Benefícios do exercício físico

Exercício Físico: Conheça todos os benefícios!

Em tempos de pandemia, home office, diversas atividades ao mesmo tempo e inúmeros compromissos, sem falar no famigerado estresse, todos tentamos equilibrar uma rotina saudável, não é mesmo? Por muitas vezes sentimos que os afazeres do dia a dia fogem ao nosso controle – e, cá pra nós, nem tem como controlar tudo mesmo, concorda?

É aí que devemos estar atentos aos benefícios do exercício físico para a saúde física e mental e não deixar de incluí-los, ainda que seja na correria do cotidiano. Se você sente que em algum momento se deixou de lado, ou ainda não conhece de forma abrangente os benefícios do exercício físico, fique com a gente e acompanhe essas dicas imperdíveis!

Benefícios de praticar exercícios físicos

Além de apresentar inúmeros benefícios à saúde, a atividade física promove a longevidade, retardando o envelhecimento e prevenindo o surgimento de doenças crônicas degenerativas, que podem aparecer em decorrência do sedentarismo.

Sabemos que o sedentarismo é a consequência da falta de atividades físicas, sendo um dos principais fatores para o desenvolvimento de doenças e alterações cardiovasculares e metabólicas.

A qualidade de vida está diretamente ligada ao bem-estar físico, mental e emocional, sendo o exercício físico um dos meios mais eficazes para desenvolver essas aptidões no ser humano.

Além de proporcionar todos esses ganhos em termos gerais de saúde, o exercício físico ainda aumenta a autoestima, dando a sensação de cuidado e amor próprio com nosso corpo, sentimentos essenciais para dar aquele gás, especialmente quando os percalços do dia a dia atrapalham na disposição – quem já não passou por isso?

Mas se você ainda não se convenceu, vamos conferir mais alguns benefícios do exercício físico e te dar a motivação que está faltando!

  • Ajuda a diminuir e controlar o peso;
  • Reduz o risco de doenças no coração, pressão alta, osteoporose, diabetes e obesidade;
  • Melhora os níveis de colesterol no sangue, diminuindo o ruim e aumentando o bom;
  • Aumenta a resistência muscular;
  • Proporciona maior flexibilidade aos tendões e ligamentos;
  • Ajuda a tratar a depressão, trazendo bem-estar mental;
  • Alivia o estresse e a ansiedade;
  • Combate a insônia;
  • Ajuda a produzir serotonina, o hormônio do humor e bem-estar.

Com tantos benefícios assim, não tem como não querer incluir uma atividade física na sua rotina e movimentar o corpo. E aí, vamos começar?

Como começar a praticar exercícios físicos?

O primeiro passo para começar a praticar exercícios físicos é escolher uma atividade que seja do seu gosto. Sim, isso conta muito!

Quando associado ao lazer, além de se tornar mais leve e mais fácil de ser executado, o exercício vai te dar muito mais prazer e fazer com que os benefícios sejam maiores e mais bem absorvidos pelo organismo. Então gostar do tipo de atividade tem que ser levado em consideração antes do início.

Outro fator importantíssimo antes de começar é consultar o seu médico, aquele que já te acompanha, por exemplo um cardiologista. Ele irá fazer uma avaliação completa da sua situação, necessidades e condições para a realização da prática mais indicada.

Pode acontecer daquela atividade física que a gente gosta tanto não ser a mais favorável para nossa condição física e melhoria da saúde naquele momento, concorda? Mas é exatamente por isso que é fundamental a participação do profissional. Ele irá solicitar exames complementares para, juntos, traçarem a estratégia mais adequada. O que não vale é ficar parado.

Algumas dicas ajudam muito quem é iniciante nos exercícios físicos, vem ver!

  1. Para quem é iniciante, o ideal é começar com atividades mais leves e ir aos poucos aumentando o ritmo e a velocidade, no passar das semanas.
  2. Para dar mais motivação, que tal chamar alguém que mora com você ou um amigo? Dessa forma, um motiva o outro!
  3. Autoconhecimento é muito importante. Crie metas que sejam realistas para si mesmo.
  4. Aproveite os afazeres domésticos para se exercitar. Bote uma música para acompanhar e vá deixando o corpo fluir os movimentos.
  5. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que, para ter efeitos na saúde, a prática deve ser regular. No mínimo 30 minutos por dia, cinco vezes na semana.
  6. É normal sentir incômodos musculares no início. Mas se as dores persistirem, como dores na lombar, por exemplo, algo está errado com seu corpo. Respeite seus limites.
  7. Em virtude da pandemia, dê preferência a praticar exercícios em casa. Se a sua cidade estiver em reabertura, retorne com todos os cuidados, ou opte por se exercitar em lugares abertos.
  8. Para manter o hábito e facilitar o deslocamento, procure locais que sejam próximos à sua casa.
  9. A prática de alongamentos é de suma importância. Não esqueça de separar um momento para eles antes dos exercícios.
  10. Por último, mas não menos importante: hidrate-se! O suor liberado na prática de exercícios faz com que o corpo fique desidratado.

O que achou das dicas? Vale lembrar que não adianta querer virar atleta na primeira semana, ou recuperar de forma rápida o tempo perdido. Vá aos poucos, no seu ritmo, só não pense que exercício físico não é coisa para você. É, sim!

Tipos de exercícios físicos

Já se convenceu dos benefícios e de como é simples começar, mas ainda está perdido em relação aos tipos de exercícios físicos que pode praticar? A gente te ajuda!

Como vimos, o acompanhamento médico é fundamental. Mas é essencial também que você goste da atividade para que ela se torne um hábito. Caso você opte por se exercitar em academias, ou ter um personal trainer, todo o seu treino será elaborado e supervisionado por ele. Mas existem outros tipos de exercícios que são muito fáceis e não dependem de academia, vamos ver?

  • Dançar;
  • Caminhar;
  • Pular corda;
  • Fazer agachamentos;
  • Subir e descer escadas;
  • Fazer polichinelos;
  • Fazer prancha;
  • Alongar-se.

Esses exercícios podem ser feitos por iniciantes e não precisam de academia, quem diz a intensidade é você. Lembrando que alguns cuidados devem ser mantidos, como vamos conferir a seguir.

Cuidados na prática de exercícios físicos

Se a sua escolha for praticar exercícios físicos em casa ou ao ar livre, alguns cuidados são imprescindíveis para evitar as famigeradas lesões. Então é importante prestar bastante atenção a alguns detalhes.

Dê preferência a exercícios com os quais você já possui alguma familiaridade ou facilidade em praticar, ou seja, não comece com exercícios que não conhece. Uma boa dica para isso é seguir treinos divulgados na internet por profissionais da área, como em aplicativos ou canais no YouTube.

Pratique com moderação e sempre em intensidade baixa. Não pare de uma vez cada exercício. Vá diminuindo o ritmo aos poucos. Se já possui lesões, não faça nada sem antes passar pela avaliação do seu médico. Seguindo essas orientações, você estará apto a incluir esse hábito no seu dia a dia!

Para quem é indicada a prática de exercícios físicos?

Em termos gerais, a prática de exercícios físicos é indicada para todas as idades. Desde a infância, a endorfina, serotonina e dopamina liberadas durante a atividade física ajudam a aumentar a disposição, fortalecem o sistema imunológico e melhoram o desempenho escolar, sendo assim indicada para crianças, adolescentes e adultos.

Dessa forma, é recomendada para todas as idades. No entanto, pessoas que possuem hipertensão não controlada, grávidas com problemas de eclâmpsia ou outros problemas, como cardiológicos ou articulares, só devem praticar atividades recomendadas pelos médicos e, de preferência, acompanhadas de um profissional de educação física.

Para evitar complicações, todos devem estar atentos aos seus problemas de saúde preexistentes, ao peso e a doenças crônicas. Além disso, é importante prestar atenção em algumas situações durante o exercício, como dor no peito, falta de ar, tontura e palpitações. Nesses casos específicos, o recomendado é parar o exercício físico imediatamente e procurar ajuda médica o quanto antes, para que não haja sequelas.

Com exceção desses casos específicos, qualquer pessoa está apta a iniciar uma atividade física o quanto antes. A prática regular de uma atividade física é capaz de melhorar a circulação sanguínea, aumentar a imunidade, ajudar a emagrecer, reduzir o risco de doenças cardíacas, fortalecer os ossos, entre outros benefícios.

Portanto, exercícios podem ser feitos em qualquer idade. Lembrando da importância de realizar exames para avaliar o estado de saúde em geral, especialmente as condições do coração e lesões articulares.

Não é novidade que exercícios físicos possuem inúmeros benefícios. O segredo é transformar essa prática num hábito e incorporar na sua rotina. Vamos começar? Confira algumas dicas de exercícios para o ombro, exercícios para diástase, exercícios para ganhar massa muscular, exercícios para costas e muito mais em nosso blog!