Fitoterápicos: O que são e quais os melhores para quem pratica musculação?
A fitoterapia é o uso de plantas com fins medicinais ou de melhora no desempenho atlético. Desta maneira, se caracteriza pela terapia que usa as plantas medicinais nas diferentes formas farmacêuticas. Elas podem ser encontradas na forma de cápsulas, comprimidos, em pó ou até mesmo em chás usados para o tratamento e melhoria de diversos aspectos da rotina de vida.
Como os fitoterápicos atuam na rotina?
A fitoterapia é uma forma de estimular o organismo a combater males ou desencadear reações que levarão à cura. A fitoterapia representa uma forma natural de combater patologias ou estimular o metabolismo.
Quais são os melhores fitoterápicos para quem pratica musculação?
Alguns dos principais fitoterápicos usados por quem pratica academia são o chá verde, maca peruana, tribullus, guaraná, citrus aurantium, carqueja, gamma oryzanol, óleo de prímula, giminema, rhodiola, ashwagandha, boswelia, cimicífuga e tantos outros.
A questão não fica centrada apenas nas melhoras, mas também nos benefícios diferentes que cada um deles pode apresentar, justamente porque cada pessoa também apresenta focos e necessidades diferentes.
Quando se fala em nutrientes ou fitonutrientes, não existe “melhor”. O que existe é aquele que atenda a necessidade do indivíduo. Nosso organismo não usa os nutrientes de acordo com a oferta, mas sim conforme a demanda promovida pela situação específica de cada pessoa e rotina. Ou seja, vidas diferentes demandam também substâncias e nutrientes diferentes para acompanhá-las.
Fitoterápicos e o emagrecimento
Alguns dos produtos fitoterápicos também ajudam em questões relativas ao emagrecimento. Isso porque alguns deles podem ser considerados termogênicos e ter ação na queima de gordura e produção de calor no corpo. Tudo de maneira indireta, sempre em conjunto com uma dieta balanceada e o acompanhamento de profissionais ao avaliar a sua rotina específica e o que está incluído nas refeições.
Fitoterápicos e suplementos alimentares
Os fitoterápicos não alteram ou impactam na ação de outros suplementos. Uma vez que os nutrientes dos suplementos serão usados conforme a demanda, os fitoterápicos podem agir em sinergia — ou simplesmente não agir se não houver necessidade de tal suporte. Por isso, não há necessidade de se preocupar ao investir em um novo ingrediente, tanto para os suplementos veganos como para os de origem animal.
Isto foi útil?
Diogo Círico
NutricionistaGraduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067