5 tipos de suplementos para potencializar os resultados dos treinos em casa

Não é novidade que existem diferentes tipos de suplementos para potencializar o desempenho de atletas profissionais e amadores, certo? Mas você sabia que aqueles que treinam em casa, ou estão adotando esse hábito em função da quarentena, também precisam dessa complementação em sua dieta?

Isso porque nem todo mundo consegue suprir as necessidades do organismo por meio da alimentação. Assim, é necessário obter os nutrientes por meio dessas fórmulas. Pensando nisso, preparamos este artigo para falar um pouco sobre a importância dessa complementação e como ela pode ser feita.

Continue lendo para entender por que os atletas precisam de suplementos para potencializar os seus resultados, e ainda confira algumas opções para alcançar um melhor desempenho com seus treinos.

Entenda a importância de tomar suplementos

Para que uma pessoa consiga alcançar 100% da sua capacidade de trabalho é preciso que o seu corpo esteja muito bem nutrido. As demandas de proteínas, carboidratos, gorduras, minerais, vitaminas e outros precisam estar equilibradas de acordo com as necessidades de cada indivíduo. Isso varia em função de diversos fatores, como:

  • sexo;
  • idade;
  • altura;
  • rotina de vida;
  • rotina de treino;
  • percentual de gordura corporal e outros.

Assim, a dieta de uma pessoa deve estar adequada às suas demandas nutricionais, mas nem sempre é possível atender a elas apenas por meio dos alimentos. Nesse caso, recorremos aos diferentes tipos de suplementos que, na verdade, deveriam ser chamados de complemento, justamente por que eles adicionam à dieta os nutrientes que faltam.

Sendo assim, os suplementos alimentares são fundamentais para que uma pessoa consiga atender suas demandas nutricionais corretamente. Ou para que elas sejam adequadas de forma estratégica, a fim de que o consumo de um nutriente ou substância seja maior para estimular o metabolismo conforme os resultados que se espera.

Conheça 5 tipos de suplementos para melhorar seus resultados

É muito importante entender que o local onde uma pessoa realiza o seu treino não implica de forma direta a necessidade de consumir um ou mais tipos de suplementos alimentares. Isso porque, o que define essa necessidade é a intensidade do treino.

Assim, o indivíduo precisará dessa complementação quando a sua rotina de treinamento for intensa, seja na academia ou em casa, no segundo caso, seja antes ou apenas agora, durante a quarentena. Então, para consumir essas substâncias deve-se considerar se o indivíduo consegue obter os nutrientes por meio dos alimentos ou não.

De toda forma, existem alguns tipos de suplementos que fazem toda a diferença para garantir um bom desempenho dos atletas. A seguir, apresentamos uma lista para que você conheça quais são eles.

1. Proteínas

As proteínas são macronutrientes fundamentais para o organismo de um modo geral, uma vez que elas fazem o transporte de nutrientes e metabólitos, bem como fornecem energia e contribuem com as defesas orgânicas. E, ainda, são catalisadores de reações químicas hormonais e enzimáticas.

No que se refere à musculatura, contribuem com a regeneração desse tecido, ou seja, ajudam os músculos a se recuperarem após o treino. Além disso, um estudo sobre o consumo de proteínas por aqueles que buscam a hipertrofia apontou que o consumo, dentro da faixa de recomendação ou acima dela, apresentou resultados efetivos para o ganho de massa muscular.

Alguns suplementos onde você encontra esses macronutrientes são:

2. Carboidratos

Os carboidratos são macronutrientes que se transformam em açúcar após serem ingeridos. Eles são fundamentais para que o organismo funcione de um modo saudável, no entanto, ainda mais importantes para quem pratica atividades físicas.

Isso porque, conforme apontou uma pesquisa sobre o uso do carboidrato antes da atividade física, a utilização deles como recurso ergogênico é fundamental para o aumento da performance do atleta quando consumidos na proporção adequada. Assim, esse macronutriente fornece a energia que o atleta precisa para chegar ao resultado desejado.

Alguns suplementos para obtenção de carboidratos são:

  • waxy maize;
  • maltodextrina;
  • dextrose.

3. Gorduras

Muitos praticantes de atividade física ainda cultivam o pensamento de que é necessário cortar da dieta as gorduras, e que essa seria uma atitude saudável. Porém, esses nutrientes precisam estar presentes no cardápio porque contribuem com a obtenção de energia e auxiliam na prevenção de doenças crônicas e degenerativas.

É o que aponta um estudo sobre a importância desses nutrientes para prevenir e controlar distúrbios metabólicos e doenças cardiovasculares. No entanto, não se trata de qualquer tipo de gordura, mas sim daquelas consideradas saudáveis, como as monoinsaturadas e as insaturadas. Uma boa fonte é a pasta de amendoim.

4. Vitaminas e minerais

As vitaminas e os minerais são compostos orgânicos que atuam em reações químicas e diferentes funções do nosso corpo. Mas nem todas essas substâncias são produzidas por ele, daí a importância de obtê-las por meio da alimentação.

Cada grupo alimentar ou tipo de alimento fornece um ou mais micronutrientes, porém, nem todos conseguem ingerir a quantidade ideal apenas por meio da dieta. Para esses casos é importante o consumo de suplementos polivitamínicos, a fim de garantir o equilíbrio orgânico.

Entretanto, assim como a falta de vitaminas é prejudicial para a saúde, o excesso delas traz consequências negativas, como identificado em estudo. Assim, o consumo de suplementos precisa ser realizado com a indicação de um nutricionista, respeitando as necessidades de cada indivíduo para alcançar apenas benefícios.

5. Ômega 3

O ômega 3 é composto por ácidos graxos, sendo fundamental para a saúde humana. Está associado a diversos efeitos positivos, como:

  • combate aos radicais livres;
  • melhora do sistema imunológico e cardiovascular;
  • redução dos níveis de colesterol;
  • ação vasodilatadora.

Além disso, conforme comprovado em estudo, tem uma ação anti-inflamatória muito significativa.

Para os atletas, esse nutriente traz o benefício da recuperação muscular, por isso, tem sido muito utilizado em diferentes tipos de treino, permitindo ao indivíduo treinar por mais tempo, melhorando a sua rotina de exercícios. Uma excelente fonte de ômega 3 é o óleo de peixe encontrado em cápsulas.

Existem ainda outros suplementos que podem ser utilizados quando o treino estiver com uma intensidade elevada, como:

  • pré-treino;
  • taurina;
  • arginina;
  • TCM;
  • BCAA;
  • power alanina.

Entretanto, mais uma vez ressaltamos que esses diferentes tipos de suplementos não devem ser utilizados apenas por que você está treinando em casa, mas se for necessário complementar a alimentação. Por isso, o ideal é conversar com um especialista para que ele recomende a melhor substância para você, garantindo a sua saúde e excelentes resultados.

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