Cluster Set: o que é, como fazer e benefícios

Diogo Círico 02/06/2023

Uma das melhores formas de conseguir resultados consistentes com exercícios de musculação é variar o tipo de estímulo recebido pelo músculo. Além de ajudar no processo de recuperação e adaptação dos músculos, variar os métodos de treino potencializa a execução dos exercícios. 

Um tipo de treinamento muito comum e recomendado hoje em dia por profissionais de educação física é o cluster set. A sua aplicação pode ser feita de diferentes formas, cada uma adaptada para o objetivo específico das pessoas. 

Para começar a usar o cluster set em uma rotina de treinos, o ideal é incluí-lo em um programa de treino periodizado e com o auxílio de profissionais, caso a pessoa seja iniciante na musculação. Para entender melhor sobre essa técnica, continue a leitura!

Sumário

O que é o método cluster set?

A definição científica sobre o que é o método cluster se baseia em séries de exercícios que se dividem em pequenos blocos, com intervalos de descansos intermitentes entre eles. 

O objetivo de manter esses descansos durante essas pausas é por conta da melhor performance das repetições com cargas mais altas. Para quem deseja alcançar a hipertrofia com mais qualidade, o treino de cluster set ajuda bastante. 

Como realizar o cluster set?

Para realizar o cluster set de forma efetiva, a pessoa deve ter conhecimento sobre o seu condicionamento, já que ele pode ser um fator limitante a depender da intensidade do treinamento.

No cluster set, diferentemente das séries tradicionais em que se faz o exercício com repetições sem parar, essas séries serão divididas. Ou seja, ao invés de fazer 15 repetições de uma só vez, a pessoa irá realizar 5 séries, repetindo 3 vezes o movimento. 

Lembrando que, ao final de cada série, é feito um descanso breve, entre 10 e 20 segundos, para que o corpo receba o estímulo logo em seguida. 

Quando fazer o cluster set?

A opção por fazer o cluster set se justifica a partir do objetivo e da fase do treinamento em questão. Se a pessoa já treina há algum tempo e deseja aumentar a sua hipertrofia, diminuir a quantidade de gordura corporal e melhorar a sua técnica, o cluster set pode ser uma ótima alternativa.

Benefícios do cluster set

Em termos de treino, o cluster set traz benefícios significativos para a força executada durante o período da musculação, principalmente para trabalhar com exercícios mais explosivos, como power clean, power snatch, pull clean e snatch. 

Outro ponto que o cluster set garante é um condicionamento físico melhor, especialmente durante as pausas entre as séries. Ao aumentar a resistência e a força dos praticantes de atividade física, diminuem os riscos de lesões. 

Cuidados para realização do cluster set

O primeiro cuidado que se deve ter com o método cluster set é não fazê-lo sozinho de início. 

Por ser um método que trabalha bastante com a intensidade e o curto descanso, é importante que um profissional experiente da área de educação física esteja junto para passar orientações.

Além de evitar lesões, possibilita que a carga dos exercícios seja coerente e equilibrada.

Gostou do conteúdo? Para conhecer outras técnicas, continue navegando pelo blog da Growth! 

Referências:
Julia Moraes. Vitat, 2020. Disponível em: <https://vitat.com.br/cluster-set/>. 

Haff, G. G, Hobbs, T. R, Haff, E.E, Sands, W.A, Pierce, K.C, Stone, M.H (2008). Cluster Training: A Novel Method for Introducing Training Program Variation. Strength and Conditioning Journal, 30(1),p-67-76.  DOI: 10.1519/SSC.0b013e31816383e1Stone MH, Stone ME, Sands WA. Principles and Practice of Resistance Training. Champaign, IL: Human Kinetics Publishers, 2007. p. 376.

Isto foi útil?

Obrigado pelo seu feedback!
Visitado 3.077 vezes, 34 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067