Pão integral engorda? Veja a resposta!

Diogo Círico 27/01/2023

Presente em várias refeições, o pão faz parte do cardápio do brasileiro. Seja no sanduíche, seja como acompanhamento, o pão é um alimento muitas vezes difícil de largar, principalmente para quem está começando uma dieta saudável.

Por isso, muitos amantes do carboidrato buscam algumas alternativas para não cortar totalmente o consumo, como as versões feitas com farinha integral, em vez da tradicional refinada.

Então, para entender melhor se o pão integral engorda, se pode fazer parte de uma alimentação saudável e como incluí-lo em sua rotina, confira este conteúdo!

Sumário

Quantas calorias tem em uma fatia de pão integral?

Ao começar uma dieta de emagrecimento, geralmente substituímos alguns alimentos por opções mais nutritivas ou menos calóricas. Nesses casos, é indicado priorizar os carboidratos integrais no lugar dos refinados.

Os produtos integrais contam com sementes de grãos, ou até mesmo grãos completos, e não passam pelo processo de refinamento. Ou seja, não perdem a quantidade de fibras, vitaminas e minerais, os quais são importantes para o bom funcionamento do organismo.

Por isso, o pão integral acaba sendo uma alternativa de alimento saudável, em comparação à versão produzida com farinha branca. Ainda assim, vale saber que, em média, uma fatia de pão integral pode ter de 50 a 75 calorias, dependendo da marca.

Afinal, o pão integral engorda ou emagrece?

Além de conter menos calorias e ser uma opção mais nutritiva que o pão feito com farinha refinada, o pão integral também apresenta outras vantagens.

Sua maior concentração de fibras contribui para o melhor funcionamento do intestino, que pode aliviar o inchaço abdominal, e para uma absorção mais lenta da glicose, proporcionando uma sensação de saciedade por um período maior. Essas questões auxiliam no processo de perda de peso e emagrecimento.

Também é importante ficar de olho no produto que você está consumindo, portanto, não se esqueça de ler os rótulos atentamente. Prefira as embalagens que tenham escrito “100% integral”, pois isso indica que há presença de farinha de trigo integral, no lugar da branca.

pão integral

Quem está de dieta pode comer pão integral todos os dias?

Apesar de ser mais nutritivo, e do fato de que duas fatias de pão integral contêm menos calorias que o pão feito de farinha branca, é preciso ter atenção para não exagerar no consumo.

O pão integral é saboroso e prático, mas, mesmo sendo integral e contendo mais fibras e minerais que a versão tradicional, ainda deve ser ingerido com moderação.

Então, se consumido além do recomendado, o pão integral pode ser um vilão para quem está em dieta de emagrecimento.

Por isso, contanto que o recomendado de duas fatias seja seguido, é possível comer pão integral todos os dias.

Acompanhamentos saudáveis para o pão integral

Um ponto que também merece atenção são os acompanhamentos do pão integral. Por exemplo, manteiga, requeijão, queijo amarelo e outros ingredientes podem fazer o lanche pular para o dobro ou triplo das calorias, mesmo consumindo apenas a quantidade recomendada de fatias.

Portanto, tente combiná-lo com outras alternativas de alimentos saudáveis e com alto valor nutricional.

Uma boa opção de acompanhamento para o pão integral são os patês proteicos ou ovos. São aliados da saúde, como também colaboram para o emagrecimento, pois tem um ótimo teor de proteínas, baixo índice glicêmico e aumenta a sensação de saciedade.

Além disso, há uma variedade de alternativas saudáveis para recheio do pão integral, como transformá-lo em um sanduíche natural ou fazer torradas com patê de atum, queijo cottage ou até mesmo patê de frango. Eles podem ser elaborados com a mistura de queijo cottage ou ricota, e não esqueçam de adicionar os temperinhos para deixar mais saboroso.

No entanto, a recomendação é de que a quantidade dos ingredientes mencionados não ultrapasse duas colheres de sopa rasa, pois essa também é uma forma de manter a dieta e auxiliar na perda de peso.

Desse modo, para incluir o pão integral em sua rotina, sem se preocupar com engordar, busque acompanhamentos saudáveis e com alto teor nutritivo, sem ultrapassar a recomendação indicada de fatias por dia.

Agora que você já sabe qual é o melhor pão para quem está de dieta, que tal conferir mais dicas para ter uma alimentação equilibrada e saborosa? Continue navegando pelo blog da Growth Supplements e informe-se!

Referências:

1 – Repositório Comum. Dieta Mediterrânica : um património civilizacional partilhado. Disponível em: < https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/10480 > Acesso em 11 de dezembro de 2022.

2 – TACO. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos Disponível em: < https://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2017/03/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf > Acesso em 11 de dezembro de 2022.

3 – TAEQ. O que passar no pão? Manteiga, requeijão, pastas… Descubra o melhor recheio Disponível em: < https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/o-que-passar-no-pao-manteiga-requeijao-pastas-descubra-o-melhor-recheio_a6752/1> Acesso em 11 de dezembro de 2022.

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Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067