Efeitos colaterais da albumina: mitos e verdades

Diogo Círico 11/01/2024

Além de manter um estilo de vida saudável, se o seu objetivo com a prática de exercícios for o ganho de massa muscular, a ingestão de albumina é uma grande aliada.

Tendo como principal origem a clara de ovo, a albumina é uma rica fonte de proteína e um dos principais produtos recomendados para quem está em busca de estímulo para o crescimento muscular.

Apesar dos seus muitos benefícios, alguns se perguntam sobre os efeitos colaterais da albumina. Por isso, neste artigo, abordamos tudo sobre essa substância que contém um alto valor biológico e garante vários benefícios ao corpo. Acompanhe!

Sumário

O que é albumina?

Como já citamos, a principal fonte de albumina é o ovo. Por isso, seu consumo é uma excelente maneira de aumentar a qualidade e a quantidade da proteína na dieta.

No corpo, ela também é produzida pelo fígado e exerce diversas funções no organismo, como o combate aos radicais livres, o fortalecimento do sistema imunológico e o auxílio no transporte de nutrientes pelo sangue, como o cálcio e a bilirrubina.

Os efeitos da albumina no corpo ainda contribuem para uma ótima digestão. Assim, a proteína pode ser consumida também na forma de suplemento, composto apenas pela clara do ovo.

Para que serve a albumina?

A albumina é uma proteína encontrada em abundância no corpo humano. Chamada de seroalbumina quando produzida internamente pelo fígado, ela tem inúmeras funções no organismo.

Além dos papéis já mencionados, a proteína atua no transporte de nutrientes, no controle do pH e mantém um bom equilíbrio da pressão osmótica, altamente necessária para conquistar uma boa nutrição celular e balancear a quantidade de água dos tecidos e do sangue.

A albumina também desempenha outras funções importantes para a manutenção da saúde humana, como o transporte dos hormônios produzidos pela tireoide na corrente sanguínea. 

Para os atletas e aqueles que buscam resultados específicos com a prática de exercícios físicos, a albumina serve para ganhar massa muscular magra, hipertrofia e corrobora para uma maior sensação de saciedade, o que contribui — e muito — para o processo de emagrecimento. Ela também é fundamental para a recuperação muscular no pós-treino.

Como a albumina age no corpo?

A albumina não é um suplemento novo. Pelo contrário, é muito usada desde os primórdios do fisiculturismo. Isso porque sua principal função no corpo dos atletas é contribuir para a reposição das proteínas degradadas durante o exercício.

Mas é importante ressaltar: mesmo que você não realize atividades físicas mais intensas, a albumina pode ser ingerida para auxiliar no desempenho da prática diária de treinos mais leves, já que desenvolve papéis vitais e importantes para o bom funcionamento do nosso metabolismo.

Quais são os efeitos colaterais da albumina?

Muitas pessoas se perguntam sobre os efeitos colaterais da albumina em pó. Apesar da preocupação ser legítima, o principal cuidado que você deve ter é atentar ao excesso.

Essa atenção é necessária, porque altas quantidades de albumina podem causar reações adversas, como gases, diarreia e, em casos mais graves, pode sobrecarregar os rins.

Uma orientação importante para evitar quaisquer problemas relacionados ao seu consumo é buscar o acompanhamento de um nutricionista ou nutrólogo.

Como tomar albumina corretamente?

Agora que você já sabe como a proteína atua no organismo, que tal entender também como tomar albumina corretamente? O primeiro passo é escolher como pretende fazer sua suplementação, facilmente encontrada em duas apresentações: em pó ou cápsulas.

Uma indicação comum de nutricionistas especializados é consumir carboidratos junto à albumina para garantir melhores resultados na recuperação muscular. Nesse caso, muitos atletas acabam optando pelo comprimido.

A ingestão também pode ser feita durante a noite ou antes de dormir, já que possui digestão lenta e, assim, pode ajudar na construção dos músculos durante o período de descanso.

Para dicas e orientações mais personalizadas, não hesite em conversar com um médico ou profissional da área da saúde. Um especialista se encarregará de entender as doses necessárias para o seu corpo e controlar eventuais efeitos colaterais da albumina.

Posso tomar albumina todos os dias?

De acordo com o American College of Sports Medicine (ACSM), a maior entidade em ciência esportiva do mundo, a ingestão de proteínas deve ser feita de acordo com as necessidades do corpo de cada indivíduo.

Afinal, existem diversas condições que podem alterar sua disposição no corpo, como rotina de vida e de treino, características metabólicas, individualidade bioquímica, composição corporal, assim como o objetivo pretendido com o seu consumo.

Apesar de ser indicado realizar uma consulta com um especialista para entender as quantidades necessárias para cada caso, é possível afirmar que entre 1,2g a 2g de proteínas por kg de peso ao dia é saudável para um esportista.

A partir desse cálculo, um indivíduo de 80kg, por exemplo, poderá ingerir de 96g a 160g diariamente. Para aqueles que buscam uma dieta para aumento de peso, a oferta de proteínas deve ser maior e, por isso, em geral, sugere-se 1.8g até 3g/kg por dia.

Vale ressaltar que não é recomendado usar albumina mais do que duas vezes por dia. 

Quem pode consumir albumina?

Não há evidências de que haja algum problema relacionado ao consumo diário de albumina indefinidamente, já que o suplemento é, na verdade, um alimento concentrado. A escolha pelo suplemento equivale ao mesmo que comer clara de ovo todos os dias.

O suplemento de albumina apenas não é indicado para pessoas com insuficiência renal, que realizam hemodiálise, com problemas no fígado ou pancreatite. Já entre pacientes com inflamação abdominal, choque hemorrágico, cirrose ou com transplantes de órgãos, a albumina pode ser utilizada dependendo da orientação médica.

Já sabe tudo sobre os efeitos colaterais da albumina? Confira também se albumina incha a barriga e se albumina engorda.

Referências:

TUA SAÚDE. Para que serve o suplemento de albumina e contraindicações. Acesso em 26/11/23

HIPERTROFIA. Como tomar albumina: quando tomar, dosagem, frequência e mais. Acesso em 26/11/23

ESPARTANOS. Albumina. Acesso em 26/11/23

GROWTH. Albumina: para que serve. Acesso em 26/11/23GROWTH. O que é albumina. Acesso em 26/11/23

Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067