5 chás para ajudar no emagrecimento

Diogo Círico 05/01/2017

Presentes na sabedoria tradicional de diversos povos, os chás atravessam gerações e acumulam listas imensas de benefícios para a saúde. Entre eles, a perda de gorduras é um dos principais destaques, principalmente para quem está com foco na dieta e no emagrecimento. Vale a pena pensar em incluir alguns desses sabores na sua rotina, e com certeza esse não será um grande sacrifício. São opções deliciosas para todos os gostos, com variedades mais refrescantes que você pode até beber gelado durante o dia. Confira aqui os principais chás, seus benefícios e receitas para aproveitar todas as propriedades.

Chá verde

Famoso termogênico e presente até mesmo na dieta dos atletas, o chá verde é a escolha certeira para quem procura mais saúde no dia a dia. Ele possui cafeína na sua composição, o que garante estímulo para encarar as atividades físicas e queimar todas as calorias que você precisa, especialmente as gorduras. Outro fator importante é que esse chá, como foi dito, possui ação termogênica, garantindo a queima de mais calorias no corpo. Por fim, sua ação antioxidante garante também a proteção do organismo e a ajuda na recuperação dos treinos mais intensos. Vale a pena incluir uma porção do chá ao menos uma vez ao dia para sentir seu impacto direto na qualidade de vida. No verão você pode até mesmo bebê-lo gelado e com limão – um refresco perfeito para os dias quentes!

Leia mais: Como tomar termogênico? Saiba mais aqui!

Chá preto

Muitas das receitas de chá têm origem na famosa planta Camellia sinesis, como é o caso do chá verde, do chá branco e do chá preto. O que difere esses três é justamente o ponto de fermentação, o modo de preparo e a fase da vida da planta com que eles são preparados. O grande diferencial do chá preto é a quantidade de cafeína, super potente nessa mistura. Ele é um excelente substituto do famoso cafezinho e garante de quebra alguns benefícios especiais. Além de um termogênico, esse chá também possui alguns tipos de polifenóis capazes de reduzir o apetite e de ajudar a eliminar as gordurinhas.

Chá de hibisco

Na lista diária de várias famosas e em dietas voltadas para o emagrecimento, o chá de hibisco é um dos mais cotados. Ele ganhou muito mais fama recentemente, através da internet. Entretanto, assim como qualquer ingrediente, ele deve ser consumido com equilíbrio e respeitando as indicações do seu nutricionista. O nome pode lembrar as flores de hibisco geralmente presentes nos jardins – entretanto, tome muito cuidado: esse chá é fabricado através de outra planta. Sua ação é justamente evitar que as gordurinhas se acumulem nas áreas mais indesejadas. Uma pesquisa recente publicada no Journal of Ethnopharmacology garante que o chá contribui para inibir as gorduras acumuladas especialmente nas regiões do abdômen e quadris. Ou seja, tudo o que você buscava em uma bebida.

Chá Oolong

Consumido há séculos na cultura chinesa, o chá de Oolong vem despertando cada vez mais atenção no Ocidente. Trata-se de uma erva que possui alta quantidade de minerais, como cálcio, potássio e antioxidantes. Além disso, essa infusão também possui vitamina A, B, C, E e K, além de baixas quantidades de cafeína. Tudo isso faz com que ele se encaixe bem até mesmo nos horários antes de dormir, relaxando com um sabor levemente adocicado e um pouco amargo. A sabedoria do Oriente também aponta benefícios para a pele e até mesmo a diminuição do colesterol no sangue. Vale a pena experimentar essa novidade e garantir uma ajuda no emagrecimento.

Leia mais: Para que serve termogênico? Saiba tudo aqui!

Chá de gengibre

Uma das principais receitas buscadas por quem deseja emagrecer, o chá de gengibre é um excelente termogênico. Sua ação ajuda na queima das calorias e no aumento da velocidade do metabolismo. O chá de gengibre também é um velho conhecido no tratamento de resfriados e inflamações. Por isso, vale a pena apostar na receita periodicamente, garantindo sempre o cuidado com a saúde. A proporção é de uma colher de sopa de gengibre para cada litro de água. Ele é bem fácil de preparar: basta ferver a água com o ingrediente durante 10 minutos e tomar assim que esfriar levemente.

Visitado 26 vezes, 1 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067