Whey Protein substitui refeição? Descubra aqui!

Growth 24/01/2022

Há muitas informações e mitos com relação ao modo de uso dos suplementos alimentares. Entre eles, existe a dúvida se o whey substitui refeição , por ser um produto que contém proteínas e nutrientes que auxiliam o metabolismo do corpo, promovendo seu bom funcionamento e repondo substâncias perdidas com a prática de exercícios físicos. Mas qual é a verdade em torno do whey protein? Descubra aqui mais sobre esse produto: o que é, como tomar, se substitui uma refeição e mais.

O que é whey protein?

O whey protein é um suplemento produzido a partir da proteína do soro do leite e que possui qualidades benéficas à saúde e para quem pratica atividades físicas. Possui alto teor nutricional, auxilia no anabolismo muscular e na regulação da saciedade, melhora o desempenho físico, melhora a função muscular, fortalece o sistema imunológico e contribui para a redução de gordura corporal.

Além disso, devido a seus efeitos hipotensivo, antioxidante e hipocolesterolêmico, auxilia na redução do risco de doenças infecciosas e doenças crônicas ou degenerativas. 

Whey pode substituir refeição?

O whey protein é um produto que auxilia o metabolismo do corpo e contribui com nutrientes necessários ao organismo, para equilibrar e manter seu bom funcionamento, mas não tem a capacidade de fornecer todos os nutrientes que uma refeição completa possui. De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os suplementos alimentares são uma complementação para dieta e não substituem uma refeição.

Copo com whey protein

Como tomar whey protein corretamente?

Por ser um produto em pó, geralmente é mais comum tomar o suplemento em shakes e depois do treino, para repor os nutrientes perdidos durante a prática dos exercícios e na síntese muscular. Alguns artigos, como o publicado na Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, mencionam que o consumo do suplemento para atletas e praticantes, ou não, de atividades físicas vem tendo algumas modificações na sua quantidade diária

Dessa forma, para os indivíduos considerados sedentários, o consumo deve ser de 0,8 a 1 g/kg; para praticantes de atividades leves, de 1,2 a 1,4 g/kg; para praticantes de exercícios de resistência, de 1,6 a 1,8 g/kg; e para quem faz exercícios de força intensa, de 1,5 a 1,8 g/kg — o g/kg significa gramas por cada quilo do peso total da pessoa, exemplificando, ao pesar 70 quilos, o consumo de nutriente por dia deve ser entre 70 e 84 gramas. Para evitar qualquer receio de como tomar whey protein de forma eficaz, o ideal é consultar um nutricionista para receber as devidas orientações de consumo.

Lembrando que há três tipos de whey no mercado: isolado, hidrolisado e concentrado. O whey protein isolado é ideal para intolerantes a lactose que praticam atividades físicas intensas; o whey protein hidrolisado é indicado para pessoas com intolerância à lactose e alérgicos a proteína do leite, pois apresenta 92% de concentração de proteína e tem uma absorção rápida pelo organismo; e o whey protein concentrado jé indicado para toda e qualquer pessoa saudável, e possui cerca de 70% a 80% de concentração de proteínas.

Qual o melhor horário para tomar whey protein?

Além de ingerir o suplemento depois do treino, outro horário que agrega benefícios ao corpo é no período da manhã (desjejum), porque ajuda a reduzir o catabolismo e auxilia na absorção dos nutrientes de forma mais rápida. Entretanto, deve-se levar em consideração o ritmo e a necessidade de cada organismo e o objetivo que cada pessoa quer atingir.

 

Referências:

DAGHER, Bruno Costa. Whey Protein: Um estudo do consumo do suplemento proteico e seus efeitos em praticantes de exercícios resistidos. Whey Protein: Um estudo do consumo do suplemento proteico e seus efeitos em praticantes de exercícios resistidos, Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), p. 1-23, 2019. Acesso em: 21 nov. 2021.

HARAGUCHI, Fabiano Kenji; ABREU, Wilson César de; PAULA, Heberth de. Proteínas do soro do leite: composição, propriedades nutricionais, aplicações no esporte e benefícios para a saúde humana. Proteínas do soro do leite: composição, propriedades nutricionais, aplicações no esporte e benefícios para a saúde humana, Revista Nutrição, p. 479-488, julho/agosto 2006. Acesso em: 21 nov. 2021.

MELO, Fernanda Feltrin de; BORDONAL, Vanessa Cantieri. RELAÇÃO DO USO DA WHEY PROTEIN ISOLADA E COMO COADJUVANTENA ATIVIDADE FÍSICA. RELAÇÃO DO USO DA WHEY PROTEIN ISOLADA E COMO COADJUVANTENA ATIVIDADE FÍSICA, Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, p. 478-487, setembro/outubro 2009. Acesso em: 21 nov. 2021.

CARRILHO, Luiz Henrique. Benefícios da utilização da proteína do soro do soro de leite whey protein. Benefícios da utilização da proteína do soro do soro de leite whey protein, Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, p. 195-203, julho/agosto 2013. Acesso em: 21 nov. 2021.

SUPLEMENTOS alimentares. Anvisa, 16 out. 2020. Acesso em: 22 nov. 2021.

MUNDO BOA FORMA. Guia de Como Tomar Whey Protein. [S. l.], 21 ago. 2018. Acesso em: 22 nov. 2021.

ELIAS , Vivian Carrer. Whey protein: 11 regras para quem quer tomar o suplemento Veja, 5 abr. 2014. Acesso em: 22 nov. 2021.

Visitado 78 vezes, 1 visita(s) hoje.
Growth

Growth

Nutricionista

Texto produzido pela equipe da Growth Supplements com supervisão do nutricionista Diogo Círico (CRN 10 – 2067).