Rest Pause: o que é, como fazer e benefícios

Growth 02/06/2023

Para obter a tão desejada hipertrofia, que é o aumento do tamanho e do volume dos músculos do corpo, alguns métodos são indicados por profissionais da área da saúde física, entre eles o rest pause. 

Para saber mais sobre essa técnica, continue a leitura e descubra se ela se encaixa no seu treino! 

O que é rest pause?

Esse tipo de exercício consiste em realizar as repetições até a chamada “falha”, que nada mais é do que estimular o músculo até além de sua capacidade máxima, quando realmente começa a ficar muito difícil para completá-lo. 

Após a sua execução, é recomendado fazer descansos curtos, para que o estímulo de aumentar o número de repetições seja alcançado. O rest pause é uma forma eficiente de se adaptar com treinos adaptados a força e hipertrofria. 

É um tipo de treino considerado mais avançado e o mais indicado é que se tenha, no mínimo, um ano de treinos regulares para executá-lo. Por isso, consulte sempre um profissional da área para entender se esse é o treino ideal para o seu corpo.

Como fazer rest pause?

Para começar a fazer o rest pause, é preciso ter o acompanhamento de um profissional de educação física para que ele seja feito da melhor maneira. 

O primeiro passo é fazer a chamada “repetição máxima”, para conseguir o quanto de carga é possível suportar para realizar, no mínimo, uma repetição. Depois que esse peso é encontrado, o exercício é feito com 70 a 90% da carga máxima suportada. 

O número de séries varia, mas geralmente fica entre 3 e 4, até que se obtenha a falha. Feito isso, um descanso breve é necessário, algo em torno de 20 a 30 segundos, para que se repita o movimento até atingir a fadiga. 

Benefícios do rest pause?

Entre os principais benefícios que o rest pause pode trazer para os treinos, está o aumento do volume de repetições, sempre mantendo a intensidade do exercício lá no alto.

Além disso, o rest pause ajuda no aumento da carga, uma vez que assim que a falha é obtida, isso já gera um estímulo para que um novo peso seja testado durante o exercício. 

Por fim, o corpo se mostra mais adaptado para trabalhar com força e conseguir uma maior resistência para atingir a hipertrofia desejada. 

Exemplos de exercícios usando o rest pause

Os principais tipos de exercícios usados para o método rest pause são: supino reto, agachamento com barra fixa, remada aberta e bíceps feitos com halteres.

Contraindicações do rest pause

A principal contraindicação do rest pause é fazê-la sem um profissional experiente ao lado, caso não tenha experiência. 

Caso exista alguma lesão antiga, essa condição também deve ser levada em consideração, já que será preciso ter um maior controle com o aumento das cargas.

De forma resumida, o acompanhamento profissional sempre será indicado para a execução do rest pause.

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Referências:

Bianca Pichirilli. Vitat, 2022. Disponível em: <https://vitat.com.br/rest-pause/>. 

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Nutricionista

Texto produzido pela equipe da Growth Supplements com supervisão do nutricionista Diogo Círico (CRN 10 – 2067).