água com limão

Água com limão: Conheça os mitos e verdades!

Você já ouviu dizer que a água com limão durante a manhã faz milagres para emagrecer?

Confira a seguir dicas sobre as propriedades da fruta, os principais benefícios da combinação e entenda como a mudança de comportamento e a alimentação saudável podem influenciar no processo de emagrecimento.

Veja todos os tópicos deste conteúdo!

  1. Limão e suas propriedades
  2. Para que serve água com limão
  3. Benefícios da água com limão
  4. Água com limão em jejum
  5. Água com limão emagrece?
  6. Água com limão e uma alimentação saudável
  7. Água com limão e chia
  8. Água com limão e gengibre

Limão e suas propriedades

Antes de entender para que serve a água com limão, vamos conhecer os principais benefícios do limão.

O limão é uma fruta cítrica, conhecida como citrus limonum, com propriedades e nutrientes compostos por vitaminas do complexo B (B1 e B2), vitamina C, minerais (cálcio, cobre, magnésio, potássio, zinco, fósforo e manganês) e fibras (pectina e D-Limoneno).

A fruta possui diferentes variedades, como limão siciliano, limão galego, limão cravo e limão taiti – ou tahiti –, que é o mais popular e utilizado no dia a dia das cozinhas brasileiras.

Para que serve água com limão

Agora que já conhecemos as propriedades do limão, vamos tirar algumas dúvidas em relação aos mitos e verdades sobre para que serve a água com limão.

Segundo a nutricionista Sophie Deram, doutora pelo departamento de Endocrinologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), o maior mito da água com limão é achar que existe relação da combinação com o equilíbrio do pH do sangue.

O que acontece na verdade é que o sangue humano funciona como uma solução-tampão, que já possui os próprios mecanismos naturais que garantem o pH estável. Portanto, trabalha sem a ajuda de outros componentes.

Com uma quantidade notável de vitamina C, o limão torna-se uma fruta riquíssima em fornecer a melhora na imunidade do organismo, assim como em outros alimentos: acerola, pimentão, laranja, kiwi, caju, kiwi, brócolis, entre outros.

Uma verdade citada pela doutora é em relação à melhora da digestão, que acontece por meio do ácido cítrico ao aumentar a secreção dos ácidos gástricos. Mas, como veremos mais à frente, não devemos confundir com o milagre do emagrecimento.

Apesar de muitas controvérsias sobre a combinação da água com limão, não devemos ignorar a importância do conjunto de fatores benéficos que são oferecidos para o nosso corpo, como a hidratação por meio da água e dos nutrientes do limão, essenciais para manter o nosso sistema imunológico resistente.

Benefícios da água com limão

Conheça os principais benefícios da água com limão.

  • Auxilia no tratamento da anemia, pois a vitamina C facilita a absorção do ferro.
  • Ação antioxidante, por meio da vitamina C, que regula os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce.
  • Alivia e reduz os sintomas de gastrite e azia, com o controle da acidez estomacal.
  • Auxilia na produção de colágeno da pele e das articulações.
  • Diminui a pressão arterial.
  • Manutenção da saúde dos ossos, por meio do cobre e do fósforo, que contribuem para a absorção do cálcio, e prevenção de doenças como a osteoporose.
  • Melhora o sistema imunológico, com a diminuição de casos de inflamação, gripes e resfriados.
  • Previne câimbras e fraquezas musculares.

Água com limão e acidez estomacal

De acordo com artigo publicado pela Revista Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, o limão apresenta atividades benéficas para o tratamento da acidez estomacal, como a gastrite. Uma vez que ingerido, o ácido cítrico do limão se oxida e age como complexante tamponante e bloqueador de prótons, sendo um alcalinizante – como uma base capaz de neutralizar a acidez interna.

Água com limão em jejum

Segundo estudos, o jejum é uma alternativa confiável para auxiliar em casos de doenças cardiovasculares, nos níveis de diabetes, entre outros, mas deve ser administrado com indicação médica e conforme as necessidades individuais e de biotipo.

A grande preocupação da doutora e nutricionista Sophie Deram está na maneira eficaz como as pessoas enxergam o jejum, mesmo sem existir comprovação da relação do emagrecimento saudável e do jejum. Segundo ela, as dietas restritivas com o uso do jejum podem levar à perda de peso muito rapidamente, mas nunca de maneira saudável e estável.

Muitas pessoas se perguntam se existem benefícios do limão em jejum. A verdade é que ao beber a água com limão de manhã ou à noite você não terá benefícios milagrosos como dizem, pois a concentração de pectina (tipo de fibra que ajuda no aumento da saciedade) está concentrada na casca do limão e, portanto, a quantidade de pectina no sumo é insuficiente para promover tal ação.

Ainda de acordo com a nutricionista e doutora do departamento de Endocrinologia da FMUSP, o ideal é que ao invés de tomar água morna com limão pela manhã se consuma outras frutas com casca, como a maçã, um cacho de uva ou até mesmo uma laranja com o bagaço, para auxiliar no processo digestivo durante o dia.

Água com limão emagrece?

Mas, afinal, existe a dieta do limão e a dieta da água?

Não, água com limão não faz perder peso. Segundo a nutricionista, as dietas da água com limão, de certa maneira, tornam-se mitos, pois o equívoco acontece quando utiliza-se diversos alimentos que auxiliam no aceleramento do metabolismo, como limão, gengibre, entre outros, e, devido às suas propriedades termogênicas, que ajudam na perda de peso, faz com que o fato se torne popular.

O mito de que beber água emagrece também ocorre, pois a água é essencial para a hidratação e ajuda na redução do sódio, o que significa que ao eliminar o líquido do corpo temos uma diminuição significativa do inchaço. Porém, não se deve levar em consideração com uma dieta específica para emagrecer, justamente por ser parte do processo.

Água com limão e uma alimentação saudável

A dica da doutora Deram é que se faça uma consulta a um especialista de confiança da área da saúde, para obter informações de uma dieta com baixo consumo de alimentos ultraprocessados (com alto teor de gordura, açúcar e sódio), com uma quantidade de água adequada por dia e, o mais importante, que respeite os limites das suas necessidades individuais, como os sinais de fome e saciedade.

Uma opção prática de receita saudável e que teria todo o incentivo para fazer parte de uma alimentação saudável são os chamados “suco detox“, que pode ser preparado com água gelada ou natural e diversas frutas, como abacaxi, manga, ameixa, mamão, maracujá, etc. Além de fontes de vitaminas, os sucos ajudam na prevenção de enfermidades, como gripes, tosses e resfriados no dia a dia.

Você também pode inserir a água com limão em receitas, como bolos, tortas, mousses e saladas, e ainda consumir as raspas da casca do limão, utilizando-as como decoração.

Lembrando que uma alimentação saudável também deve ser ligada à prática de exercícios físicos diários e, se necessário, ao consumo de suplementos, de acordo com as necessidades do momento.

Água com limão e chia

A água com limão e chia é uma ótima opção para se refrescar nos dias com temperaturas mais elevadas, como no verão. A chia é uma semente rica em proteínas, fibras, vitaminas, lipídeos, minerais e substâncias antioxidantes, capaz de ajudar no sistema imunológico e no controle glicêmico. Se o suco for consumido na dosagem correta, os efeitos das propriedades serão de hidratação (água), saciação (chia) e imunização (vitaminas do limão).

Água com limão e gengibre

O gengibre na água é uma ótima opção para quem gosta de consumir bebidas termogênicas. O gengibre é uma planta fitoterápica rica em antioxidantes naturais (ácidos salicílico, cafeico, ferúlico, sináptico e gálico), que ajudam no tratamento de diversas doenças e no aceleramento do metabolismo.

O suco de limão e gengibre tem efeitos diuréticos positivos na redução de inchaço e retenção de líquido no corpo, além do chá de gengibre com limão e mel, que é uma excelente alternativa para aliviar os sintomas da gripe.

Referências
DERAM, Sophie. Água com limão em jejum: 3 mitos e 2 verdades. Departamento de Endocrinologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP, 27 jul. 2018. Disponível em: https://www.sophiederam.com/br/o-que-comer/agua-com-limao-em-jejum/. Acesso em: 30 jul. 2020.

ROCHA, Yana Maria Amaral; DA SILVA, Leonardo Patrick Enéas; RÉGIS, Wiliam César Bento. Chia: Composição nutricional e benefícios para a saúde humana. Percurso Acadêmico, Belo Horizonte, v. 7, ed. 14, p. 483-493, jul/dez 2017. DOI https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2017v7n14p483-493. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/15194. Acesso em: 30 jul. 2020.

SILVA, Mateus Gonçalves et al. A utilização das propriedades terapêuticas do limão no tratamento da gastrite. Revista Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, v. 9, n. 4, 2019. Disponível em: https://editoraverde.org/gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/7309. Acesso em: 04 ago. 2020.