Um atleta masculino prepara um shake de proteína

Whey engorda? Saiba a resposta aqui!

O whey protein é muito utilizado por atletas e praticantes de exercícios físicos para auxiliar no ganho de massa muscular, como fonte de energia e no desempenho físico, mas a grande dúvida em torno deste produto é: whey engorda?

Essa indagação é comum, devido ao suplemento ser uma grande fonte de proteína derivada do soro de leite, que podem variar de acordo com o tipo de suplemento escolhido: com ou mais gordura, com ou sem lactose, qual é o mais puro e quais tipos de aminoácidos e de carboidratos estão contidos no suplemento.

Para descobrir essas e outras informações, continue lendo este post para descobrir o que é whey protein, para que serve, se engorda, quais os tipos, como consumir e para quem é indicado.

  1. O que é whey protein?
  2. Para que serve o whey protein?
  3. Whey protein engorda?
  4. Tipos de whey protein
  5. Como tomar whey protein corretamente?
  6. Qual o melhor horário para tomar whey protein?
  7. Qual é a quantidade diária indicada de whey?
  8. Para quem é indicado o whey protein?

O que é whey protein?

O whey protein é uma proteína produzida a partir do soro do leite que é uma fonte rica de proteína, sendo a suplementação proteica com maior valor biológico, devido a presença de grande concentração dos aminoácidos essenciais e ramificados (BCAAs), ajudando na construção muscular. Além disso, possui alto teor de cálcio e de peptídeos bioativos do soro.

Seu consumo, na prática de exercícios físicos segundo artigo publicado na Revista Brasileira de Medicina do Esporte, contribui para o ganho muscular, redução da gordura corporal, eleva a densidade óssea mineral, melhora o desempenho físico, gera energia, auxilia no controle da glicemia ao ser ingerido antes de uma refeição, promove diferença no peso corporal (reduzindo a massa gorda) e ajuda a reduzir a circunferência abdominal (cintura).

O consumo do suplemento do soro de leite também contribui para a saúde do organismo por ter efeitos hipotensivo, antioxidante e hipocolesterolêmico, mas o uso em excesso pode ocasionar uma sobrecarga da função renal.

Para que serve o whey protein?

O consumo de Whey Protein estimula o aumento da massa magra e auxilia seus músculos a crescerem.Isso acontece porque ele fornece as proteínas e os aminoácidos essenciais que são usados no processo de aumento de massa muscular e na manutenção do tecido muscular.

Por essa razão, o suplemento é utilizado, principalmente, por praticantes de atividade física e atletas de alto desempenho. Quem pratica musculação precisa ingerir uma quantidade maior de proteínas, para que o músculo se desenvolva de maneira eficiente.

Whey protein engorda?

O Whey Protein é um suplemento que auxilia no aumento de massa muscular de forma mais saudável por ser uma fonte proteica.

Em contato com um organismo que funciona normalmente, o Whey Protein não engorda. Contudo, se o consumo for exagerado ou errado, qualquer tipo de whey pode engordar. Por isso, o ideal é usar o suplemento sempre acompanhado de uma alimentação adequada e treinos.

Por ser uma fonte de proteína, o suplemento  do soro do leite  é uma ferramenta importante para auxiliar no aumento de massa muscular. Quando associado à prática de atividade física e a uma dieta equilibrada, não gera o risco de engordar. Por isso, é fundamental consultar um profissional nutricionista para adequar a quantidade diária a ser ingerida deste suplemento.

Tipos de whey protein

Atualmente existem três tipos de whey protein comercializados no mercado, distinguindo-se pelo método de produção, o que interfere na concentração das proteínas, na absorção e em seu custo. Conheça mais sobre cada um.

Whey protein concentrado engorda?

O whey protein concentrado engorda se consumido em excesso e sem nenhum acompanhamento médico ou de uma nutricionista. É indicado para quem realiza musculação, porque ajuda no ganho de massa muscular e também na recuperação dos músculos depois dos treinos, além de tonificar os músculos. O concentrado possui 80% de proteína pura. O indicado é usar entre as refeições, impedindo o catabolismo (degradação das proteínas musculares) e promovendo uma melhor síntese de proteínas musculares.

Whey protein isolado engorda?

O whey protein isolado engorda se for ingerido de forma errada, pois concentra aproximadamente 90% de proteína pura e não tem gordura, carboidratos e lactose. É recomendável para pessoas com intolerância à lactose. Recomendado para consumo ao acordar e/ou no pós-treino, dá suporte com mais proteína quando o corpo mais precisa e é uma fonte de carboidrato complexo.

Whey protein hidrolisado engorda?

O whey protein hidrolisado engorda conforme seu consumo excessivo. Entretanto, entre os três tipos de suplementação, o hidrolisado é o que possui o maior teor de proteína, alcançando de 80% a 90%. Seu uso é indicado para pessoas que possuem alergia as proteínas do leite. Além disso, possui uma digestibilidade eficiente, a qual é de fácil absorção pelo organismo. É indicado para consumir no pré-treino e/ou pós-treino por conseguir obter maior quantidade de aminoácidos na corrente sanguínea, devido à sua absorção rápida.

Como tomar whey protein corretamente?

Mulher bebendo suplemento

Normalmente, o whey protein é consumido em forma de shake, pois é um produto em pó que pode ser dissolvido na água (dando rapidez na absorção dos nutrientes) ou no leite (adicionando mais proteínas).

Em caso de dúvida sobre como tomar whey protein de forma correta, o mais indicado é procurar um profissional da área, que fará uma avaliação nutricional para recomendar a melhor forma de consumo, sem agregar nenhum risco à saúde e visando a quantidade necessária ao seu corpo.

Qual o melhor horário para tomar whey protein?

Como vimos, cada tipo de whey protein (isolado, concentrado e hidrolisado) é recomendado para diferentes tipos de público. Contudo, geralmente, o consumo do suplemento acontece duas horas antes de iniciar as atividades físicas, ou depois do término do treino, para ajudar no aumento de força e volume muscular desejado.

Em relação às pessoas que praticam atividades físicas diariamente, todas as manhãs, e não consumindo uma refeição antes, o whey protein se encaixa nessa situação, sendo adequado como uma fonte de proteínas, em conjunto com uma fonte de carboidratos com rápida digestão. De qualquer forma, consulte um nutricionista para orientar qual o melhor whey e horário de consumo.

Qual é a quantidade diária indicada de whey?

Conforme estudo da Universidade do Sagrado Coração, a quantidade mais segura e diária para ingerir o whey protein varia de 1,2 a 1,4 grama de proteína por quilo de peso da pessoa para quem pratica algum treino de resistência. Já para os atletas que exercem atividades que requerem força esse consumo pode ser de 1,5 a 2 gramas de proteína por quilo de peso. Dessa forma, garante energia, resistência, síntese e recuperação muscular. O consumo superior a 2,4 gramas por quilo de peso não apresenta aumento de massa significativo. Na dúvida, consulte um profissional.

Para quem é indicado o whey protein?

Além de atletas e pessoas com rotinas de treinos, o whey pode ser consumido por idosos, gestantes e pessoas que precisam de determinados nutrientes presentes no produto, mas é importante saber que o uso do suplemento dependerá da necessidade de cada um e deve ser feito com orientação e sob prescrição médica e nutricional. O whey só não é indicado para quem tem problemas renais ou hepáticos, doenças crônicas, alérgicas ao leite ou que o organismo apresente alguma rejeição ao produto, devido aos altos níveis da substância – nestes casos, é imprescindível ter orientação nutricional.

Referências:

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