glutamina

Como tomar Whey Protein? Aprenda a forma correta aqui!

Todo praticante de esportes ou de atividades físicas tem a mesma dúvida como tomar whey protein de forma segura e alcançar meus objetivos físicos?

O whey protein é um suplemento derivado das proteínas do soro do leite e é uma grande ferramenta no auxílio de ganho de massa muscular, energia, queima de gordura, no reparo muscular, entre outros benefícios. Mas, para aproveitar essas vantagens, é necessário saber como tomar, qual a quantidade de ingestão diária e quais os cuidados que deve ter no seu consumo. Fique ligado neste post para saber de tudo isso.

É melhor tomar whey antes ou depois do treino?

Essa é uma das maiores dúvidas que existe em torno do suplemento; entretanto, independentemente da escolha da forma de consumo, é certo que trará benefícios ao corpo e ao desempenho das atividades físicas.

Estudos, como o publicado na Revista Brasileira de Medicina do Esporte, apresentam que o consumo do whey protein depois do treino auxilia na síntese de proteínas dos músculos, devido à sua alta absorção, e na recuperação depois do esforço. Isso acontece porque durante o treino há uma queda na concentração de aminoácidos intracelulares e nos músculos, e o whey ajuda a reequilibrar o que foi perdido.

Dessa forma, consumir após o treino apresenta vantagens como: maior aproveitamento das proteínas, melhora a recuperação muscular, reduz risco de lesões e dores musculares após o treino, e ajuda a prevenir o catabolismo, evitando que o organismo recorra à própria musculatura para obter proteínas para sua regeneração. Já o consumo antes do treino traz benefícios como: a síntese muscular é mais rápida e fornece mais energia durante os exercícios, contribuindo com a queima de excesso de gordura.

Quanto tomar de whey protein por dia?

A quantidade diária do suplemento pode variar de acordo com o que a pessoa pratica ou quer atingir. Veja a seguir algumas formas de tomar o whey.

  • para os indivíduos considerados sedentários, o consumo deve ser de 0,8 a 1 g/kg;
  • para praticantes de atividades leves, de 1,2 a 1,4 g/kg;
  • para praticantes de exercícios de resistência, de 1,6 a 1,8 g/kg;
  • para quem faz exercícios de força intensa, de 1,5 a 1,8 g/kg.

No geral, consumir 30 gramas todos os dias junto com uma rotina de treinos e uma dieta balanceada ajuda na síntese muscular, no aumento de massa e na queima de gordura. É válido lembrar que o ideal é consultar um profissional nutricionista para obter as devidas orientações sobre o uso e a quantidade correta do whey protein, para evitar riscos à saúde.

Para quem é indicado o whey protein?

Como todo produto, o uso excessivo do whey protein pode favorecer o aparecimento de doenças hepáticas e renais em pessoas com predisposição às doenças. Outro ponto que se deve levar em consideração são as pessoas alérgicas à proteína do leite e aquelas que apresentam um quadro de problemas no fígado e rim; nestes casos, é recomendável ir ao médico para saber se pode, ou não, consumir o suplemento.

Referências:
WHEY Protein: engorda ou emagrece?. [S. l.], 17 jun. 2021. Acesso em: 15 nov. 2021.
HARAGUCHI, Fabiano Kenji; ABREU, Wilson César de; PAULA, Heberth de Paula. Proteínas do soro do leite: composição, propriedades nutricionais, aplicações no esporte e benefícios para a saúde humana. Proteínas do soro do leite: composição, propriedades nutricionais, aplicações no esporte e benefícios para a saúde humana, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 19 abr. 2006. Acesso em: 15 nov. 2021.
SAUDADES, Jéssica de Oliveira; KIRSTEN, Vanessa Ramos; OLIVEIRA, Viviani Ruffo de. Consumo de proteína do soro de leite entre estudantes universitários de Porto Alegre. Consumo de proteína do soro de leite entre estudantes universitários de Porto Alegre, Revista Brasileira de Medicina do Esporte, julho/agosto 2017. Acesso em: 15 nov. 2021.
JOEL, Rochely Luizi Costa; LILLI, Ana Júlia; COSTA, Mariane Róvero; RAMIRES, Thaíse Maire Saraiva; URIBE, Adriane Gasparino dos Santos Martines; JUNIOR, Geraldo Marco Rosa. Uso de diferentes dosagens de suplementação com whey protein. Uso de diferentes dosagens de suplementação com whey protein, Universidade do Sagrado Coração, p. 62 – 69, agosto 2016. Acesso em: 15 nov. 2021.
MUNDO BOA FORMA. Tomar Whey Protein Antes ou Depois do Treino?. [S. l.], 5 abr. 2021. Acesso em: 21 nov. 2021.
ZANIN, Tatiana. Whey protein: o que é, para que serve, tipos e como tomar. Tua Saúde, novembro 2021. Acesso em: 26 nov. 2021.