Arginina possui efeitos colaterais? Entenda!

Diogo Círico 20/12/2023

A arginina é um aminoácido não essencial. Ou seja, é produzido pelo nosso próprio organismo e desempenha um papel fundamental no funcionamento do nosso corpo. Sua versatilidade, por exemplo, o torna um componente crucial desde a síntese de proteínas até o suporte ao sistema imunológico e em processos metabólicos vitais. Apesar dos seus muitos benefícios, muitas pessoas também acabam se perguntando se a arginina possui efeitos colaterais

Para esclarecer todas as dúvidas sobre este aminoácido conhecido por ser um grande aliado para quem deseja alcançar bons resultados na academia com a prática de exercícios físicos, reunimos neste artigo todas as informações que você precisa saber sobre sua ingestão. Confira!

Sumário

O que é arginina?

Antes de questionar quais os efeitos colaterais da arginina, o primeiro passo é entender o que é este potente componente: a arginina é um aminoácido precursor da síntese de óxido nítrico, um gás nutriente incubido de aumentar o calibre dos vasos sanguíneos, tarefa essencial na elevação da oferta de nutrientes aos tecidos musculares. 

Para que serve a arginina?

Para quem está em busca de potencializar significativamente os resultados da prática regular de atividades físicas e esportes, o que a arginina pode causar é um aumento do volume e da força do tecido muscular, além de uma maior síntese proteica, promovendo a manutenção e o crescimento das células musculares. 

Desta forma, os efeitos da arginina se tornam visíveis com o evidenciamento das tão desejadas veias saltadas e aparentes. Isto sem contar o favorecimento da definição gradual dos músculos, outro aspecto muito aspirado pelos atletas. 

Como tomar arginina?

Apesar de simples, sua manipulação correta pode contribuir para respostas ainda mais rápidas e potentes. Por isso, uma dica importante é se atentar aos horários em que irá ingeri-la, já que há algumas opções estratégicas. É seguro tomar arginina antes de iniciar a prática de esportes, por exemplo. Isso porque o componente funciona muito bem como um pré-treino, afinal contribui para a elevação da força necessária para a realização de exercícios de alta intensidade. Além disso, no pós-atividade, também garante uma melhor recuperação dos músculos. 

Em relação às doses de suplementação, é importante frisar que os valores exatos podem variar conforme as necessidades e especificidades do organismo de cada pessoa. No entanto, comumente é indicado o consumo de até 3g do suplemento em pó diariamente, que deve ser diluído em água, ou de 1 a 2 cápsulas de 500g até 3 vezes ao dia. Ou seja, também é indicada a divisão da quantidade utilizada em porções ao longo do dia. Neste caso, os intervalos costumam ser de 12h ou 8h. Ambos funcionam muito bem para fracionar sua ingestão durante a rotina. 

Via alimentação, também é possível consumir pequenas doses do aminoácido por meio da ingestão de carne, peixes, frutos do mar, frango, sementes de girassol e de abóbora, pistache, castanha-de-caju e aveia.

Benefícios da arginina

Muito além do universo esportivo, os efeitos da arginina também influenciam positivamente a manutenção da saúde do corpo humano. Entre alguns dos principais benefícios de sua ingestão, estão: 

  • Redução da ansiedade e do estresse;
  • Auxílio na cicatrização de feridas;
  • Estimulação da produção de células de defesa (linfócitos);
  • Ajuda na liberação do hormônio de crescimento;
  • Combate à fadiga.

Quais os efeitos colaterais da arginina?

Como no caso de qualquer suplemento, o excesso de arginina pode vir a se tornar nocivo para a saúde. Entre as reações adversas da arginina em altas doses, há o surgimento de desconfortos gastrointestinais, por exemplo, que também podem desencadear em náuseas e diarréias. Por isso é muito importante atentar-se às quantidades tomadas diariamente, sem extrapolar o limite indicado. Médicos e nutricionistas devem ser consultados para garantir melhores resultados e especificar as contra indicações da arginina. 

O que fazer em caso de reações adversas pela arginina?

Em caso de surgimento de efeitos colaterais da arginina, não hesite em procurar profissionais médicos especialistas imediatamente, que poderão analisar o quadro e sugerir soluções embasadas cientificamente e nas necessidades de cada indivíduo. 

Posso tomar arginina todos os dias?

Por se tratar de um suplemento que possui ações diretamente relacionadas à queima de gordura e no desenvolvimento de massa muscular, sua manipulação precisa ser feita com cuidado. Desta forma, não há contraindicação da arginina e o seu uso diário, desde que quem for consumi-la siga as sugestões de limite por dia e respeite também os intervalos de ingestão. 

Mesmo seguindo essas dicas, o ideal é que seja feita a consulta com um profissional qualificado antes de iniciar o consumo. Assim, é possível consultar a dosagem exata de que seu corpo precisa. 

Quem pode tomar arginina?

O consumo do suplemento é principalmente indicado para atletas, pessoas que possuem uma rotina de treinos regular e que têm como objetivo o aumento da massa muscular corporal. Para saber quem não deve tomar arginina, é excepcional a consulta com um especialista, que irá fornecer informações complementares para cada caso.  Para conquistar melhores resultados, é essencial também buscar informações sobre outros suplementos que podem potencializar ainda mais os resultados dos treinos, contribuindo significativamente para que você consiga conquistar o shape desejado. Você conhece as diferenças entre arginina e glutamina, por exemplo? Além de ser possível combiná-las na dieta, entender os seus efeitos distintos pode te ajudar escolher aquele suplemento que mais contribui para o seu objetivo. Confira!

Referências:

GS Suplementos. O que é Arginina? Disponível em: https://www.gsuplementos.com.br/conteudo/o-que-e-arginina/?gclid=CjwKCAjwysipBhBXEiwApJOcuxkWsMdofOcmZOxsmb3zXoxN1uyU9SeWZIlmF5MYANaqvqc3ik2pCBoC5U0QAvD_BwE.  Acesso em: 08/11/2023

Body Action. Arginina. Disponível em: https://www.bodyaction.com.br/linha-completa/aminoacidos/arginina. Acesso em: 08/11/2023

Benegrip. O que é Arginina? Disponível em: https://www.benegrip.com.br/saude/saude/o-que-e-arginina#:~:text=D%C3%A1%20mais%20energia%20e%20disposi%C3%A7%C3%A3o,exigem%20mais%20do%20nosso%20corp Acesso em:08/11/2023

GROWTH. Tudo que você precisa saber sobre a arginina. Disponível em: https://blog.gsuplementos.com.br/tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-a-arginina/ .  Acesso em: 08/11/2023

GROWTH. Como tomar arginina. Disponível em: https://www.gsuplementos.com.br/conteudo/como-tomar/como-tomar-arginina/

Acesso em: 08/11/2023

Isto foi útil?

Obrigado pelo seu feedback!
Visitado 216 vezes, 8 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067