Quem pode tomar creatina? Veja a resposta

Diogo Círico 25/09/2023

Queridinha do mundo fitness, a creatina é amplamente reconhecida como um dos suplementos mais eficazes para otimizar a recuperação muscular e fortalecer o corpo, especialmente quando combinada com um treinamento adequado. No entanto, antes de incorporá-la à dieta, é importante saber quem pode tomar creatina.

Isso porque cada pessoa tem necessidades e objetivos únicos, portanto, é importante avaliar se a creatina é apropriada para a sua situação. Vários grupos podem se beneficiar do uso de creatina, incluindo atletas, fisiculturistas, entusiastas do fitness e até mesmo pessoas com condições de saúde específicas. 

Confira o texto a seguir e saiba tudo sobre esse suplemento.

Sumário

O que é creatina?

A creatina é um composto natural encontrado em pequenas quantidades em alimentos como carne vermelha e peixes. No entanto, é mais comumente conhecida como um suplemento dietético usado para melhorar o desempenho físico e promover o ganho de massa muscular.

Ao tomar creatina como suplemento, você pode aumentar os níveis intramusculares desse composto, o que pode levar a melhorias no desempenho durante exercícios de alta intensidade e curta duração, ajudando a acelerar a recuperação entre as sessões de treinamento. 

Isso faz da creatina uma escolha popular entre atletas e pessoas que buscam aumentar a força, resistência e massa muscular. Além disso, a creatina também tem sido estudada por seus possíveis benefícios na saúde cerebral e em outras funções do organismo.

Como a creatina age no organismo?

A creatina desempenha um papel fundamental na produção de energia de curto prazo durante atividades de alta intensidade, como a musculação. Dessa forma, ela age ajudando a regenerar o ATP (trifosfato de adenosina), principal fonte de energia celular imediata, permitindo que os músculos realizem esforços explosivos e de alta intensidade.

Ao consumir creatina, ela é absorvida pela corrente sanguínea e transportada para os músculos. Lá, a creatina se combina com o fosfato para formar a fosfocreatina, que atua como uma reserva de energia imediata nos músculos. 

Durante atividades intensas, o ATP é rapidamente quebrado para liberar energia. A fosfocreatina, então, entra em ação para reciclar rapidamente o ATP, permitindo que os músculos continuem a realizar esforços intensos. 

Além disso, a creatina também pode ter efeitos positivos na retenção de água intramuscular, no metabolismo energético e até mesmo na saúde cerebral.

Benefícios da creatina

Como é possível observar, a creatina oferece uma variedade de benefícios para aqueles que a utilizam como suplemento. Elencaremos todos eles para ficar ainda mais claro:

  • aumento de força e potência muscular;
  • ganho de massa muscular;
  • melhoria do desempenho anaeróbio;
  • recuperação muscular mais rápida;
  • aumento da hidratação muscular;
  • melhoria na saúde cerebral;
  • melhoria na função metabólica.

A creatina é indicada para todos? Quem pode tomar?

A creatina é um suplemento alimentar amplamente utilizado e bem tolerado, mas sua indicação não é universal. Ela é mais comumente recomendada para pessoas que buscam melhorar o desempenho atlético, aumentar a força muscular e promover o crescimento muscular

No entanto, é importante ressaltar que o consumo de creatina pode não ser adequado para todos. Além disso, mulheres grávidas ou em amamentação devem buscar orientação antes de iniciar qualquer suplementação.

Sempre é recomendado conversar com um profissional de saúde ou um nutricionista antes de iniciar a suplementação de creatina para garantir que seja adequada às suas necessidades e objetivos individuais.

Referências:

SOUZA, Elton Bicalho de; SILVA, Márcio Henrique Valin. A Creatina como recurso ergogênico nutricional: uma revisão da literatura. JIM — Jornal de Investigação Médica, 2022. Acesso em: 08/08/2023.

ARAGÃO, Graziela de Carvalho; FERREIRA, José Carlos de Sales. Benefits of creatine as a nutritional supplement. Research, Society and Development, [S. l.], 2022. Acesso em: 08/08/2023.PESSOA, João Pedro Arruda; CAMPOS, Ana Luísa Braga et al. Creatine supplementation in the elderly: effects and benefits. Research, Society and Development, 2023. Acesso em: 08/08/2023.

Visitado 85 vezes, 1 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067