Como a albumina age no corpo humano?

Diogo Círico 01/03/2017

Para saber identificar qual a função da albumina, é preciso entender o seguinte: responsáveis por regular diversas atividades metabólicas, as proteínas provenientes dos alimentos são quebradas em aminoácidos durante o processo de digestão. Essas moléculas menores são absorvidas pelo organismo e transportadas na corrente sanguínea.

Existem oito aminoácidos que não são produzidos naturalmente pelo homem, chamados de essenciais, e precisam ser obtidos por meio da alimentação. São eles: isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, triptofano, treonina e valina.

Entre as principais fontes desses aminoácidos, está o ovo, que se destaca por ser rico em albumina, uma proteína completa de alto valor biológico. A inclusão de ovos em uma dieta equilibrada e saudável é essencial para garantir a reposição diária de proteínas, mas nem sempre essa quantidade é suficiente – em especial, para quem faz atividades físicas intensas regularmente.

Por isso, a suplementação indicada e orientada por um nutricionista se faz necessária para a recuperação do corpo após o treino e o ganho de massa muscular. Continue lendo este post para saber qual a função da albumina e também como ela age em nosso corpo, pois só assim você poderá usufruir o melhor deste produto.

Sumário

Afinal, qual a função da albumina?

Mas como a albumina age no corpo humano? Quando os músculos são submetidos à tensão, como ocorre durante a prática de exercícios físicos, eles sofrem microlesões. Esses pequenos danos precisam ser reparados para evitar problemas futuros, como processos inflamatórios e rompimento de estruturas musculares. Para regenerar o tecido muscular danificado, o organismo conta com a ação de proteínas e hormônios nos momentos de relaxamento e descanso do corpo.

Ao realizar o processo de reparação, o corpo estimula o crescimento de novos músculos. Por isso, quem tem como objetivo a hipertrofia precisa treinar constantemente, aumentando as cargas aos poucos, para estimular os danos e, consequentemente, ter ganho de massa muscular. Ao ser ingerida, a albumina é quebrada e absorvida pelo organismo, atuando na síntese proteica muscular e auxiliando no reparo e no crescimento de novos tecidos musculares.

Tendo em mente qual a função da albumina no organismo, é possível inserir este suplemento em sua dieta de uma maneira bem mais estratégica. Mas além de saber como o suplemento age no corpo, o acompanhamento com um profissional da área de nutrição é de grande importância. Outro ponto relevante sobre a albumina é conhecer o tempo de digestão e absorção que ela possui em nosso organismo.

Tempo de digestão e absorção

O suplemento de albumina é extraído da clara do ovo desidratada e possui baixa quantidade de gorduras e calorias. Seu tempo de digestão e absorção é mais lento, por isso, pode ser consumido em momentos estratégicos do dia para que os seus benefícios sejam aproveitados quando o corpo mais precisa, como é o caso da reparação e do crescimento do tecido muscular. Essa característica também garante o aumento do período de saciedade, o que é positivo para quem quer seguir os horários corretos das refeições.

Após o treino, a albumina pode ser consumida com outros suplementos proteicos, como o whey protein. Essa combinação acelera a reposição de proteínas e a reconstrução do tecido muscular. A quantidade de albumina ingerida diariamente pode variar de acordo com o tipo de atividade praticada, os objetivos traçados e as características físicas de cada indivíduo.

A recomendação geral de consumo de proteínas por dia é de 1,2 g a 2 g por quilo de peso corporal – assim, uma pessoa de 85 kg precisa ingerir de 102 g a 170 g de proteínas diariamente. Conhecendo esses valores, é possível balancear o consumo de alimentos e suplementos na dieta com a orientação de um profissional da saúde.

E aí, gostou de conhecer um pouco mais e saber qual a função da albumina? Aproveite para conferir outros textos a respeito do dia a dia de quem é apaixonado por exercícios físicos.

Visitado 21 vezes, 1 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067