Chá de gengibre: veja os benefícios desse chá e a melhor forma de prepará-lo!

Growth 02/06/2020

Sabia que o chá de gengibre é rico em compostos fitoquímicos que proporcionam diversos benefícios à sua saúde?

O chá de gengibre é um fitoterápico rico em antioxidantes naturais utilizado para o tratamento de diversas enfermidades, além de auxiliar no processo de emagrecimento.

Banhos e compressas quentes de gengibre também são indicados no tratamento de dores nas articulações, dores de cabeça e na coluna.

Assim como o chá de canela e o de hibisco, o chá dessa raiz diminui a retenção de líquidos, além de possuir poder antioxidante.

Para aproveitar ao máximo os benefícios do gengibre, saiba aqui como preparar o chá deste poderoso fitoterápico!

Veja aqui os tópicos deste conteúdo:

  1. Saiba 9 benefícios do chá de gengibre
  2. Ação antioxidante
  3. Aliado no emagrecimento
  4. Como fazer chá de gengibre
  5. Contraindicações do chá de gengibre

Saiba 9 benefícios do chá de gengibre

Diversas pesquisas mostram que o consumo do chá de gengibre está diretamente relacionado ao tratamento de gripes, resfriados e até mesmo de doenças como a diabetes.

Veja como o chá age no seu organismo e os benefícios proporcionados.

  • Auxilia no tratamento de gripes, tosse e resfriado.
  • Alivia as dores menstruais.
  • Alivia dores de cabeça e dores na coluna.
  • Aliado no emagrecimento.
  • Ação anti-inflamatória e antibacteriana.
  • Controla ânsia de vômito e náuseas.
  • Combate a hiperglicemia, auxiliando na diabetes.
  • Diminui a congestão nasal.
  • Poder diurético.

Além de ser rico em compostos antioxidantes, o chá de gengibre também apresenta vitaminas do complexo B, vitamina C e outros minerais.

Propriedades antioxidantes do gengibre

Assim como o chá verde, o chá de gengibre também é uma excelente fonte de compostos antioxidantes. É possível encontrar no chá ácidos como salicílico, cafeico, ferúlico, sináptico e gálico, que possuem grande ação antioxidante.

Incluir alimentos ricos em antioxidantes na sua dieta irá controlar a ação de radicais livres no organismo, diminuindo os riscos de desenvolver doenças causadas por processos inflamatórios, como diabetes e dores musculares, além de prevenir o envelhecimento precoce.

Por barrar a ação de agentes inflamatórios, o chá de gengibre também é uma ótima opção para o tratamento de dores de garganta.

Como o chá de gengibre auxilia no emagrecimento?

Afinal, o chá ajuda no emagrecimento? A resposta é positiva! Por ser uma bebida termogênica, o chá de gengibre é capaz de aumentar o metabolismo, gerando maior gasto calórico e queima de gordura.

O chá também tem ação diurética, o que reduz o inchaço e a retenção de líquidos.

Como fazer chá de gengibre

Preparar o chá de gengibre é muito simples, podendo utilizar o gengibre fresco, desidratado ou em pó. Para aproveitar ao máximo os benefícios, é recomendado fazer uso da raiz fresca.

Receita tradicional: utilize 4 cm da raiz fresca, ralada ou cortada. Ferva 1 litro de água e adicione o gengibre. Deixe tampado, em fervura, por dez minutos. Coe e sirva.

Chá de gengibre com limão e mel: este chá é a melhor opção para quem busca aliviar os sintomas da gripe. Prepare o chá de gengibre (conforme a receita acima), adicionando o suco de um limão e mel a gosto.

Chá de gengibre com cravo e canela: para esta receita, siga as instruções do chá de gengibre simples. Na água fervente, adicione uma canela em pau e cinco cravos-da-índia.

Também é possível adicionar ao chá outros que sejam de sua preferência, como chá-verde, chá de hibisco ou chá-mate, que ajudam a potencializar o efeito termogênico do chá.

Outros ingredientes que podem ser adicionados ao chá são os seguintes.

Carqueja: uma planta com propriedades anti-inflamatórias e que auxilia no emagrecimento.

Hibisco: planta rica em polifenóis; auxilia no tratamento de doenças cardiovasculares.

Contraindicações do chá de gengibre

Apesar de todos os seus benefícios, o consumo do chá de gengibre não é indicado para pessoas que possuem doenças hemorrágicas, úlceras ou que façam uso de medicamentos anticoagulantes.

Além disso, o consumo em excesso de alimentos termogênicos pode causar um aumento da pressão arterial, quadros de hipoglicemia, insônia e taquicardia.

Porém, se consumido de maneira adequada, o chá de gengibre irá trazer diversos benefícios à saúde, além de adicionar mais sabor à sua dieta!

Tem interesse por conteúdos sobre nutrição, dietas, suplementos e treinos? Então, continue acessando o blog da Growth! Aqui, você encontra conteúdos exclusivos e dicas imperdíveis para conquistar uma rotina mais saudável.

Referências
BEAL, B.H. Atividade antioxidante e identificação dos ácidos fenólicos do gengibre (Zingiber officinale Roscoe) 2006. 87 p. Dissertação (Mestrado em Ciência dos Alimentos) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Santa Catarina, 2006.

LIMA, Alessandro de. et. al. Gengibre (Zingiber officinale roscoe), propriedades bioativas e seu possível efeito no diabetes tipo 2: estudo de revisão. Rev. Saúde em Foco, Teresina, v. 1, n. 2, art. 1, p. 15-25, ago./dez. 2014.

NICÁCIO, Gabriela L. S. et al. Breve revisão sobre as propriedades fitoterápicas do Zingiber officinale roscoe – o gengibre. Sinapse Múltipla, 7(2), dez., 74-80, 2018.

SOUSA, Luciane Santos et al. Estudo prospectivo sobre as propriedades terapêuticas do zingiber officinale (gengibre) com ênfase na ação antimicrobiana. Revista GEINTEC, São Cristóvão/SE – 2013. Vol. 3, n. 5, p.427-436

Visitado 158 vezes, 1 visita(s) hoje.
Growth

Growth

Nutricionista

Texto produzido pela equipe da Growth Supplements com supervisão do nutricionista Diogo Círico (CRN 10 – 2067).