Aminoácidos: O que são? Confira!

Growth 17/01/2022

Muito se fala da importância dos aminoácidos em nosso organismo e de como eles têm um papel fundamental no desempenho funcional do corpo, mas, afinal, o que são aminoácidos ?

Aqui, neste post, você confere tudo sobre o que e quais são os aminoácidos, suas funções, benefícios e muito mais.

  1. O que são aminoácidos?
  2. Tipos de aminoácidos
  3. Aminoácidos não essenciais
  4. Aminoácidos essenciais
  5. Para que servem os aminoácidos?
  6. Benefícios dos aminoácidos
  7. Como os aminoácidos agem no organismo?
  8. Para quem os aminoácidos são indicados?
  9. Como consumir os aminoácidos?

O que são aminoácidos?

Os aminoácidos são moléculas da estrutura base das proteínas que, por sua vez, são substâncias encontradas em maior quantidade nas células dos seres vivos, perdendo apenas para a água.

Os aminoácidos são fundamentais para manutenção e funcionalidade do corpo e do metabolismo devido à sua atuação em muitas funções, como a regulação de hormônios e de glicose no sangue. Para praticantes de atividades físicas, promovem o aumento da resistência física, de massa e condicionamento muscular, já que são uma das principais fontes de energia do metabolismo celular, quando há uma grande carência de energia ou ao longo da prática de atividades físicas intensas.

Tipos de aminoácidos

Ao todo são 20 aminoácidos conhecidos e que desempenham ações distintas no organismo. Normalmente são classificados em dois grupos: aminoácidos essenciais e não essenciais. Conheça alguns deles e quais suas funções.

Aminoácidos não essenciais

Os aminoácidos não essenciais (dispensáveis) são substâncias que o próprio corpo consegue produzir naturalmente e que também estão presentes na composição dos alimentos.

A lista de aminoácidos não essenciais é composta por 13 substâncias: alanina, arginina, ácido aspártico, asparagina, ácido glutâmico, cistina, cisteína, glicina, glutamina, hidroxiprolina, prolina, serina e tirosina.

Alanina e prolina

Os aminoácidos alanina e prolina são responsáveis por auxiliar a transformar os carboidratos em glicogênio (cadeias de unidades de glicose) armazenados pelo organismo no tecido muscular e no fígado. No decorrer da atividade física, os músculos utilizam o glicogênio como fonte de energia; já no fígado se transforma em glicose para manter os níveis de glicose no sangue quando necessário. Com o mantimento da glicose no sangue, a resistência é elevada e reprime a fadiga, devido ao fato de a valina e a isoleucina ajudarem no aumento e armazenamento de glicogênio por mais tempo no organismo e, por consequência, manter o desempenho físico por mais tempo.

Arginina

A arginina promove a melhora da memória, o foco e a concentração, auxilia na resistência física e no desempenho nos treinos.

Glutamina

A glutamina é um aminoácido essencial que fortalece o sistema imunológico e auxilia na melhora e no bom funcionamento gastrointestinal.

Aminoácidos essenciais

Já os aminoácidos essenciais (indispensáveis) não são produzidos pelo corpo ou são produzidos em quantidade insuficiente para suprir a demanda necessária do organismo. Dessa forma, é necessário que sejam ingeridos em uma dieta balanceada e variada e/ou por meio de suplementos.

Geralmente os aminoácidos são encontrados em carnes vermelhas, frango, peixes, ovos, leite, queijos, proteínas da soja, feijão, lentilha, amêndoas, amendoim, castanha, aveia, granola e arroz.

A lista desses aminoácidos é a seguinte: histidina (essencial na infância), isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina. Entre esses, há três — leucina, isoleucina e valina — que compõem a estrutura em forma de cadeia ramificada, conhecida como BCAA (Branched Chain Amino Acids). São importantes porque auxiliam de forma eficaz o aumento da resistência física durante os exercícios com bastante duração; já os músculos usam esses aminoácidos para obter energia.

BCAA

O grupo de aminoácidos conhecidos como BCAA (leucina, valina e isoleucina) auxilia os atletas e pessoas que têm uma rotina de exercícios físicos na recuperação muscular, no melhoramento da resistência física e em construir massa muscular de maneira mais significativa, se aliado com outros aminoácidos, carboidratos ou proteína do soro de leite.

O corpo tende a ficar sem energia e quebra as proteínas musculares para transformar os aminoácidos essenciais em energia durante exercícios longos e intensos, reduzindo também a produção de proteína muscular. Consumir a suplementação BCAA antes do exercício auxilia a reduzir o desgaste da proteína muscular para transformar em energia, diminuindo assim a fadiga muscular ao longo da atividade e outros desgastes. Se ingerido depois do treino ou antes de dormir, este suplemento auxilia na recuperação dos músculos danificados de forma rápida e reduz a dor.

Fenilalanina

A fenilalanina ajuda a aliviar as dores musculares, elevar os níveis de endorfina e minimiza a vontade de comer doces.

Triptofano

O triptofano ajuda na construção do neurotransmissor da serotonina, que é responsável pelo hormônio que proporciona a sensação de bem-estar, reduzindo estresse, depressão e ansiedade.

Para que servem os aminoácidos?

São responsáveis por regularem algumas funções no organismo:

  • Regulam o colágeno, a queratina e a hemoglobina no corpo;
  • São capazes de se transformar em enzimas ou hormônios, auxiliando no equilíbrio de hormônios como tireoide, insulina e adrenalina;
  • Aplicados aos atletas e praticantes de exercícios físicos, promovem a queima de gordura, auxiliando o corpo na reconstrução dos músculos e ganhando mais energia.

Além de todos os benefícios citados acima, a suplementação de aminoácidos promove eficiência nas atividades físicas, devido ao fato de o corpo absorver mais energia e a taxa do metabolismo se elevar, dificultando assim o ganho de gordura e retardando a fadiga.

Benefícios dos aminoácidos

  • Fornece energia;
  • Fortifica o sistema imunológico;
  • Reduz a fadiga muscular;
  • Ajuda no ganho de massa muscular;
  • Contribui para regeneração muscular;
  • Ajuda a regular os hormônios;
  • Promove resistência física;
  • Diminui a ansiedade, o estresse e a depressão.

Como os aminoácidos agem no organismo?

Os aminoácidos têm o papel de agir na estruturação das moléculas de proteína – que são fundamentais na maioria dos processos do organismo -, na regulação de grande parte das funções principais do corpo e no transporte e armazenamento dos nutrientes.

Isso acontece porque o organismo funciona por meio do desempenho das proteínas e aminoácidos. Dessa forma, caso falte apenas um deles em nosso organismo, muitas proteínas param de serem produzidas, resultando em problemas de saúde.

Quando um corpo já é considerado saudável e mantém uma alimentação que consome carboidratos, como fonte primária de combustível, as proteínas e aminoácidos são fonte reserva de energia, sendo usados quando a fonte primária se esgota devido às atividades físicas intensas.

Para quem os aminoácidos são indicados?

Os suplementos de aminoácidos são recomendados para fisiculturistas, atletas, esportistas e aos praticantes de atividades físicas de forma geral, devido à necessidade de manter a energia e recuperação rápida depois dos treinos. Para idosos, gestantes e pessoas que não são adeptas das atividades físicas, o recomendável é consultar um médico ou nutricionista para uma avaliação e para receber as devidas orientações de como e qual suplementação de aminoácidos pode ser usada.

Como consumir os aminoácidos?

Para obter todos os aminoácidos no organismo, é essencial ter uma alimentação balanceada, ingerindo alimentos que contenham aminoácidos, como carnes, ovos, queijos, feijão, entre outros. Além disso, pode-se fazer uso de suplementos, como o whey protein, que auxiliam a aumentar a massa muscular e reduzir a massa gorda, e contribuem para aumentar a força muscular.

Em relação ao uso de suplementos, geralmente são consumidos antes ou após as atividades físicas, no entanto, o ideal é consultar um profissional de nutrição, que dará as orientações necessárias de medida, horários e quantas vezes ao dia será o suficiente para o seu organismo e objetivo.

Lembrando que cada corpo é diferente e possui necessidades distintas, inclusive na quantidade de aminoácidos. Na Growth você encontra suplementos de ótima qualidade e com garantia de um produto excelente. Venha conferir nosso catálogo!

Referências:
BARREIROS, André Luís Bacelar Silva; BARREIROS, Marizeth Libório. AMINOÁCIDOS. AMINOÁCIDOS, [s. l.], p. 1-18, [S. D]. Acesso em: 22 out. 2021.

UNESP. Aminoácidos e Proteínas. In: Aminoácidos e Proteínas . [S. l.], [S. D].Acesso em: 22 out. 2021.

JÚNIOR, Wilmo Ernesto Francisco; FRANCISCO, Welington. Proteínas: Hidrólise, Precipitação e um tema para o ensino de química. Proteínas: Hidrólise, Precipitação e um tema para o ensino de química, [s. l.], Novembro 2006. Acesso em: 22 out. 2021.

REVISTA-FI. OS AMINOÁCIDOS E O SABOR. OS AMINOÁCIDOS E O SABOR, Revista-fi, p. 1-7, 2014. Acesso em: 22 out. 2021.

JUNIOR, Moacir Pereira. Efeito da suplementação de aminoácidos de cadeia ramificada no desempenho físico humano. Efeito da suplementação de aminoácidos de cadeia ramificada no desempenho físico humano, Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, p. 157-164, Março/Abril 2016. Acesso em: 22 out. 2021.

AJINOMOTO. Aminoácidos para um melhor desempenho esportivo: BCAA. In: Aminoácidos para um melhor desempenho esportivo: BCAA. [S. l.], [S. D]. Acesso em: 22 out. 2021.

AJINOMOTO. O que são aminoácidos? In: O que são aminoácidos? [S. l.], [S. D]. Acesso em: 23 out. 2021.

AJINOMOTO. Glossário de Aminoácidos In: Glossário de Aminoácidos. [S. l.], [S. D].Acesso em: 23 out. 2021.

AMINOÁCIDOS (essenciais e não essenciais): entenda a função. [S. l.], 1 out. 2019. Acesso em: 24 out. 2021.AMINOÁCIDOS: o que são e quais são os essenciais. [S. l.], 14 fev. 2019. Acesso em: 19 nov. 2021.

Visitado 14 vezes, 1 visita(s) hoje.
Growth

Growth

Nutricionista

Texto produzido pela equipe da Growth Supplements com supervisão do nutricionista Diogo Círico (CRN 10 – 2067).