Benefícios do abacate

Veja os benefícios do abacate e seus principais nutrientes!

Você conhece os benefícios do abacate? Essa fruta é muito popular por aqui, sendo muito apreciada nos lares brasileiros pelo seu sabor e suas propriedades.Você conhece os benefícios do abacate? Essa fruta é muito popular por aqui, sendo muito apreciada nos lares brasileiros pelo seu sabor e suas propriedades.

Por outro lado, há quem, mesmo gostando do abacate, tenha receio em incluí-lo na alimentação por considerá-lo muito gorduroso e calórico. Será que isso é mesmo verdade? Se sim, todo tipo de gordura é ruim para o corpo?

Essas e outras questões são bastante comuns quando relacionadas ao abacate.

Quer saber conhecer mais sobre o abacate o seus principais benefícios? Então veja os tópicos deste conteúdo:

  1. Conhecendo o abacate
  2. Tipos de abacate
  3. Benefícios do abacate
  4. A importância da gordura para o corpo
  5. Abacate engorda?
  6. Folha de abacate
  7. Caroço de abacate
  8. Vitamina de abacate: Uma opção prática e saborosa

CONHECENDO O ABACATE

O abacate é o fruto do abacateiro, nome popular dado à árvore Persea americana. Ela pertence a uma família de plantas com flor chamada Lauraceae, que inclui quase 3.000 espécies, divididas em 45 gêneros.

O abacateiro é nativo da América Central, especialmente no México, onde é consumido, tanto como doce, quanto como salgado. A guacamole é um exemplo de iguaria feita com a fruta, que se tornou popular em todo o mundo – inclusive, no Brasil.

A origem do nome abacate é indígena, do náuatle, língua falada por povos originários de México e El Salvador. O nome original era ahuacatl, que significa “testículo”, em alusão ao caroço do abacate.

Os frutos de abacate pode variar levemente de forma, a depender da espécie, sendo o mais comum serem drupas ovoides ou piriformes (forma semelhante a de uma pera). Drupa significa que ele é um fruto carnoso que possui apenas uma semente interna, também chamada de caroço.

Tipos de abacate

Assim como diversas outras frutas, o abacate possui diferentes tipos. Isso acontece, tanto por processos naturais, quanto pela manipulação humana, que busca conferir à fruta sabores e propriedades específicas.

São muitas variedades, mas nem todas são comuns no Brasil. Por aqui, as preferidas são os abacates Fortuna e Margarida, que são mais adocicados.

O avocado se difundiu recentemente no país e ainda deixa gente confuso. Ele é menor e tem a casca marrom, dura e rugosa. Por ser menos doce e ter consistência mais firme, é a variedade mais indicada para fazer guacamole.

Além desses tipos, ainda é possível encontrar os abacates Geada, ótimos para fazer receitas cremosas, e os abacates Quintal, ideais para preparo de sucos e smoothies.
Se a essa altura você está se perguntando “para que serve o abacate”, já deu para perceber que ele serve para muita coisa. São diversas as receitas doces e salgadas com essa fruta.

BENEFÍCIOS DO ABACATE

Para conhecer mais sobre os benefícios do abacate, é preciso que você saiba um pouco mais sobre as propriedades desta fruta.

Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, uma base de dados nutricionais desenvolvida por especialistas em alimentação e nutrição da Universidade de São Paulo (USP), o valor nutricional de 100 gramas de abacate é o seguinte:

Componente                                                         Valor por 100 g

Energia                                                                        75 kcal

Carboidrato total                                                           5,84 g

Proteína                                                                       1,15 g

Lipídios                                                                        6,21 g

Fibra Alimentar                                                             4,03 g

Ácidos graxos saturados                                                1,70 g

Ácidos graxos monoinsaturados                                     3,18 g

Cálcio                                                                         7,16 mg

Ferro                                                                          017 mg

Magnésio                                                                      17 mg

Fósforo                                                                      18,5 mg

Potássio                                                                      174 mg

Zinco                                                                         0,23 mg

Cobre                                                                        0,12 mg

Selênio                                                                     0,20 mcg

Vitamina A (RE)                                                         6,21 mcg

Vitamina A (RAE)                                                       3,11 mcg

Vitamina E                                                                0,02 mcg

Riboflavina                                                                0,04 mg

Vitamina C                                                                7,32 mcg

Equivalente de folato                                                  41,5 mcg

Verifica-se, portanto, que os benefícios do abacate são muitas, sendo ele uma fruta com diversos nutrientes e, portanto, benéfica para a saúde. Ainda que não seja considerado uma fonte proteica, apresenta níveis maiores quando comparado a muitas frutas. O abacate também é uma fonte importante de fibras, capazes de regular o trânsito intestinal e aumentar a sensação de saciedade.

Outro elemento presente no abacate são os antioxidantes, nutrientes capazes de combater uma série de doenças, incluindo cânceres, e prevenir o envelhecimento precoce.

No entanto, ainda que contenha fibras, proteína, vitaminas e minerais, um dos benefícios do abacate que mais se destaca é a sua grande quantidade de gordura. Sim, a sua fama o precede: o abacate é uma fruta gordurosa.

Sua gordura é boa para a saúde cardiovascular, protegendo o coração, equilibrando a taxa de colesterol, cuidando das artérias e prevenindo processos inflamatórios. Há evidências de que o consumo regular de abacate também pode diminuir o risco de diabetes tipo 2, pois combate a resistência à insulina no organismo.

O abacate ainda pode ajudar a perder peso, devido às fibras, prevenir a osteoporose, graças à variedade de minerais presentes na fruta, e regular a pressão arterial, especialmente pelo potássio.

A IMPORTÂNCIA DA GORDURA PARA O CORPO

Muita gente associa a ideia de alimentação saudável com uma dieta livre de gorduras. É uma confusão bastante comum e isso se deve ao fato de algumas gorduras serem, de fato, bastante prejudiciais para o organismo.

No entanto, a gordura é um macronutriente tão importante quanto qualquer outro na alimentação humana e deve ser consumido com regularidade.

Entre suas principais funções está a de funcionar como uma reserva energética para o corpo, visto que esse nutriente possui o dobro de calorias liberadas na oxidação celular quando comparado ao carboidrato.

A gordura ainda atua como isolante térmico, principalmente em períodos de temperaturas mais amenas, e também fornece proteção para os órgãos, pois fica armazenada nos espaços entre o esqueleto e nos tecidos adiposos. Por fim, a gordura também é fundamental para o cérebro, visto que é um nutriente necessário para o crescimento de neurônios.

Acontece uma confusão frequente entre as pessoas, sendo comum para muitas delas a ideia de que toda gordura presente nos alimentos é prejudicial. No entanto, o corpo naturalmente precisa de gorduras dos três tipos: saturada, insaturada e poliinsaturadas, numa proporção estimada de 33% para cada uma delas.

Assim, o antigo conceito de gordura “boa” e “ruim” passou a ser revisto. Atualmente, considera-se como uma opção mais saudável de gordura aquelas que, além das 9kcal por grama, também fornece ao corpo vitaminas, minerais, fibras, fitoquímicos, entre outros.

Já as gorduras “ruins” são aquelas que não oferecem nenhum nutriente além da própria gordura. Assim, é importante priorizar a gordura de alimentos como o abacate, o azeite de oliva extra-virgem e as oleaginosas pois contêm vitaminas e minerais.

ABACATE ENGORDA?

Tanto o abacate, quanto a vitamina de abacate, podem engordar. Contudo, isso depende de diversos fatores. Embora seja um alimento calórico, o que vai determinar, de fato, um aumento das taxas de gordura no organismo é um consumo que ultrapassa suas necessidades diárias de calorias, além de hábitos de vida sedentários.

FOLHA DE ABACATE

O chá de folha de abacate é uma bebida muito antiga e faz parte da cultura brasileira no que se refere à medicina popular e familiar. Diversos benefícios são atribuídos à bebida, e a ciência já verificou alguns deles. Alguns foram provados, enquanto outros foram considerados mitos.Segundo estudos do Departamento de Farmácia do Malhotra College, por exemplo, é fato que esse chá ajuda a prevenir o envelhecimento precoce. Isso acontece porque as folhas do abacateiro são ricas em flavonoides e fenóis, que são antioxidantes e anti-inflamatórios poderosos no combate aos danos causados pelos radicais livres que agem nas células, provocando envelhecimento.

Quanto à prevenção e ao combate a doenças, existem verdades e meias-verdades. Entre as que estão no segundo grupo temos o fato do chá de folha de abacate ser bom contra infecções urinárias. Isso ocorre porque o chá possui propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, capazes de prevenir infecções. No entanto, se a infecção já existe, o chá por si só não é suficiente para combatê-la.

CAROÇO DE ABACATE

Nem mesmo o caroço de abacate é desperdiçado na culinária. Seu uso ainda é desconhecido pela maioria das pessoas, mas essa parte da fruta pode ser utilizada depois de seca ao Sol. Há a opção de fazer dela uma farinha para diversas receitas e mesmo bebidas, como chás.

VITAMINA DE ABACATE: UMA OPÇÃO PRÁTICA E SABOROSA

Ainda que o suco detox tenha tomado conta do universo das receitas fit, as vitaminas de frutas ainda possuem seu valor e espaço. Afinal, elas também são boas formas de se ingerir nutrientes e manter a saúde sempre em dia, além de representar uma refeição para lá de saborosa.

A vitamina de abacate costuma ser feita com leite, para dar mais sabor e consistência. É uma boa opção, mas não deve ser consumida em exagero. Além disso, evite colocar açúcar, dando preferência para os tipos mais adocicados de abacates, como o Fortuna e o Margarida.

A vitamina de abacate com banana também é bastante popular, tendo adquirido certo hype nos últimos tempos. Para fazê-la, basta adicionar uma banana inteira à receita original. Há quem goste, também, de colocar aveia ou chia para aumentar o volume de fibras e dar mais consistência à bebida.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA). Universidade de São Paulo (USP). Food Research Center (FoRC). Versão 7.0. São Paulo, 2019. Disponível em: http://www.fcf.usp.br/tbca.SOARES, Henrique Freitas; ITO, Marina Kiyomi. O ácido graxo monoinsaturado do abacate no controle das dislipidemias. Revista de Ciências Médicas, v. 9, n. 2, 2012.

BITTENCOURT, Sílvia Cardoso; CAPONI, Sandra; FALKENBERG, Miriam de Barcellos. O uso das plantas medicinais sob prescrição médica: pontos de diálogo e controvérsias com o uso popular. Rev. bras. farmacogn.,  Maringá ,  v. 12, supl. 1, p. 89-91,    2002.

MALHOTRA COLLEGE, Department of Pharmacy. The phytochemical and pharmacological profile of Persea americana Mill. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3249906/.