Barrinha de proteína engorda?

Diogo Círico 15/05/2024

Entender se a barrinha de proteína engorda ou não é fundamental para incluí-la e mantê-la na dieta. Apesar de ser muito comum ver pessoas consumindo esse lanche, a orientação nutricional é indispensável para ter uma alimentação saudável.

Essa fonte proteica pode ser muito prática no dia a dia e até mesmo saborosa. Mas será que é indicada para quem está buscando a perda de peso?

A Growth Suplementos é referência em barras de proteína. Por isso, preparamos este conteúdo para tirar as suas principais dúvidas sobre o tema. Continue a leitura!

Sumário

Barrinha de proteína é saudável?

A barrinha de proteína é um lanche rico em proteína e, dependendo da sua composição nutricional, pode conter vitaminas, minerais e fibras. Assim, é um alimento saudável para incluir na dieta quando se busca praticidade.

Ela funciona como um lanche rápido alternativo às refeições do meio do dia. Quando contém fibras e vitaminas, ajuda a manter a sensação de saciedade por mais tempo.

A barrinha também pode auxiliar a complementar a necessidade proteica diária do seu corpo. Por isso, é uma opção saudável, quando associada à prática de atividades físicas e de acompanhamento nutricional ou mediante indicação médica, como para pessoas com déficit de proteínas, por exemplo.

Posso comer barrinha de proteína estando de dieta?

É possível incluir a barrinha de proteína na dieta, inclusive para perda de peso. Porém, o nutricionista é o especialista mais capacitado para definir a quantidade que você pode consumir.

Em geral, o consumo tem que ser equilibrado para evitar o excesso de proteína, que pode ser transformado em energia ou gordura, já que a média de ingestão de proteína diária é de 1 a 2 gramas por quilo corporal.

Afinal, barrinha de proteína engorda ou emagrece?

Se consumida de forma equilibrada e respeitando os limites diários de ingestão de calorias, a barrinha de proteína não engorda. O que gera o ganho de peso é consumir mais calorias do que você gasta, o que ocorre com qualquer alimento em excesso.

No caso da proteína, o segredo é atentar às suas necessidades diárias, por meio de um plano alimentar desenvolvido por um especialista.

Assim, quando você combina as barrinhas com uma dieta que promove o déficit calórico e não extrapola as necessidades proteicas do seu corpo, o snack pode até te ajudar no processo de emagrecimento.

Isso acontece porque ele promove bastante saciedade, assim, você demora mais tempo para sentir fome, o que pode ajudar muito a manter o foco na dieta.

Ou seja, o segredo é um só: equilíbrio!

Como incluir a barrinha de proteína no dia a dia?

As barrinhas de proteína podem ser incluídas nos lanches da manhã e da tarde, como uma alimentação rápida e prática. Após o treino, também é uma opção quando você não está com muito tempo.

Elas também podem ser uma opção de sobremesa fit se couberem na sua dieta. Porém, não é recomendado substituir as refeições principais pelas barrinhas, isto é, café da manhã, almoço e jantar. Quer conhecer outra opção de fonte proteica saborosa e prática para o dia a dia? Saiba mais sobre as barras de cereal com Whey!

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Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067