Alimentos sem carboidratos: confira os principais do tipo low carb!

Diogo Círico 28/07/2023

Quando começamos a fazer uma dieta saudável para perder peso, é preciso considerar alguns novos hábitos e, em muitos casos, evitar certos tipos de alimentos. Em diversas situações, há a procura pelo consumo de alimentos com baixo teor de carboidratos, como na dieta low carb.

Os planejamentos alimentares com pouco teor dessa substância são buscados por quem deseja perder peso, pois o consumo de açúcares e gordura diminui drasticamente, oferecendo um estilo de vida mais saudável.

Se você quer saber mais sobre a low carb e qual é a lista de alimentos sem carboidratos permitidos, confira o artigo que preparamos para você!

Sumário

O que são os carboidratos?

Muito falados, criticados e temidos por quem está querendo perder peso, os carboidratos ainda geram algumas dúvidas quando são pauta em uma roda de conversa. Afinal, o que são eles?

São moléculas formadas por unidades de carbono, hidrogênio e oxigênio, que apresentam muitas funções no organismo, desde o fornecimento de energia, como participantes da estrutura da parede celular e formação dos ácidos nucleicos.

Eles são classificados em categorias e, um dos principais tipos de carboidratos é o amido, muito comum nas raízes e leguminosas; na celulose, extraída das plantas; na frutose, com a maior concentração no mel; na lactose, presente no leite; e na glicose, encontrada em frutas, cereais e hortaliças.

Como você percebeu, ele está presente em muitas categorias alimentícias que fazem parte do nosso dia a dia e, bem comum na rotina de alimentação. Então, quais são os alimentos sem carboidratos para a dieta?

A resposta dessa pergunta, você vê no próximo tópico, confira!

Para que serve uma dieta sem carboidratos?

Quando uma pessoa decide que quer emagrecer, é muito comum que comece novos hábitos alimentares. Em alguns casos, a dieta low carb é indicada, pois sua restrição está associada à perda e manutenção do peso, além de trazer outros benefícios para a saúde, como a melhora dos níveis de glicose no sangue e, com isso, a redução dos riscos de diabete tipo 2.

Como boa escolha para quem quer hábitos mais saudáveis, os alimentos ricos em carboidratos consumidos excessivamente não fazem bem à saúde. Além de elevar o nível de gordura corporal, aumentam as taxas de açúcar no sangue e auxiliam no desenvolvimento de doenças crônicas, como as cardiovasculares.

Porém, se consumidos moderadamente, eles servem como fonte de energia para o nosso organismo. Então, a rotina de alimentação low carb não elimina totalmente o seu consumo, reduz apenas alguns alimentos que devem ser evitados na dieta sem carboidratos.

Quais são seus benefícios e riscos?

Como visto acima, os carboidratos são essenciais para o corpo manter a energia necessária. Por isso, mesmo em uma dieta sem eles, é preciso o acompanhamento de um profissional para saber como diminuir o consumo, sem prejudicar a saúde.

Para quem está em processo de emagrecimento, optar por um planejamento alimentar traz uma melhoria na qualidade da alimentação, manutenção da massa muscular, favorece o bem-estar e também gera um maior equilíbrio hormonal.

Mas, é preciso atentar-se a essa diminuição, pois se ocorrer sem o acompanhamento correto e de maneira drástica, pode causar desequilíbrio nos hormônios, aumento da ansiedade, baixa disposição e até mesmo prisão de ventre, uma vez que há uma redução no consumo de fibras.

Se a dieta low carb for feita da maneira correta, é possível beneficiar-se das vantagens para a perda de peso e o bom funcionamento do organismo.

Onde encontrar alimentos saudáveis sem carboidratos?

Apesar de não ser uma restrição total, existem alguns alimentos proibidos na dieta sem carboidratos. Isso acontece, pois nem todos eles são saudáveis. Por exemplo, algumas fontes dessa substância podem colaborar para o aumento da glicose e açúcar no sangue, e também prejudicar o emagrecimento.

Se o seu objetivo é perder peso, é preciso lembrar que isso deve ser feito de maneira saudável. Então, não deixe de inserir pequenas porções, que não vão te fazer mal ou prejudicar a sua low carb.

Além disso, é preciso ter uma alimentação equilibrada, com os nutrientes essenciais para o bom funcionamento do seu corpo, portanto, lembre-se de incluir os alimentos saudáveis na sua rotina, principalmente se você diminuir o consumo dos carboidratos.

O que não pode faltar são verduras, como alface, acelga, alguns legumes como abobrinha, brócolis, couve-flor e, claro, as proteínas, incluindo peixes, frangos, ovos e queijos.

Quais são os principais alimentos com menos carboidratos?

Como você viu nesse artigo, há muitas fontes saudáveis para você manter a sua dieta low carb despreocupado com os riscos de ficar sem os benefícios do carboidrato no organismo!

Existem muitas fontes deles e muitas opções saudáveis que podem estar dentro do seu cardápio, como:

  • alimentos integrais: pães e arroz;
  • cereais: aveia, linhaça e farelo de trigo;
  • frutas: morango, amora e melancia, melão, abacaxi;
  • verduras: alface-crespa, espinafre cru, couve-flor cozida, chuchu, abobrinha, abóbora;
  • proteínas: ovos, frango e peixe.

Então, além de prestar atenção nessa lista, é preciso lembrar que uma dieta consiste não apenas na alimentação, mas nas refeições como um todo. Por isso, lembre-se de que as bebidas também devem ser pensadas em seu teor de carboidratos.

Chás naturais e café sem açúcar também devem ser considerados, pois têm um baixo teor de carboidrato, podendo ser indicados para acompanhar o seu cardápio.

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Referências

1 – OPAS. Lista de alimentos sem carboidratos. Disponível em < https://opas.org.br/lista-de-alimentos-sem-carboidratos/ > Acesso em 14 de dezembro de 2022.

2 – Revista saúde em foco. Benefícios e malefícios da dieta low carb. Disponível em: < http://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/06/080_beneficios.pdf > Acesso em 14 de dezembro de 2022.

3 – RBONE. Efeitos de dietas low carb sobre parâmetros nutricionais em indiví­duos com excesso de peso: revisando as evidências cientí­ficas. Disponível em: < http://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/1327> Acesso em 14 de dezembro de 2022.

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Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067