Quando tomar bcaa

Quando é melhor tomar Bcaa? Antes ou depois do Treino?

A resposta é antes e depois! A ciência explica…

Os aminoácidos de cadeia ramificada chamados de BCAA (sigla da língua inglesa) são especiais, pois diferente dos outros aminoácidos eles são oxidados pelo músculo esquelético gerando energia e condições para execução, manutenção e recuperação do trabalho físico. E, na dúvida de tomar antes ou depois do treino, opte pelos dois!

Os benefícios de se consumir antes do treino:

Segundo artigo publicado na Rev Bras Med Esporte – Vol. 14, No 1 – Jan/Fev, 2008 Sugere-se que a alteração na relação entre os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) e o triptofano poderia favorecer a entrada deste último no sistema nervoso central. Como consequência o maior consumo de triptofano gera a síntese de serotonina. Este neurotransmissor seria o mediador do quadro de fadiga induzida pelo exercício extenuante. Por este motivo podemos entender que o consumo de BCAA antes do treino gera maior oferta destes aminoácidos ao organismo e com isso reduz a captação de triptofano, consequentemente teremos retardo na instalação de fadiga proporcionando assim condições para treinos mais intensos e mais longos.
Ainda numa outra hipótese podemos citar a contribuição destes aminoácidos para fornecimento de energia ao tecido muscular por meio do ciclo de Krebs. A medida que o estoque de glicogênio muscular é diminuído a atividade das enzimas que degradam os BCAA no músculo esquelético aumentam chegando a contribuírem com até 15% da energia necessária numa sessão de treino longa.

Consumo de BCAA pós-treino

O pesquisador Calder, em artigo publicado no ano de 2006 no Jornal de Nutrição sugere que outra linha de raciocínio que justificaria o consumo de BCAA é baseada na possível modulação exercida por estes aminoácidos sobre a atividade do sistema imunológico. Segundo esta hipótese, o consumo de BCAA promoveria a manutenção da concentração de glutamina pós-exercício que, por sua vez, estaria envolvida na atenuação da imuno-supressão observada após o término do exercício.
O consumo de BCAA estimula a produção de insulina que por sua vez age como um hormônio anabólico participando ativamente do transporte de nutrientes para o interior da célula, efeito de extrema importância, pois após uma sessão intensa de treinos quanto mais rápido o tecido muscular receber nutrientes melhor será a resposta do mesmo frente aos estímulos.
Além disso, é possível destacar que a disponibilidade de aminoácidos essenciais, principalmente os BCAA’s, está intimamente ligada à melhora na recuperação to tecido muscular, a qual ocorre por meio da otimização da taxa de ressíntese de proteína, assim como a ressíntese de glicogênio após o exercício.

O consumo de BCAA ainda está ligado à redução de dor muscular causada por exercícios intensos. Pesquisas foram desenvolvidas para avaliar a recuperação muscular após os exercícios e encontraram redução na dor muscular nos indivíduos que consumiam BCAA antes ou depois do treino.

Como resumo, podemos dizer que os BCAA devem ser consumidos antes e depois dos treinos, os benéficos com esta suplementação são muitos onde podemos citar: aumento da síntese de proteínas musculares e redução da sua degradação, encurtamento do tempo de recuperação após o exercício, aumento da resistência muscular, diminuição da fadiga muscular, fonte de energia durante dieta e preservação do glicogênio muscular.

Material elaborado por Diogo Cirico, nutricionista esportivo Growth Supplements.

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