Exercícios anaeróbicos: o que são, benefícios e exemplos

Leandro Twin 27/09/2022

Constantemente temos a necessidade de movimentar o nosso corpo, ainda que sejam ações básicas do dia a dia, como subir e descer escadas, agachar e levantar pegando algo do chão ou até trocar de roupa várias vezes ao dia. E, para qualquer tipo de movimento, mesmo os mais simples, precisamos de mobilidade corporal, concorda?

Acontece que para manter essa mobilidade corporal saudável é necessário ter uma rotina de treinos que envolvam tanto atividades aeróbicas quanto exercícios anaeróbicos. Isso porque esses dois grupos contribuem efetivamente para a queima de gordura e para um metabolismo mais acelerado, logo, devem ser intercalados.

Hoje, vamos falar especificamente sobre os exercícios anaeróbicos. Continue lendo para entender o que são, quais são seus benefícios, suas modalidades, entre outros pontos fundamentais. Acompanhe!

O que são exercícios anaeróbicos?

Os exercícios anaeróbicos são aqueles que usam uma forma de energia que não depende da utilização do oxigênio. Nesse caso, ela é produzida por meio da queima dos carboidratos, ou seja, o corpo produz energia pelo metabolismo anaeróbico.

Pode ser considerada um exercício anaeróbico qualquer atividade física que trabalhe diversos músculos de maneira intensa e contínua, por determinado período de tempo.

São os exercícios mais praticados por quem quer criar massa magra. Também são muito procurados por atletas, visto que aumentam a força e a resistência, assim como o desempenho dos músculos se expande devido aos treinos anaeróbicos.

Do mesmo modo que ocorre nos aeróbicos, nos exercícios anaeróbicos são usadas as moléculas ATP, que são reconstituídas imediatamente por meio da creatina fosfato, outra molécula que se liga à ATP para a produção de energia. Essas moléculas estão presentes nos músculos esqueléticos e são essenciais para o corpo.

Exemplos de exercícios anaeróbicos

Um grande número de atividades podem ser classificadas como exercícios anaeróbicos. Isso se deve ao fato de que existem vários tipos de treinos que trabalham sob condições que não fazem uso do oxigênio para o desenvolvimento muscular.

Lembrando que a prática de exercícios anaeróbicos sempre deve ser acompanhada de um profissional qualificado. Dessa forma, você pode ser avaliado e serão levadas em consideração as suas limitações, bem como capacidades e condicionamento físico na hora de traçar os objetivos do treino.

Vamos conhecer alguns exemplos de exercícios anaeróbicos que você pode incluir no seu dia a dia? Confira!

Musculação

A musculação é aquele treino que divide opiniões — uns amam, enquanto outros odeiam. Mas o que não se pode discordar é sobre os benefícios dessa modalidade para o corpo, não é mesmo?

Ela é classificada como um treinamento com pesos, também chamado de treinamento resistido. A principal caraterística da musculação é que é um programa de exercícios envolvendo movimentos contra uma resistência, utilizando, para isso, algum equipamento ou aparelho, como pesos livres, máquinas ou o próprio peso do corpo.

A musculação é um exercício anaeróbico devido à sua alta intensidade, sendo manipulado por diversas variáveis, tais como: quantidade de repetições, número de séries e de atividades, cadência e velocidade de execução, ordem dos exercícios, tempo de intervalo para recuperação, carga e sobrecarga.

Com um treino bem definido, a musculação promove ganho de força, redução da gordura corporal e aumento do metabolismo e da massa magra, inclusive em repouso. Uma coisa é certa: quem pratica colhe excelentes resultados.

Calistenia

O exercício anaeróbico de calistenia é considerado um treino muito prático, visto que pode ser praticado em qualquer lugar e apenas com o peso do corpo, favorecendo as pessoas que não gostam de ambientes fechados, como as academias.

A calistenia consiste em um treino funcional, em que é utilizado o peso do corpo para criar e aumentar os grupos musculares. Entre os movimentos realizados pela calistenia estão: agachamentos, saltos, prancha, abdominais, flexões, extensões, puxadas, entre outros exercícios isométricos.

Você até pode nunca ter ouvido falar em calistenia, mas esses movimentos usando somente o peso do corpo são muito conhecidos hoje em dia, devido à sua prática no crossfit, uma modalidade que tem sido cada vez mais procurada por quem deseja melhorar o desempenho físico e o tônus muscular.

Corrida em alta intensidade

Já sabemos que os exercícios anaeróbicos são caracterizados por movimentos mais curtos e intensos. A corrida, de uma forma geral, pode ser considerada um exercício aeróbico, o que muda é a estratégia na maneira de utilizar essa modalidade no treino.

Por isso, a corrida em alta intensidade é ideal para realizar o exercício com curta duração, pois envolve um esforço intenso e feito por um número limitado de músculos, em que há produção de ácido lático. Essa atividade é excelente para a queima de gordura e para o tônus muscular, aumentando a resistência e a performance.

Pilates

O pilates é um programa de treinamento que consolida benefícios tanto para o corpo quanto para a mente. Além das inúmeras vantagens, ele costuma ser procurado por pessoas que desejam sair um pouco do ambiente de academia, já que, geralmente, é praticado em estúdios específicos.

Os exercícios do pilates fortalecem principalmente os músculos do core, como abdômen, lombar, glúteos e oblíquos, considerado o centro da gravidade do nosso corpo, pois o suporta e estabiliza. Outro ponto favorável é que ele pode ser praticado pelas grávidas, sendo uma ótima opção de atividade física para esse período. 

Assim, o pilates é uma excelente alternativa para quem quer trabalhar, além do tônus muscular, o equilíbrio, a coordenação motora, a consciência corporal e, claro, a mente. A prática ajuda a ter mais controle da respiração e do próprio corpo e exige concentração, o que, sem dúvida, contribui de forma considerável para a saúde mental.

Benefícios dos exercícios anaeróbicos

Realizar regularmente exercícios anaeróbicos traz diversos benefícios para o nosso corpo, favorecendo a longevidade. Uma grande vantagem é a melhora no metabolismo, que se torna mais rápido e eficiente.

Com isso, outras partes do corpo também acabam sendo beneficiadas. Um exemplo claro disso é o sistema imunológico, que ganha mais força na hora de combater as doenças, o que contribui muito para o bom funcionamento dos órgãos. 

A partir do momento em que o corpo tem mais resistência, todo o sistema cardiovascular passa a trabalhar de maneira mais eficaz, favorecendo o condicionamento físico. Além disso, os ossos ficam mais fortes e resistentes a fraturas, lesões e outras complicações, como o surgimento de osteoporose.

E, por fim, o exercício anaeróbico promove a queima de gordura corporal. Esse é um dos principais benefícios promovidos por essa atividade, visto que há uma maior queima de calorias pelo organismo não somente durante o treino, mas também quando o corpo está em repouso, gerando o aumento da massa muscular.

Qual a diferença entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos?

A diferença entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos está no “combustível” que o corpo usa na hora de gerar energia. No caso dos aeróbicos, é utilizado o oxigênio. No entanto, as duas modalidades são indicadas para queimar gordura e acelerar o metabolismo.

Explicando com mais detalhes, nos exercícios aeróbicos o oxigênio é utilizado pelos músculos para produzir energia, enquanto nos anaeróbicos é usado o carboidrato presente nas células.

Os exercícios anaeróbicos trabalham um músculo por vez, ao contrário dos exercícios aeróbicos, em que são recrutados vários grupos musculares.

Agora que você já sabe o que são exercícios anaeróbicos e os seus benefícios, não resta mais nenhuma dúvida de que eles devem fazer parte da sua rotina, não é verdade? Afinal, quem não quer um metabolismo mais acelerado, resistência cardiorrespiratória e aumento de massa muscular?

Além da estética, o seu corpo só tem a ganhar com a prática de exercícios regulares, principalmente pelo fortalecimento do sistema imunológico. Por isso, não perca mais tempo e comece já a dar uma turbinada na sua vida fitness! O blog da Growth está aqui para incentivar você e trazer sempre as melhores informações.

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Leandro Twin

Leandro Twin

Assessor Esportivo

Meu nome é Leandro Lourenço Oliveira de Lima, sou Assessor Esportivo há mais de 10 anos, com quase 500 casos de sucesso. Trabalho tanto online para o mundo inteiro, quanto presencial em minha clínica em Moema (São Paulo). Ministro cursos, sou palestrante e também autor do livro “abdômen definido, como chegar lá?”. Sempre sonhei em ser professor e por ter um histórico de obesidade vencido pela musculação, me encantei e me dedico todos os dias para fazer isso para outras pessoas. Sou graduado em educação física (CREF: 128544-G/SP) e pedagogia. Julgo-me uma pessoa bastante realizada profissionalmente e agradeço a vocês a oportunidade a cada dia de eu me realizar ainda mais. Obrigado!