Quer mais proteínas no seu dia a dia? Invista na albumina

Conhecer as suas necessidades nutricionais diárias é o primeiro passo para alcançar os melhores resultados na academia. Com a orientação de um nutricionista, é possível montar uma dieta saudável e adequada para o seu tipo de treino, combinando diferentes grupos alimentares para aproveitar ao máximo os seus benefícios e garantir o bom funcionamento do corpo. Quem pratica atividades físicas regularmente e busca ganhar massa muscular magra com certeza já ouviu falar da albumina, um suplemento extraído da clara do ovo desidratada, com baixo teor de gorduras e calorias. Essa proteína leva um tempo maior para ser absorvida pelo organismo, por isso pode ser consumida ao longo do dia, até mesmo antes de dormir.

 

A albumina também auxilia na reposição proteica, aumenta a capacidade dos músculos e atua na reparação muscular, principalmente quando é ingerida com outro suplemento proteico logo após o treino. Essa proteína é de alto valor biológico, já que é formada por todos os aminoácidos essenciais para o homem. Ao serem quebradas, as moléculas de albumina se transformam em aminoácidos, que são absorvidos pelo intestino e caem na corrente sanguínea, sendo utilizados em diversas funções metabólicas, como a formação das fibras musculares, colágenas e elásticas. Outro diferencial da albumina é a sua capacidade de prevenir o desgaste ou a queima dos músculos durante a prática de exercícios físicos, processo conhecido como catabolismo muscular.

 

Aminoácidos essenciais

Falamos acima sobre os aminoácidos essenciais, que nada mais são do que moléculas não sintetizadas naturalmente pelo homem, mas que formam importantes proteínas. São elas: isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, triptofano, treonina e valina. Devido a isso, nós precisamos obter os aminoácidos essenciais por meio da ingestão de certos alimentos de origem vegetal e animal, como carnes, peixes, ovos, arroz e feijão. A suplementação feita com albumina também contribui para a absorção desses aminoácidos, sendo indicada principalmente para quem realiza exercícios físicos.

 

Suplementação com albumina

Será que a albumina é proteína pura? Essa é uma dúvida frequente entre os amantes da musculação. E a resposta para essa pergunta é: sim, mas é possível encontrar suplementos com carboidratos e outros nutrientes na fórmula, o que não compromete os seus efeitos e resultados. Na hora da compra, o mais importante é investir em produtos de marcas confiáveis, que prezam pela qualidade da matéria-prima e dos processos de produção. Muitas pessoas também perguntam sobre as quantidades de sódio presentes no suplemento de albumina. Esse nutriente é utilizado em diversas funções do nosso corpo e, quando consumido de maneira controlada na dieta, não traz riscos à saúde.

 

Melhor maneira de consumir albumina

Por ser uma proteína de lenta absorção, a albumina proporciona saciedade e pode ser ingerida em qualquer refeição ao longo do dia. A dosagem mais indicada do suplemento de albumina segue as recomendações gerais de proteínas no corpo. Na maior parte dos casos, as pessoas precisam entre 1,2g a 2g de proteínas por quilo de peso corporal por dia. Por exemplo, uma pessoa de 85kg consumiria de 102g a 170g de proteínas diariamente, podendo variar com as necessidades individuais e o estilo de treino.