cha verde tem cafeina

Chá verde tem cafeína? Confira!

Confira se o chá verde tem cafeína e como prepará-lo de maneira que se obtenha todos os benefícios nutritivos e diuréticos da bebida.

Siga a leitura de todos os tópicos a seguir!

  1. Chá verde tem cafeína?
  2. Qual a quantidade de cafeína no chá verde?
  3. Chá verde tem mais cafeína do que o café?
  4. Benefícios do chá verde
  5. Como preparar o chá verde?
  6. Qual o melhor horário para tomar chá verde?
  7. Quantidade de chá verde indicada para o consumo diário
  8. Quais são os efeitos colaterais do chá verde em excesso?

Chá verde tem cafeína?

Produzido com as folhas frescas da planta Camellia Sinensis, o chá verde possui cafeína, minerais, aminoácidos, vitaminas (C e K), polifenóis, como catequinas e flavonoides, entre outros nutrientes.

A presença da cafeína é uma excelente combinação, pois as propriedades ajudam com a ação termogênica, que contribui para a intensificação do gasto calórico, favorecendo a perda de peso.

Além disso, tem papel importante na concentração e no foco, com os índices nutricionais preservados em até 24 horas após o preparo, o que garante levar a bebida para qualquer lugar.

Hoje, o chá verde é encontrado no mercado na versão de sachês, folhas e solúvel em pó, e pode fazer parte de diversas receitas do seu dia a dia, como adicionado a suco detox, sorvetes, bolos, smoothies, entre outras coisas.

Qual a quantidade de cafeína no chá verde?

Conforme estudo da revista Ciências e Tecnologia de Alimentos, o chá verde preparado com infusão de três minutos pode apresentar em média de 3% a 6% de cafeína em uma xícara de 100 ml de água quente e 1 g de erva.

Chá verde tem mais cafeína do que o café?

Não! Segundo a publicação do ReviewCafé, quando comparamos 240 ml das duas bebidas, a quantidade de cafeína é de 60 mg a 120 mg para o café e de apenas 20 mg para o chá verde.

Benefícios do chá verde

Os benefícios do chá verde são diversos e estão relacionados aos mecanismos bioquímicos e fisiológicos do organismo. Confira a seguir alguns exemplos apresentados em estudos científicos da Revista de Nutrição.

  • Ação termogênica.
  • Ajuda a acelerar o metabolismo e manter o sistema imunológico protegido.
  • Auxilia no combate aos radicais livres e previne tumores.
  • Favorece o processo de hipertrofia, com a recuperação do tecido muscular.
  • Age com proteção antioxidante.
  • Possibilita a redução dos riscos de doenças crônicas, como cardiovasculares e cardíacas.
  • Pode aumentar a disposição e influenciar na redução de gordura corporal.
  • Ajuda a diminuir a pressão sanguínea, a glicose no sangue e o colesterol (LDL).

Mas será que o chá verde auxilia no emagrecimento?

As propriedades presentes no chá verde, como a cafeína, ajudam a ativar a termogênese, que é responsável por aumentar o metabolismo, e, quando combinada com uma alimentação equilibrada e uma rotina de treinos, pode, sim, auxiliar no emagrecimento saudável.

Como preparar o chá verde?

Como preparar o chá verde?

O chá verde deve ser preparado da mesma maneira, independentemente de ser servido quente ou gelado. Confira como fazer o chá verde, de acordo com os experimentos da revista Ciências e Tecnologia de Alimentos e as dicas do site Westwing.

1. Em um recipiente, esquente a água na temperatura média de 85ºC e desligue um pouco antes de ferver.
2. Em seguida, coloque o pó, as folhas ou o sachê em outro recipiente e despeje a água do alto e aos poucos.
3. Para realizar a infusão, tampe o recipiente e agite-o lentamente, abafando de três a cinco minutos.
4. Pronto! Você também pode adicionar acompanhamentos de sua preferência, como adoçante, canela, gengibre, mel, gotas de limão e frutas.
Obs.: Só é preciso coar no caso de preparo com folhas.

Uma dica para aproveitar uma maior concentração de propriedades nutritivas das folhas é optar pela versão solúvel em pó, ao invés de sachês.

Qual o melhor horário para tomar chá verde?

A recomendação é tomar o chá verde ao longo dia, sempre entre os intervalos das refeições, com no mínimo 20 minutos antes ou duas horas após ingerir alimentos. Quando consumidos juntos, a composição da bebida pode atrapalhar a absorção de determinados nutrientes da dieta.

Quantidade de chá verde indicada para o consumo diário

Segundo artigo publicado pela Revista de Nutrição, a American Dietetic Association indica o consumo diário de quatro a seis xícaras (70 ml), de acordo com as orientações médicas para cada pessoa.

Existem algumas contraindicações para gestantes, crianças, pessoas com problemas de hipertensão e gastrite, além do uso em conjunto com determinados medicamentos, como no tratamento de pressão arterial e ansiedade.

Quais são os efeitos colaterais do chá verde em excesso?

Devido à presença da cafeína, não é recomendado o consumo do chá verde em altas doses, com o objetivo de evitar efeitos colaterais, como vertigem, palpitações, insônia, nervosismo, problemas gastrointestinais e dores de cabeça.

REFERÊNCIAS

COMO FAZER Chá Verde. Westwing, [s. d.]. Acesso em: 22 jun. 2021.

LAMARÃO, Renata da Costa; FIALHO, Eliane. Aspectos funcionais das catequinas do chá verde no metabolismo celular e sua relação com a redução da gordura corporal. Revista de Nutrição, v. 22, n. 2, p. 257-269, 2009. DOI https://doi.org/10.1590/S1415-52732009000200008. Acesso em: 22 jun. 2021.

NISHIYAMA, Márcia Fernandes et al. Chá verde brasileiro (Camellia sinensis var assamica): efeitos do tempo de infusão, acondicionamento da erva e forma de preparo sobre a eficiência de extração dos bioativos e sobre a estabilidade da bebida. Food Science and Technology, v. 30, p. 191-196, 2010. Acesso em: 22 jun. 2021.

PAIVA, Lucas. Bebidas com Cafeína: Saiba Quais São Para Ajustar a Sua Dieta!. ReviewCafé, 13 nov. 2020. Acesso em: 22 jun. 2021.