clara do ovo.

Outra grande diferença entre os dois suplementos, é que a Albumina pode ser encontrada no organismo, diferente do Whey. Além disso, se você está se perguntando “Albumina ou Whey para emagrecer?”, saiba que a Albumina pode ser um grande aliado no processo de perda de peso.

O horário ideal para tomar esses dois produtos também difere e pode influenciar muito no seu resultado. O Whey Protein é uma proteína de alta absorção, ou seja, pode ser ingerida no pré ou após os momentos de treino, diferente da Albumina, que possui uma absorção mais lenta e não é indicada para o pós-treino, os melhores momentos para seu consumo serão em lanches intermediários ou até mesmo como ceia.

Confira também esse conteúdo com o professor Dudu Haluch:

Quais são os tipos de Whey

Hoje, no mercado, é possível encontrar três tipos dessa suplementação, sendo eles:

Concentrado

Com 80% ou mais da proteína do leite em sua composição, o Whey protein concentrado tem < 5 g de carboidratos e não possui gorduras.

Isolado

O Whey Protein isolado também possui uma alta concentração de proteínas chegando a 90%, além de aminoácidos e um maior grau de pureza.

Hidrolisado

Esse tipo de Whey passa pelo processo de hidrólise, garantindo que o suplemento tenha um alto nível de absorção das substâncias.

Quais são os tipos de Albumina?

A Albumina também pode ser encontrada em três tipos, sendo eles:

Seroalbumina

Produzida naturalmente pelo corpo, presente no plasma sanguíneo.

Ovoalbumina

A mais comum utilizada nos suplementos, presente na clara do ovo e com alto teor de proteína.

Lactoalbumina

Presente na proteína do leite.

Mesmo com suas semelhanças de funções, se você ainda não sabe qual escolher ou qual é melhor, recomendamos que você consulte um profissional para te auxiliar sobre o uso da suplementação, para analisar como incorporar na sua dieta e rotina de exercícios físicos.

E para ficar por dentro de outras dicas para ter uma vida mais saudável, continue navegando pelo nosso blog!

Referências

1 – National Library of Medicine. Posicionamento da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva: proteína e exercício. Disponível em: < https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28642676/ > Acesso em 13 de dezembro de 2022.

2- Hipertrofia Org. Albumina ou Whey Protein? Disponível em: < https://www.hipertrofia.org/blog/2016/06/22/albumina-ou-whey-protein-qual-e-o-melhor/ > Acesso em 13 de dezembro de 2022.

Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067