Albumina incha a barriga? Descubra!

Diogo Círico 11/01/2024

Uma excelente proteína para ser consumida como suplemento alimentar, a albumina tem sido cada vez mais utilizada, em especial, por atletas que pretendem fazer dietas para o aumento da massa muscular.

As informações sobre a segurança da sua ingestão também são muito animadoras, afinal, todo cuidado é necessário quando se trata de proporcionar bem-estar ao corpo e obter melhores resultados com a dieta. Mesmo com seus inúmeros benefícios, há diversas dúvidas sobre o assunto, como se albumina incha a barriga, se albumina engorda ou emagrece e quais seus efeitos colaterais.

Sabemos que os suplementos são grandes aliados para praticantes de atividades físicas e atletas de alta performance, mas atentar às quantidades ingeridas é crucial para não haver prejuízos ao organismo. Continue lendo para saber mais!

Sumário

O que é albumina?

O ovo é a principal fonte natural de albumina e representa uma alternativa ideal para aumentar a quantidade e qualidade de proteínas na dieta. Além disso, devido à sua fácil digestão, a albumina também pode ser consumida na forma de suplemento, feito exclusivamente da clara do ovo.

Apesar de esse suplemento auxiliar no ganho de massa muscular e na recuperação após a prática de atividades físicas intensas, a albumina é uma proteína produzida naturalmente pelo fígado e exerce diversas funções no organismo. Entre elas, destacam-se o transporte de nutrientes pelo sangue, o combate aos radicais livres e o fortalecimento do sistema imunológico.

Quais os efeitos colaterais da albumina?

As dúvidas sobre os efeitos colaterais da albumina são comuns, já que sua suplementação é muito difundida entre praticantes de atividades físicas e atletas. Para sanar todas elas, listamos algumas possíveis reações adversas.

  • Problemas renais: a ingestão excessiva de proteínas durante um longo período pode acarretar complicações nos rins no futuro. No entanto, isso se aplica não apenas à albumina, mas também a outros tipos de suplementos ou alimentos ricos em proteínas;
  • Diarreia: pessoas que têm diarreia ao consumir ovos podem ter a mesma condição ao ingerir albumina. Vale ressaltar ainda a possibilidade de a pessoa ter alergia à própria proteína;
  • Aumento da pressão arterial: alguns suplementos feitos com albumina têm um conteúdo de sódio elevado, portanto, indivíduos hipertensos devem buscar um profissional antes do uso. 
  • Flatulência: assim como na diarreia, no caso do surgimento de flatulências, é importante verificar com um médico se há alguma alergia relacionada ao consumo de ovo, já que a albumina é feita a partir do alimento.

Tomar albumina incha a barriga?

Devido à sua natureza proteica, a albumina requer um tempo maior de digestão, resultando em uma sensação prolongada de saciedade e controle do apetite.

Assim, por si só, a albumina não causa inchaço e não engorda. Contudo, não deixe de ter atenção: o consumo do suplemento combinado com uma alimentação inadequada e a falta de exercícios físicos pode contribuir para o ganho de peso.

Tomar albumina todos os dias faz mal?

Caso você tenha dificuldade diária em alcançar sua necessidade proteica somente com alimentos sólidos, não há problema nenhum em fazer a suplementação via cápsulas ou em pó, desde que haja também acompanhamento médico.

Agora que você tirou suas dúvidas sobre a albumina, aproveite e conheça também tudo sobre suplementação e seus benefícios!

Referências:

TUA SAÚDE. Para que serve o suplemento de albumina e contraindicações. Acesso em 26/11/23

HIPERTROFIA. Como tomar albumina: quando tomar, dosagem, frequência e mais. Acesso em 26/11/23

ESPARTANOS. Albumina. Acesso em 26/11/23

GROWTH. Albumina: para que serve. Acesso em 26/11/23GROWTH. O que é albumina. Acesso em 26/11/23

Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067