Atleta medindo a barriga

Quer emagrecer? Conheça os suplementos que podem te ajudar!

Na busca por emagrecer de forma mais saudável e ainda manter as vitaminas necessárias para o bom funcionamento do organismo, o uso de suplementos atrelado a uma rotina de exercícios físicos e uma alimentação balanceada, podem ajudar.

Isso porque os suplementos alimentares contribuem para a melhora do desempenho corporal, além de complementar alguma deficiência nutricional ou repor substâncias importantes no nosso metabolismo. Essas substâncias nutritivas são vitaminas, aminoácidos, proteínas, minerais e carboidratos que auxiliam na parte funcional do corpo.

Atualmente, é possível encontrar suplementos alimentares que podem ajudar a sua dieta e rotina de exercícios. Quer saber como emagrecer? Confira neste post!

  1. O que é suplemento alimentar?
  2. Para que serve o suplemento alimentar?
  3. Quem quer emagrecer pode tomar suplemento?
  4. Quais suplementos ajudam a emagrecer?
  5. Suplemento termogênico
  6. Suplemento de cafeína
  7. Suplemento de gengibre
  8. Suplemento de chá verde
  9. Suplemento de L-carnitina
  10. Como tomar suplemento para emagrecer?
  11. Qual horário tomar suplemento para emagrecer?
  12. A importância dos exercícios
  13. Os suplementos para emagrecer estão na Growth

O que é suplemento alimentar?

Os suplementos alimentares são produtos que têm a finalidade de complementar a dieta com nutrientes, como minerais, vitaminas, proteínas, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos, e outras substâncias que contêm ações nutricionais e metabólicas.

É composto por elementos complexos que colaboram com o desempenho físico, potencializam a nutrição do organismo e auxiliam no melhoramento das funções orgânicas do corpo físico, na saúde, na performance, na estética, entre outras, conforme demonstra o artigo da Universidade Estadual do Ceará. Apesar de trazer benefícios para alguns órgãos (coração, rins, fígado e músculos), os suplementos não substituem uma alimentação – isso resultaria em danos à saúde.

Para que serve o suplemento alimentar?

Com a finalidade de auxiliar os processos de ganho de massa muscular e força, ter um corpo mais saudável e ajudar na redução da gordura corporal, os suplementos alimentares se transformaram em uma ferramenta essencial para alcançar o corpo desejado e ainda deixar a vida mais saudável. É importante ressaltar que não existe um suplemento que emagreça, pois tudo é uma ação conjunta entre exercício, alimentação e suplementação para alcançar seu corpo ideal.

É essencial e seguro consultar um profissional nutricionista para que de acordo com suas necessidades nutricionais, objetivos e rotina alimentar seja determinado qual suplemento e dosagem utilizar.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) enfatiza que os suplementos são para pessoas que possuem hábitos saudáveis e que utilizam como uma opção de complementação nutricional, em caso de dietas restritivas, mudanças metabólicas e atividade física intensa. Já as pessoas que apresentam outros fatores, como deficiência de nutrientes, devem procurar um médico ou nutricionista para recomendar o consumo.

Quem quer emagrecer pode tomar suplemento?

Os suplementos alimentares podem auxiliar pessoas que buscam emagrecer. O ideal é investir em suplementos com ação termogênica, ou seja, que estimulem a produção de calor no corpo, colaborando para a perda de gordura. Algumas pesquisas, como o artigo divulgado pela Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, afirmam que, quando os suplementos do tipo termogênico são utilizados por pessoas fisicamente ativas, sua eficácia e seu auxílio é notável.

Dentro dos suplementos denominados termogênicos, existem substâncias que ajudam no processo de perda de gordura, como cafeína, chá verde, gengibre e L-carnitina. Vale lembrar que qualquer um desses suplementos só irá funcionar se forem utilizados de forma correta com uma rotina de exercícios e uma dieta adequada.

Leia mais: Para que serve termogênico? Saiba tudo aqui!

Quais suplementos ajudam a emagrecer?

Suplemento e fita métrica

Como vimos, existem alguns suplementos que ajudam a emagrecer, desde que tenha uma rotina de exercícios físicos e uma dieta equilibrada. Agora, conheça mais sobre eles.

  • Suplemento termogênico.
  • Suplemento de cafeína.
  • Suplemento de gengibre.
  • Suplemento de chá verde.
  • Suplemento de L-carnitina.

Leia mais: Como tomar termogênico? Saiba mais aqui!

Suplemento termogênico

Os suplementos termogênicos e emagrecedores agem estimulando o metabolismo e aumentando a adrenalina no organismo. Essa ação resulta em uma elevação da frequência cardíaca e da temperatura corporal, tornando o gasto energético maior do que o normal e contribuindo para a queima de gorduras e perda de peso.

Segundo o artigo divulgado na revista Salusvita, os suplementos termogênicos podem causar efeitos colaterais, como taquicardia e tremores, se utilizados de forma incorreta e são contraindicados para serem usados somente para fins de perda de peso, pois é necessário aliar a prática de exercícios físicos com uma alimentação balanceada e complementando com o suplemento, o que auxilia na redução do peso corporal e traz benefícios à saúde.

Suplemento de cafeína

O suplemento de cafeína pode promover a melhora da performance durante os exercícios físicos, eleva a produção de energia, ajuda na redução gordura corporal e ainda contribui para a diminuição da fadiga. Age metabolização da gordura, convertendo os ácidos graxos em fonte de energia para o corpo.

Suplemento de gengibre

O gengibre além de atribuir vantagens ao corpo, como ação bactericida, potencial desintoxicante, aumentar a ação do sistema imune e do sistema digestivo, circulatório e respiratório, também contribui para a redução de gordura corporal, devido a sua ação termogênica.

Suplemento de chá verde

O suplemento de chá verde também é um termogênico que ajuda a queimar gordura e tem origem vegetal. Ele auxilia os atletas que possuem a meta de secar e perder a gordura corporal para participar de eventos esportivos.

Dessa forma, contribui com a redução da gordura do corpo e manutenção do peso, pois estimula a termogênese e a oxidação de gorduras.

Suplemento de L-carnitina

O suplemento de L-carnitina (aminoácido) também tem propriedades termogênicas e é uma opção para quem possui uma rotina de exercícios físicos, principalmente aqueles que frequentam academias para perder peso.

A L-carnitina age no metabolismo, com o objetivo de reverter as gorduras em fonte de energia.

Como tomar suplemento para emagrecer?

Os suplementos termogênicos são comercializados em pó ou em cápsulas e podem ser consumidos misturados em sucos, shakes e água. O ideal é fazer uma avaliação nutricional com um médico ou nutricionista para orientar corretamente como tomar o suplemento e qual a medida adequada para atingir sua meta de peso. O uso incorreto pode prejudicar a saúde, em decorrência de efeitos colaterais.

Qual horário tomar suplemento para emagrecer?

Normalmente, se recomenda o consumo desses suplementos 30 minutos antes da prática de exercícios ou antes das refeições, conforme estudo publicado na Revista Brasileira de Nutrição Esportiva – exceto os suplementos que contêm cafeína, que são recomendados a serem consumidos pela manhã ou no começo da tarde, por ser uma fonte de energia que pode prejudicar o sono. No geral, usa-se junto com as refeições, mas o mais seguro é consultar um profissional para indicar a melhor forma.

A importância dos exercícios

Mulher atlética se exercitando

Em todas as pesquisas utilizadas neste post, como o artigo da Universidade Estadual do Ceará, fica claro que os resultados dos suplementos no organismo advêm da tríade entre exercícios físicos, alimentação balanceada e consumir o suplemento como uma complementação, e não como uma substituição de refeições.

Por isso, é sempre bom ter em mente que fazer atividades físicas de maneira diária e com moderação ajuda a melhorar a qualidade de vida e traz a sensação de bem-estar, pois a prática agrega benefícios, como aumento da imunidade, da resistência física e óssea, fortalecimento dos músculos, liberação de endorfina, que traz a sensação de bem-estar e satisfação, e auxílio para emagrecer, entre outros.

Os suplementos para emagrecer estão na Growth

Na Growth Supplements, você encontra todos os suplementos que auxiliam no emagrecimento, com todos os cuidados e garantia à saúde. Conheça o nosso catálogo de suplementos e vitaminas e escolha as melhores opções para alcançar seu objetivo e agregar, com segurança, uma rotina de exercícios e alimentação mais saudável e completa. Venha garantir seu suplemento na GSuplementos!

Referências:
SUPLEMENTOS Nutricionais. Revista Médica, julho/setembro 2017. Acesso em: 20 out. 2021.

SILVA, Martha Kelly; SANTOS, Daniel dos; OLIVEIRA, David Michel de. Suplementos termogênicos reduzem o peso ou prejudicam a saúde? Suplementos termogênicos, [s. l.], 28 fev. 2019. Acesso em: 21 out. 2021.

SUPLEMENTOS Alimentares para Perda de Peso: Últimas Tendências. Universidade de Coimbra, setembro de 2014. Acesso em: 20 out. 2021.

COSTA, Neliane Macedo; RAIZEL, Raquel; SANTINI, Eliana; FILHO, Adilson Domingos dos Reis. Suplementos Alimentares para o emagrecimento: eficácia questionável. Suplementos Alimentares para o emagrecimento: eficácia questionável, Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, p. 1-8, Janeiro/fevereiro 2012. Acesso em: 20 out. 2021.

PEÇANHA, Allan Maycon Monguini; FRIGERI, Ricardo; FIHO, José Nunes Silva. Suplementos termogênicos: evidências sobre sua eficácia na redução da gordura corporal. Suplementos termogênicos, Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, setembro/outubro 2017. Acesso em: 21 out. 2021.

SUPLEMENTOS alimentares. [S. l.], Maio/Junho 2009. Acesso em: 20 out. 2021.

Quais os suplementos alimentares mais utilizados? Quais os suplementos alimentares mais utilizados?, Revista Cinergis, ed. 17, Janeiro/Março 2016. Acesso em: 20 out. 2021.

MOREIRA, Fernanda Pedrotti; RODRIGUES, Kelly Lameiro. Conhecimento nutricional e suplementação alimentar por praticantes de exercícios físicos. Conhecimento nutricional e suplementação alimentar por praticantes de exercícios físicos, Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 20, p. 1-4, Setembro/Outubro 2014. Acesso em: 20 out. 2021.

ANSELMO, SUPLEMENTAÇÃO NUTRICIONAL SOB ORIENTAÇÃO FARMACÊUTICA: UMA REVISÃO, Marcos Vinicius de Oliveira. Suplementação Nutricional sob orientação Farmacêutica: Uma Revisão. Suplementação Nutricional sob orientação Farmacêutica: Uma Revisão, Faculdade Federal de Campina Grande, p. 1-56, 2020. Acesso em: 20 out. 2021.

CARVALHO, Jefferson de Oliveira; OLIVEIRA, Bérgson Nogueira de; MACHADO, André Accioly Nogueira; MACHADO, Eduardo Pinto; OLIVEIRA, Braulio Nogueira de Oliveira. Uso de suplementação alimentar na musculação: revisão integrativa da literatura brasileira. Uso de suplementação alimentar na musculação: revisão integrativa da literatura brasileira, [s. l.], v. 16, p. 213-225, abril/junho 2018 Acesso em: 20 out. 2021.

ACELERE seu emagrecimento. [S. l.], [S. D]. Acesso em: 20 out. 2021.

SUPLEMENTOS alimentares. [S. l.], 16 out. 2020. Acesso em: 20 out. 2021.

CORTEZ, Diana. Suplemento termogênico sozinho não emagrece; veja como tomar e riscos. Viva Bem, Uol, 3 jun. 2020. Acesso em: 18 nov. 2021.