2 Dicas de shakes para não sair da dieta

Diogo Círico 13/03/2017

Quando se pensa em shake pensamos logo numa forma fácil e pratica de consumir energia e nutrientes. O fato é que um shake pode ser tão nutritivo quanto uma refeição sólida, basta escolhermos os ingredientes mais adequados. Uma refeição rica e saudável deve conter proteínas de alto valor biológico, carboidratos complexos, ácidos graxos essenciais, vitaminas e minerais.

Estes nutrientes podem ser conseguidos através de alimentos como:
Fontes de carboidratos complexos: Waxy Maize, Batata Doce, Aveia, batata doce.
Fontes de proteínas: albumina, whey protein, proteína isolada de arroz/ervilha/soja, leite.
Fontes de gordura: abacate, oleaginosas (amêndoas, castanhas, nozes), amendoim.
Fontes de vitaminas: frutas em geral (todas possuem algumas vitaminas e minerais).
Fonte de minerais: sementes (girassol, gergelim, linhaça, chia), cacau em pó, entre outros.
* As oleaginosas e o amendoim são também fonte de proteínas para os indivíduos veganos.

Na hora de elaborar um shake preocupe-se em escolher pelo menos um alimento de cada grupo: carboidratos, proteínas, gordura, vitaminas e minerais. As vantagens de se consumir uma refeição completa é que os nutrientes interagem entre si e a variação dos alimentos do shake pode resultar em benefícios na absorção de todos os nutrientes.

1 º exemplo:
Fonte de carbo; aveia
Fonte de proteínas; albumina
Fonte de gorduras; pasta de amendoim
Fonte de vitaminas; laranja + mamão
Fonte de Minerais; semente de chia

Use as quantidades de alimentos que desejar, use água, use leite, use o liquido que desejar. E bata todos os ingredientes no liquidificador. Paladar é uma questão individual, há indivíduos que vão olhar esta receita e não terão o menor interesse. Mas o mais importante são os nutrientes que a preparação oferece.

2º exemplo:
Fonte de carbo; waxy maize
Fonte de proteínas; proteína isolada de arroz
Fonte de gorduras; farinha de amendoim
Fonte de vitaminas; farinha de morango
Fonte de Minerais; semente de gergelim

Esta opção de shake é vegana e pode ser feita em qualquer lugar, é bem aplicada no caso das pessoas que trabalham em locais que não disponibilizam local adequado onde possa ser preparada uma refeição, quando não dispomos de freezers, liquidificador ou utensílios de cozinha. Basta que você tenha um local para apoiar as embalagens com os ingredientes ou poderá até mesmo leva-los já dentro da coqueteleira de casa, bastará adicionar água.
A farinha de frutas assim como a farinha de amendoim pode ser encontrada em casas de produtos naturais.

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Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067