Chá verde: para que serve, benefícios e preparo

Growth 14/07/2021

Para quem procura uma opção de bebida com fácil preparo e consumo, o chá verde pode oferecer praticidade e alto valor nutricional por meio de atividades imunoestimuladoras e efeito termogênico natural.

Mas, afinal, chá verde auxilia no emagrecimento? Continue a leitura para descobrir todos os benefícios!

  1. O que é chá verde?
  2. Chá verde serve para quê?
  3. Chá verde auxilia no emagrecimento?
  4. Como preparar o chá verde?
  5. Como consumir o chá verde?
  6. Chá verde gelado
  7. Chá verde quente
  8. Qual é o melhor horário para tomar chá verde?
  9. Chá verde tira o sono?
  10. Há contraindicações para o consumo do chá verde?
  11. Possíveis efeitos colaterais do chá verde

O que é chá verde?

O chá verde é uma bebida feita com folhas frescas da planta Camellia sinensis, que possuem alto valor nutricional, com a presença de aminoácidos, cafeína, minerais, polifenóis (como flavonoides e catequinas), vitaminas (C e K), entre outros.

A planta possui ação diurética e antioxidante, portanto, ajuda a equilibrar as funções do organismo e favorece até mesmo contra a obesidade, sendo comercializada de forma solúvel em pó, sachês ou folhas.

Na Growth Supplements você encontra chá verde em pó, pois, diferentemente dos típicos saquinhos, a versão solúvel permanece com maior concentração de compostos e nutrientes .

Chá verde serve para quê?

O chá verde é considerado um alimento funcional que serve para auxiliar em diversas funções do nosso organismo, desde a ação antioxidante até a diminuição do risco de doenças crônicas.

Confira alguns exemplos dos benefícios do chá verde.

  • Acelera o metabolismo e regula a termogênese com a liberação de calor, transformando calorias em energia;
  • Pode aumentar a disposição ao diminuir a fadiga;
  • Ajuda no processo de hipertrofia, ao combater os radicais livres e auxiliar na recuperação do tecido muscular;
  • Influencia na diminuição da gordura corporal;
  • Diminui o risco de doenças cardiovasculares e cardíacas;
  • Ajuda na prevenção de tumores;
  • Mantém a concentração e o foco, devido à combinação com a cafeína;
  • Protege o sistema imune, ajudando no combate a infecções;
  • Atua na redução do colesterol (LDL), glicose no sangue e da pressão sanguínea.

Chá verde auxilia no emagrecimento?

O chá verde emagrece quando combinado com uma alimentação voltada para tal e uma rotina de exercícios físicos.

De acordo com a Revista de Nutrição, as propriedades presentes na bebida ajudam a estimular a ativação da termogênese e aumentam o metabolismo, o que contribui para a intensificação do gasto calórico.

Como preparar o chá verde

O preparo do chá verde deve ser realizado de maneira correta, para não perder as propriedades nutritivas contidas nele. Veja como fazer o chá verde para o dia a dia.

A maneira correta de preparo é: esquente a água com a temperatura em média de 85ºC, desligando um pouco antes de ferver. Em seguida, despeje a água devagar dentro de um recipiente com as folhas ou o pó.

Segundo o artigo da Revista Ciências e Tecnologia de Alimentos, para a infusão é preciso tampar o recipiente e agitá-lo com cuidado, abafando entre três e cinco minutos. Assim, a concentração de polifenóis é maximizada, com maior teor de catequinas.

Só há necessidade de coar em preparos com folhas. Se preferir, adicione também mel, adoçante, canela, gengibre, gotas de limão ou até mesmo frutas.

Como consumir o chá verde?

Como consumir o chá verde?

Chá verde gelado

O chá verde gelado é uma ótima opção para beber de qualquer lugar, desde que seja armazenado no máximo até 24 horas, para não perder os seus compostos fenólicos. Uma dica é utilizar a bebida em preparos de suco detox e até mesmo sobremesas geladas, como sorvetes e smoothies.

Chá verde quente

Para quem prefere a versão do chá verde quente, ela pode ser consumida logo após o preparo e trazer uma sensação de conforto. Mas lembre-se de nunca ferver a água além do recomendado, pois durante esse processo o chá pode perder a concentração de algumas propriedades, como das catequinas.

Qual é o melhor horário para tomar chá verde?

O melhor horário para beber chá verde é sempre entre os intervalos das refeições, sendo recomendado no mínimo 30 minutos antes ou duas horas depois de ingerir alimentos. Isso porque o chá pode atrapalhar na absorção de alguns nutrientes da refeição.

Chá verde tira o sono?

O consumo de chá verde antes de dormir deve ser evitado, pois a alta concentração de cafeína na bebida pode interferir na hora do sono.

Há contraindicações para o consumo do chá verde?

O chá verde é contraindicado para crianças, gestantes e pessoas com problemas de gastrite ou hipertensão.

Se você faz uso de algum medicamento, busque sempre orientação médica antes de ingerir a bebida, pois ela não deve ser administrada com outros medicamentos, como para tratamento de ansiedade, alguns antibióticos e pressão arterial alta.

Possíveis efeitos colaterais do chá verde

Altas doses de chá verde podem causar dor de cabeça, palpitações e vertigem, devido à concentração de estimulantes, como a cafeína.

Além disso, segundo estudo realizado pela Revista de Nutrição, o consumo diário de aproximadamente 65 g de folhas de chá verde durante cinco anos, pode levar ao aumento dos batimentos cardíacos, diminuição do apetite, disfunção hepática, hiperatividade, hipertensão, insônia, nervosismo e problemas gastrointestinais.

REFERÊNCIAS

COMO FAZER Chá Verde. Westwing, [s. d.]. Acesso em: 22 jun. 2021.

LAMARÃO, Renata da Costa; FIALHO, Eliane. Aspectos funcionais das catequinas do chá verde no metabolismo celular e sua relação com a redução da gordura corporal. Revista de Nutrição, v. 22, n. 2, p. 257-269, 2009. DOI https://doi.org/10.1590/S1415-52732009000200008. Acesso em: 22 jun. 2021.

NISHIYAMA, Márcia Fernandes et al. Chá verde brasileiro (Camellia sinensis var assamica): efeitos do tempo de infusão, acondicionamento da erva e forma de preparo sobre a eficiência de extração dos bioativos e sobre a estabilidade da bebida. Food Science and Technology, v. 30, p. 191-196, 2010. Acesso em: 22 jun. 2021.

PAIVA, Lucas. Bebidas com Cafeína: Saiba Quais São Para Ajustar a Sua Dieta!. ReviewCafé, 13 nov. 2020. Acesso em: 22 jun. 2021.

Visitado 20 vezes, 1 visita(s) hoje.
Growth

Growth

Nutricionista

Texto produzido pela equipe da Growth Supplements com supervisão do nutricionista Diogo Círico (CRN 10 – 2067).