Como correr corretamente: dicas de como melhorar seu treino

Leandro Twin 12/12/2023

Um hábito simples, mas transformador muitas vezes é deixado de lado com a correria do dia a dia: a corrida. No entanto, à medida que exploramos os inúmeros benefícios físicos, mentais e emocionais associados a essa prática, fica cada vez mais evidente a importância do hábito na nossa jornada em busca de uma vida equilibrada e saudável. 

Aqui, reunimos alguns dos motivos pelos quais o exercício é benéfico no dia a dia, destacando como essa prática se torna um catalisador para a melhoria da aptidão cardiovascular, o alívio do estresse e a promoção do bem-estar mental, e, sobretudo, explicamos como correr corretamente para conquistar resultados ainda melhores com o esporte. 

Sumário

Quais são os benefícios de correr corretamente?

Apesar de a corrida ser uma das melhores práticas para a rotina de exercícios, por ser simples e muito saudável, é muito importante aprender a como correr certo para que os treinos não se tornem prejudiciais à saúde. 

Entre os seus benefícios, essa atividade física é uma das mais recomendadas para quem deseja aprender a como correr corretamente para emagrecer, já que se pode queimar até 700 calorias em apenas uma hora de exercício.

No entanto, muito além de ser aliada da perda de peso, a corrida também é reconhecida por contribuir para o fortalecimento da musculatura, para a melhora do condicionamento físico e por atuar na prevenção de doenças cardiovasculares e pulmonares.

Outro ponto importante é que, para que o exercício seja positivo para o organismo e até mesmo para otimizar os treinos, é essencial cuidar da postura na hora de correr. Isso porque o desleixo durante a prática pode resultar em diversos problemas, como fraturas por estresse nos ossos das canelas, inflamações nos joelhos, nos quadris ou atrás dos pés.

Para quem é indicado correr?

É correto correr todos os dias e qualquer pessoa pode praticar essa atividade física, desde que se sinta confortável durante o exercício e possua capacidade física para tal. Em casos de mal-estar, é sempre recomendado procurar a ajuda de médicos-especialistas ou correr com o acompanhamento de um personal trainer que pode te incentivar a iniciar uma jornada que respeite os seus limites físicos. 

Correr ajuda a emagrecer?

Como já abordamos nesse artigo, a corrida é uma grande aliada para quem deseja perder peso. Isto porque oferece uma queima significativa de calorias, já que o exercício cardiovascular acelera o metabolismo, promovendo o emagrecimento ao longo do tempo. 

Outro aspecto relevante é que a forma correta de correr estimula a oxidação de gorduras como fonte de energia, ou seja, também ajuda na redução da gordura corporal. 

Assim, ao iniciar essa prática, em pouco tempo é possível começar a sentir os efeitos positivos no corpo e na aparência física, desde o emagrecimento até uma maior disposição ao longo do dia. 

Tem diferença entre correr corretamente na esteira ou na rua?

Correr de maneira adequada na rua ou na esteira é uma busca contínua, visto que é necessário seguir algumas orientações para preservar a saúde e adaptá-las com base no que funciona e no que não funciona para cada pessoa e corpo em questão. Afinal, cada indivíduo possui um tipo físico diferente. 

Porém, algumas regras e dicas funcionam para quase todas as pessoas e são muito úteis para encontrar como correr e respirar corretamente, por exemplo, ou como corrigir a postura para correr e, assim, desenvolver a flexibilidade e o fortalecimento dos músculos envolvidos nessa atividade física, como pernas, braços e abdômen.

Dicas de como correr corretamente

Abaixo listamos alguns tópicos essenciais de como aprender a correr corretamente. Confira. 

Postura

  • Sempre incline o corpo para frente, evitando ao máximo que ele fique para trás ou projetando o peso para apenas um dos lados;
  • Mantenha os antebraços flexionados em um ângulo próximo a 90 graus. Ou seja, nem totalmente esticados, nem muito dobrados;
  • A cabeça também deve ser mantida em posição ereta e o olhar para frente, a fim de evitar desequilíbrios; 
  • Quadril, tornozelo e ombros devem estar alinhados sempre que os pés tocarem o chão;
  • Os cotovelos devem movimentar-se para frente e para trás e estar próximos ao quadril. 

Respiração

  • Busque sempre manter a respiração tranquila e encontre uma maneira de inspirar e expirar que seja confortável para você; 
  • Evite respirações muito curtas para evitar que o cansaço acometa o seu corpo logo no início da prática de exercícios. 

Pise corretamente

  • A pisada também é essencial para conseguir aguentar longas distâncias. Por isso, saiba que ela deve ser silenciosa e suave, evitando possíveis desgastes nos joelhos.

Tamanho da passada

  • As passadas podem variar de tamanho de acordo com quem está praticando o esporte. Velocistas, por exemplo, possuem 2,20 m de passada; 
  • Em geral, passos mais curtos costumam gerar menos gasto energético, o que pode ser essencial para quem está começando.

Utilize um tênis confortável

  • Veja a escolha de um bom tênis como investimento. Até porque esse é o único material necessário para a prática da corrida; 
  • Opte por opções bem confortáveis, com bastante absorção do impacto e que se ajustem ao seu tipo de pisada; 
  • Evite modelos muito macios, já que estes podem acarretar em instabilidade nos seus pés, sobrecarregando suas articulações, como joelhos e tornozelos; 
  • Opções muito duras também podem ser ruins por não atenuarem o impacto da corrida. Ou seja, busque o equilíbrio. 

Em geral, praticar corrida é uma atividade simples e que requer apenas vontade. Nas ruas, na praia ou na esteira, você pode trabalhar a sua rotina de treinos com ela em praticamente qualquer lugar. Apesar de se tratar de um exercício democrático e de toda a sua simplicidade, também é importante estar atento ao surgimento de dores em diferentes partes do corpo decorrentes da corrida. Se esse for o seu caso, não deixe de procurar um médico ortopedista e comece a correr também sob a supervisão de um personal trainer.

Referências:

ESPN BRASIL. Correr é bom para… Descubra os benefícios invisíveis da corrida. Acesso em 12/11/23

CORRIDA PERFEITA. Correr na esteira ou na rua? Conheça as diferenças e saiba o ponto principal. Acesso em 12/11/23

LA VIE SPORTS. Confira essas 5 dicas de como correr corretamente. Acesso em 12/11/23

ATLETIS. Como conquistar a postura correta para correr. Acesso em 12/11/23

COMPANHIA ATHLETICA. Como correr corretamente: 8 dicas para um treino eficaz. Acesso em 12/11/23

CORRIDA PERFEITA. Como escolher tênis de corrida? Características a analisar e 10 dicas para você não errar na escolha. Acesso em 12/11/23

CONTRA RELÓGIO. Quer correr mais rápido? Aumente a amplitude ou a freqüência da passada! Acesso em 12/11/23

Isto foi útil?

Obrigado pelo seu feedback!
Visitado 322 vezes, 1 visita(s) hoje.
Leandro Twin

Leandro Twin

Assessor Esportivo

Meu nome é Leandro Lourenço Oliveira de Lima, sou Assessor Esportivo há mais de 10 anos, com quase 500 casos de sucesso. Trabalho tanto online para o mundo inteiro, quanto presencial em minha clínica em Moema (São Paulo). Ministro cursos, sou palestrante e também autor do livro “abdômen definido, como chegar lá?”. Sempre sonhei em ser professor e por ter um histórico de obesidade vencido pela musculação, me encantei e me dedico todos os dias para fazer isso para outras pessoas. Sou graduado em educação física (CREF: 128544-G/SP) e pedagogia. Julgo-me uma pessoa bastante realizada profissionalmente e agradeço a vocês a oportunidade a cada dia de eu me realizar ainda mais. Obrigado!