BCAA antes ou depois do treino: quando é melhor?

Diogo Círico 19/01/2017

O BCAA é uma das melhores opções de suplementos para quem está habituado a uma rotina de treinos de alta intensidade. Mas, muitas vezes, existe a seguinte dúvida: é melhor tomar BCAA antes ou depois do treino?

Sumário

Afinal, BCAA antes ou depois do treino?

Podemos dizer que o BCAA pode ser consumido antes e depois dos treinos. Diferente dos outros aminoácidos, eles são oxidados pelo músculo esquelético, gerando energia e condições para execução, manutenção e recuperação do trabalho físico e fadiga muscular.

Os benefícios de consumir BCAA antes do treino

Segundo artigo publicado na Revista Brasileira de Medicina e Esporte, sugere-se que a alteração na relação entre os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) e o triptofano poderia favorecer a entrada deste último no sistema nervoso central.

Como consequência o maior consumo de triptofano gera a síntese de serotonina. Este neurotransmissor seria o mediador do quadro de fadiga induzida pelo exercício extenuante. Por este motivo podemos entender que o consumo de BCAA antes do treino gera maior oferta destes aminoácidos ao organismo e com isso reduz a captação de triptofano, consequentemente teremos retardo na sensação de fadiga, proporcionando assim condições para treinos mais intensos e mais longos.

Ainda numa outra hipótese podemos citar a contribuição destes aminoácidos para fornecimento de energia ao tecido muscular por meio do ciclo de Krebs. A medida que o estoque de glicogênio muscular é diminuído a atividade das enzimas que degradam os BCAA no músculo esquelético aumentam chegando a contribuírem com até 15% da energia necessária numa sessão de treino longa.

Consumo de BCAA pós-treino

O pesquisador Calder, em artigo publicado no ano de 2006 no Jornal de Nutrição, sugere que outra linha de raciocínio que justificaria o consumo de BCAA é baseada na possível modulação exercida por estes aminoácidos sobre a atividade do sistema imunológico.

Segundo esta hipótese, o consumo de BCAA promoveria a manutenção da concentração de glutamina pós-exercício que, por sua vez, estaria envolvida na atenuação da imunossupressão observada após o término do exercício.

O consumo de BCAA estimula a produção de insulina que por sua vez age como um hormônio anabólico participando ativamente do transporte de nutrientes para o interior da célula, efeito de extrema importância, pois após uma sessão intensa de treinos quanto mais rápido o tecido muscular receber nutrientes melhor será a resposta  frente aos estímulos.

Além disso, é possível destacar que a disponibilidade de aminoácidos essenciais, principalmente os BCAA’s, está intimamente ligada à melhora na recuperação do tecido muscular, que ocorre por meio da otimização da taxa de ressíntese de proteína, assim como a ressíntese de glicogênio após o exercício.

O consumo de BCAA ainda está ligado à redução de dor muscular causada por exercícios intensos. Pesquisas foram desenvolvidas para avaliar a recuperação muscular após os exercícios e encontraram redução na dor muscular nos indivíduos que consumiam BCAA antes ou depois do treino.

Como resumo, podemos dizer que o BCAA deve ser consumido antes e depois dos treinos. Os benefícios do consumo desta suplementação são muitos,  dos quais podemos citar:

  • aumento da síntese de proteínas musculares e redução da sua degradação;
  • encurtamento do tempo de recuperação após o exercício;
  • aumento da resistência muscular;
  • diminuição da fadiga muscular;
  • fonte de energia durante dieta e preservação do glicogênio muscular.

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Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067