Veja os principais tipos de açúcar e como consumir sem peso na consciência

Você acha ter uma vida saudável é cortar o açúcar? Se a sua resposta foi sim, saiba que está errado. O açúcar é um das principais fontes de energia para o nosso corpo e por isso é muito importante, principalmente, para quem pratica atividade física de intensidade e com frequência. 

Mas você já reparou em quantos tipos de açúcar podemos encontrar no mercado? São várias opções e algumas até com sabores diferentes. Para conhecer as características de cada um desses alimentos e qual a diferença entre eles continue a leitura. 

Neste artigo você entenderá quais são os tipos de açúcar e quais são suas propriedades. Além disso, explicaremos por que o consumo desse alimento é importante para quem pratica atividade física. Acompanhe!

Qual a importância de regular a quantidade de açúcar na alimentação? 

Muitas pessoas quando decidem fazer dieta cortam o consumo de açúcar, por acreditarem que é algo que lhes faz mal. Porém, isso não é certo, ainda que este nutriente tenha uma certa fama de vilão, ele é muito importante para o organismo e por isso deve estar presente nas suas refeições. 

O açúcar é responsável por fornecer energia para o corpo, ou seja, sem ele, você e nem ninguém tem forças para aguentar o dia. De forma simples, açúcar, carboidrato e glicose são a mesma coisa dentro do nosso corpo. Por isso, o organismo não pode ficar este nutriente, pois como um carro precisa de gasolina, o corpo precisa de energia.

Ele também pode ser encontrado em outras formas como sacarose, frutose e lactose. Mas o que é importante entender é que as cadeias de açúcar, chamadas de oligossacarídeos (as menores) ou polissacarídeos (as muito grandes) têm um uma função importante em praticamente no trabalho de praticamente todas as células. 

Portanto, o consumo deste alimento por si só não é o problema, a questão é quando há um exagero no consumo de produtos açucarados e de alto valor energético associado a uma baixa atividade física. Isso resulta em um superavit energético, o que estimula a produção de insulina no nosso corpo. 

O excesso de açúcar no nosso organismo pode provocar diversas doenças entre elas:

  • osteoporose;
  • hiperatividade;
  • cárie dentária;
  • diabetes tipo II;
  • obesidade;
  • aumento do colesterol;
  • hipertensão arterial;
  • labirintites;
  • alergias;  
  • risco de doenças cardiovasculares. 

Nesse sentido, o equilíbrio é tudo. Não é preciso cortar o açúcar das suas refeições basta seguir a recomendação diária da Organização Mundial da Saúde de 25 gramas. Isso inclui todos os tipos de açúcares, de mesa, mel, sucos, polpa de frutas, adoçantes ou produtos industrializados.

Uma ótima forma de manter a moderação é reduzir ao máximo o consumo do açúcar branco, pois outros alimentos como carboidratos, frutas, legumes e vários outros, que mesmo não sendo doce, já oferecem uma boa quantidade de glicose. 

Quais são os principais tipos de açúcar e qual suas características? 

Quando falamos em açúcar existem diferentes definições ou até mesmo diferentes produtos. Até mesmo, porque o próprio dicionário pode trazer uma certa confusão sobre este significado. Aqui, usaremos parte da definição encontrada no material disponível no site EMBRAPA — Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária que define tecnicamente os diferentes tipos de açúcar. 

Alguns dos principais tipos de açúcar e suas características são:

Refinado

O açúcar refinado é o mais conhecido. Durante o seu processo de refinamento são adicionados alguns aditivos químicos, como o enxofre, para dar a cor branca ao alimento. No entanto, neste processo algumas vitaminas e sais minerais são perdidos. 

Cristal

Este açúcar tem o formato de cristais grandes e transparentes, por isso são mais difíceis de dissolver em água ou sucos. Ele passa por um processo bem leve de refinamento, mas mesmo assim há perda de vitaminas. É o mais recomendado para o uso diário. 

Orgânico

A principal diferença entre este açúcar e os outros é que ele não contém aditivos artificiais. Além disso, o açúcar orgânico também não passa pelo mesmo processo de refinação que os outros produtos citados acima, por isso, no geral, ele é mais escuro e possui mais vitaminas. 

Mascavo

É o açúcar na sua forma bruta, extraído logo após o cozimento do caldo de cana. Ele também não passa por refinamento, por conta disso a sua cor é mais escura e ele tem um sabor mais encorpado, muito próximo ao da própria cana-de-açúcar. 

Light

Muito conhecido entre quem faz dieta, o açúcar light é uma combinação do refinado com adoçantes artificiais. Apesar de ser menos calórico, tem menor sabor. Por isso, é preciso ter muito cuidado para não exagerar na quantidade e acabar perdendo o benefício dele. 

Qual a relação entre o consumo de açúcar e atividade física?

Quanto mais intenso for a sua prática de atividade física maior pode ser o seu consumo de açúcar ao dia, sem trazer complicações. Isso porque, durante o exercício o corpo precisa de uma maior quantidade de energia e o açúcar é um fornecedor de calorias, na forma de glicose. 

Todos os tipos de açúcar são uma excelente forma de energia para atletas amadores ou profissionais porque, em sua forma simples, eles são carboidratos. Estes, ,, são a principal fonte de energia do corpo e do cérebro. A sacarose não aumenta mais a glicemia do que outros carboidratos quantidade equilibrada e em uma dieta saudável. 

Tanto que alguns atletas com metabolismo muito acelerado ou que praticam atividade de alta intensidade e frequência buscam suplementos de dextrose. Além disso, o açúcar é um nutriente essencial para quem está em busca de hipertrofia, pois garante disposição para realizar treinos muito pesados por um período maior. 

A dextrose, quando consumida na quantidade certa, evita a redução do ganho de massa muscular. Isso ocorre porque o consumo deste nutriente provoca um pico de glicose no organismo e, consequentemente, de insulina. É a insulina que transporta as proteínas para dentro dos músculos, auxiliando no reparo de microlesões e tornando os músculos mais fortes e maiores. 

O açúcar só é prejudicial à saúde quando enxergado isoladamente, ou seja, quando as pessoas se esquecem de um componente muito importante, o estilo de vida. O alimento só é negativo quando ingerido em grandes quantidades e associado à uma vida de excessos, estresse e sedentarismo. 

Portanto, a mensagem principal é uma só. Se você tem uma rotina saudável e está buscando informações sobre tipos de açúcar, entenda que pode consumir qualquer um deles, os efeitos no organismo serão os mesmo desde que sejam consumidos com moderação e associados à atividades físicas. 

Não existem tipos de açúcar mais saudável do que o outros, o que importante é a quantidade que é consumida. Por isso, não há mal nenhum em tomar um suco e adoçá-lo, o que você precisa encontrar é o equilíbrio na sua vida. Lembre-se uma dieta saudável oferece todos os nutrientes necessários ao nosso organismo, inclusive o açúcar. 

Gostou de entender mais sobre os tipos de açúcar? Então compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também entenderem mais sobre o assunto!