Exercício aeróbico envelhece? Tire as suas dúvidas aqui!

Diogo Círico 05/07/2018

Os exercícios aeróbicos representam uma categoria muito vasta de atividades físicas. Entre elas, é claro, há muitas variações em relação aos benefícios obtidos, à forma de se gastar energia e ao esforço realizado pelo praticante.

Apesar de serem conhecidos por grande parte das pessoas, nem todo mundo sabe quais são as características desse tipo de prática. O que são? Quais são seus efeitos? Será que exercício aeróbico envelhece?

Continue lendo até o fim para saber mais a respeito!

O que são os exercícios aeróbicos

Antes de tudo, é importante entender que o que caracteriza esses exercícios é a oxigenação dos músculos. Isto é, essa categorização nada mais é do que uma maneira de nomear o metabolismo energético utilizado durante a execução dos movimentos.

Geralmente, as práticas descritas como aeróbicas ou aeróbias estão ligada à utilização do oxigênio como a principal fonte de produção da energia a ser transportada para os músculos utilizados. Elas também são marcadas pelo uso recorrente de grandes grupos musculares.

São frequentemente recomendados como alguns dos melhores exercícios para emagrecer. Alguns exemplos disso são:

  • caminhada;
  • corrida;
  • pular corda;
  • natação;
  • ciclismo;
  • dança;
  • lutas.

É válido ressaltar que as atividades aeróbicas não são de longa duração, necessariamente. Eles também não são menos intensas, como o senso comum muitas vezes aponta. Portanto, podemos dizer que um exercício aeróbio não pode ser definido apenas por ser moderado ou extenso, mas sim pela forma como o corpo responde aos estímulos.

5 efeitos das atividades físicas aeróbicas

Agora que você já sabe o que é um exercício aeróbico, que tal conferir algumas das vantagens que ele traz?

1. Reduz a gordura corporal

Se você quer perder gordura, as atividades aeróbicas são uma ótima opção. Isso acontece graças ao oxigênio utilizado para gerar energia durante a prática. Não por acaso, elas são recomendadas para os fisiculturistas que estão em fase de definição muscular.

2. Aprimora o sistema respiratório

Por demandar oxigênio como principal fonte de energia, esse tipo de exercício acaba melhorando melhora a eficiência com a qual seu sistema respiratório manda oxigênio para o resto do corpo.

3. Fortalece o coração

Esses exercícios também fortalecem um dos músculos mais importantes do corpo humano: o coração. Com essa força, é possível bombear mais sangue e, a partir disso, melhorar a circulação sanguínea e a distribuição de nutrientes entre as células.

4. Melhora o condicionamento

Sabe aquela sensação de cansaço que chega logo depois de começar a fazer algum exercício? A médio prazo, as atividades aeróbicas melhoram o condicionamento físico, fazendo com que a fadiga demore mais tempo para chegar.

5. Limpa as artérias

Eles também ajudam a reduzir a presença do chamado “colesterol ruim” no sangue, limpando as artérias e diminuindo os riscos associados às doenças cardíacas e afins.

Afinal de contas, o exercício aeróbico causa envelhecimento?

Chegou a hora de finalmente respondermos a dúvida que nomeia este artigo. Será que, apesar de gerar tantos benefícios, o exercício aeróbico envelhece?

Embora seja ótimo para o corpo sob diferentes perspectivas, principalmente para diminuir o percentual de gordura, atividades aeróbicas em excesso podem causar alguns problemas para a pele, dando a ela uma aparência mais envelhecida.

Ou seja, não é como se os exercícios por si só envelhecessem, diminuíssem a nossa expectativa de vida ou algo do gênero. Eles apenas podem ressecar a pele quanto praticados de maneira excessiva.

Sob quais circunstâncias é estimulado o envelhecimento

O envelhecimento é estimulado pela produção de radicais livres que acontece no corpo após uma corrida intensa, por exemplo. Para os maratonistas, esse efeito se torna ainda mais grave, já que eles estão expostos a uma prática de longa duração.

Outro agravante é o sol. Embora a exposição moderada ao sol possa ser benéfica ao corpo, é preciso ter o máximo de atenção com os raios ultravioletas, já que eles podem causar queimaduras e ressecar a pele. Portanto, evite praticar atividades aeróbicas sob o sol intenso, que vai das 10h às 16h, geralmente.

3 cuidados que devem ser tomados

1. Use filtro solar

O filtro solar pode ser utilizado imediatamente antes à exposição aos raios do sol ou de maneira preventiva, a fim de reduzir os impactos causados pelos exercícios. Use um fator de proteção entre 15 e 30, duas vezes ao dia.

2. Aposte no colágeno

O colágeno é uma excelente maneira de se proteger dos efeitos negativos produzidos pelos radicais livres, porque faz muito bem para a pele. Ele está presente em alimentos como a gelatina e também pode ser consumido na forma de suplemento alimentar.

3. Fuja do sol forte

Como já adiantamos no tópico anterior, evite praticar atividades físicas sob o sol mais intenso do dia. Experimente se exercitar no começo da manhã ou no fim da tarde.

A quantidade e a frequência de exercícios recomendadas

Ninguém é melhor do que você para entender limites do seu corpo. De qualquer forma, tenha em mente que algo em torno de 150 minutos por semana é uma média a ser considerada em relação aos exercícios aeróbicos.

Se fizer uma atividade mais intensa, diminua a duração da atividade. Prefira sempre as práticas moderadas e constantes, ok? Assim, você se aproximará dos benefícios e evitará as complicações causadas pelo excesso.

3 erros que podem comprometer seu desempenho e precisam ser evitados ao praticar atividades físicas

1. Não dormir corretamente

Esse é um dos erros mais graves. Durma de 7 a 9 horas por dia, sempre no mesmo horário. O descanso é fundamental para quem quer hipertrofiar e também para aqueles que desejam emagrecer.

2. Não se hidratar

A hidratação cumpre um papel fundamental no organismo humano. Não à toa, ela é ainda mais indispensável para os praticantes de atividades físicas.

3. Exagerar

Como mencionamos, o exagero tende a ser um fator determinante para ocasionar o envelhecimento da pele. Tenha equilíbrio em sua rotina de exercícios e saiba dosar a intensidade de suas práticas.

O exercício aeróbico envelhece quando esses cuidados não são tomados. No entanto, ele também pode causar inúmeros benefícios. Tome as devidas precauções e não deixe de praticá-lo, ok?

E aí, o que achou do texto? Aproveite para saber um pouco mais sobre o exercício aeróbico em jejum (AEJ)!

Visitado 38 vezes, 1 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067