Quando devo tomar albumina?

Diogo Círico 23/01/2017

A albumina é um suplemento dos mais famosos entre os praticantes de musculação. Com um custo-benefício excelente, ela garante boas quantidades de proteína e um impacto positivo no ganho de massa muscular. A opção de muitos atletas para fornecer nutrientes, esse suplemento retirado da clara do ovo pode ter efeitos ainda melhores quando consumido em momentos estratégicos do dia e até mesmo durante a noite. Para conseguir aproveitar ainda mais seu novo suplemento, preparamos um guia com algumas dicas e informações para entender melhor como a albumina funciona no nosso corpo.

Sumário

Como ela age no corpo?

Quem está focando no ganho de massa magra, com certeza já sabe da importância das proteínas na dieta. Acontece que as quantidades que ingerimos na dieta, ainda que esta seja completa e equilibrada, podem ser pequenas – especialmente em relação às necessidades que nosso corpo apresenta depois de exercícios físicos intensos. Por isso, a albumina é uma grande aliada no fornecimento das proteínas. O suplemento possui os aminoácidos que o organismo usará em várias funções metabólicas e ajuda no famoso anabolismo muscular. A energia que a albumina traz também impacta no fornecimento de energia, deixando o catabolismo longe dos seus dias, evitando a perda de massa magra e garantindo a manutenção dos seus músculos.

Albumina e Whey Protein: entenda a diferença

A dúvida que surge é justamente sobre qual a diferença entre as proteínas do Whey Protein e da albumina. Retirado do soro do leite, o Whey Protein tem uma rápida digestão em nosso organismo. Em alguns casos, as moléculas são até mesmo hidrolisadas, fazendo com que o processo de absorção seja ainda mais rápido. Por isso, o Whey é indicado para o pós-treino, quando nosso corpo mais necessita de proteínas. Já a albumina, retirada da clara do ovo, tem um tempo de digestão bem maior. Por isso, ela deve ser encaixada ao longo do dia, para garantir que a proteína seja absorvida no tempo certo para ser usada por nosso corpo.

Confira também esse vídeo com o professor Leandro Twin:

Posso combinar com outros suplementos?

A combinação da albumina com outro suplementos é totalmente segura e até mesmo recomendada. Afinal, com estratégias distintas, dois suplementos proteicos conseguem garantir que nosso corpo tenha sempre um bom estoque desse nutriente. Entretanto, é bom lembrar que é preciso consultar sempre um nutricionista antes de incluir os suplementos no dia a dia. Com o aconselhamento profissional, é possível identificar as necessidades do corpo e encontrar as melhores opções para alcançar seus objetivos.

Quais horários?

A albumina é uma proteína de média velocidade de absorção. Ou seja, ela é aconselhada em lanches ao longo do dia para o melhor aproveitamento. Já a caseína, por exemplo, tem lenta digestão. Ela é geralmente indicada para o momento antes de dormir, garantindo o estoque de proteínas durante as horas de repouso.

E qual a quantidade certa?

As indicações gerais para consumo de albumina seguem as recomendações gerais para proteínas no corpo. É necessário entre 1,2g a 2g de proteínas por kg de peso em um dia. Ou seja, uma pessoa de 70kg necessitará de 84g a 140g de proteínas por dia. O valor deve ser calculado em relação à porcentagem de proteínas presentes na caseína.

Receita

Ingredientes

Meia banana cortada
Meia maçã cortada
Quatro morangos
¼ de manga picada
Meia laranja cortada
1 copo de iogurte sem açúcar
1 scoop de albumina
1 pitada de canela

Como fazer

Misture o iogurte e o scoop de albumina em um recipiente médio até ficar homogêneo. Adicione a banana, maçã, manga, morangos e a laranja em pedaços e misture bem com o iogurte e a albumina. Polvilhe com uma colher de canela e adoce com mel ou algum adoçante natural.

Visitado 7 vezes, 1 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067