Fruta engorda? Veja a resposta aqui!

Diogo Círico 31/01/2023

Comer saudável vai muito além da busca pelo emagrecimento, afinal, cuidar da sua saúde deve ser sempre uma prioridade. Pensando nisso, as frutas costumam ser muito indicadas para quem está em um projeto de reeducação alimentar ou apenas quer ingerir alimentos saudáveis.

No entanto, uma das dúvidas mais frequentes para quem está nessa trajetória é se fruta engorda. Para essa questão, já adiantamos que elas são ótimas opções para qualquer momento, desde o café da manhã até o lanche da tarde, e em diferentes dietas.

Se você quer saber mais sobre a tabela calórica delas e como incluí-las em sua dieta, confira este artigo!

Calorias de uma porção de frutas

A ingestão de qualquer alimento torna passível de engorda se consumido em abundância. No caso das frutas, elas possuem uma quantidade média de 70 calorias normalmente.

Assim como os demais alimentos, elas podem ter sua quantidade calórica diferente. Se você já se perguntou se a banana engorda? A resposta é que, sim, ela pode engordar, pois uma unidade tem 86 calorias em média, e uma vez que ingerida em grandes quantidades ou com acompanhamentos gordurosos, podem levar ao aumento de peso.

Confira a quantidade de calorias das principais frutas

  • Maçã: 78 calorias (130 gramas);
  • Abacaxi: 44 calorias (75 gramas);
  • Laranja-lima: 38 calorias (109 gramas);
  • Melancia: 33 calorias (148 gramas);
  • Morango: 36 calorias (120 gramas);
  • Pera: 56 calorias (133 gramas);
  • Uva itália: 158 calorias (200 gramas);
  • Mamão papaia: 99 calorias (283 gramas);
  • Pêssego: 46 calorias (113 gramas).

Enquanto isso, uma porção de uma salada de frutas feita com banana (89 calorias), maçã fugi (78 calorias), laranja-lima (38 calorias), mamão papaia (99 calorias) e uma colher de sopa de açúcar (125 calorias), equivalente a 429 calorias.

Benefícios das frutas

As frutas são alimentos saudáveis muito indicados para quem está buscando uma nova rotina de hábitos positivos de vida. Além de serem uma ótima fonte de hidratação, possuem diversos minerais e vitaminas que ajudam o organismo a funcionar corretamente.

Como você deve saber, elas possuem vários tipos de benefícios e importância, no caso das cítricas, por exemplo, como a laranja e o limão, são ricas em vitamina C, auxiliam no sistema imunológico e fortalecimento de ossos. Já as vermelhas, como a cereja e o morango, são ricas em antioxidante, retardando a ação do envelhecimento precoce.

Sendo assim, elas conseguem nos prevenir de diversas doenças como diabetes e cardiovasculares. Além disso, elas são essenciais para dar energia, evitar a prisão de ventre e atuam como calmantes naturais, impactando de maneira positiva na qualidade de sono, controle de ansiedade e o bem-estar geral do corpo e da mente.

Outro ponto positivo é que ao comer uma porção de fruta diariamente, evita o desequilíbrio hormonal, causado por um déficit de vitaminas e minerais, que provocam queda de cabelo, unhas enfraquecidas e a frequente contaminação de gripes e resfriados, devido à queda de imunidade.

Para quem faz uma dieta restritiva ou de emagrecimento, elas também são muito indicadas, pois são uma grande fonte de fibras, um fator importante para auxiliar na saciedade por mais tempo, evitando os lanches de impulso, como biscoitos e outras opções gordurosas que podem atrapalhar no processo de perda de peso.

É importante ter uma variedade das porções das frutas em sua dieta, uma vez que cada fruta possui um benefício diferente. Coma opções variadas, pois assim seu organismo receberá diferentes quantidades de vitaminas e minerais diariamente.

Afinal, fruta engorda ou emagrece?

Mas afinal, fruta engorda ou não? Assim como qualquer alimento, o seu consumo em excesso pode levar ao aumento de peso. Além de conter calorias, se você consumir mais da quantidade necessária por dia, pode levar ao armazenamento e gerar gordura, pois elas possuem um alto nível de açúcar.

Esse açúcar, mesmo que não passe por nenhum processo de industrialização, ainda pode causar o aumento da glicose no sangue e metabolizar a insulina. Logo, se for consumida em excesso, além de levar ao aumento de peso, ela também pode prejudicar o bom funcionamento do seu organismo.

Por exemplo, o coco é muito calórico: a cada 100g, você encontra 260 calorias, a mesma quantidade de um bombom de chocolate. Outra fruta extremamente calórica é o açaí, que contém mais de 200 calorias em sua porção, ainda mais se forem acrescentados toppings como leite condensado, guaraná e granola. Por isso, açaí engorda se consumido em grandes quantidades.

Então, assim como qualquer alimento, se consumido em excesso, sim, as frutas engordam. Mas isso não tira os seus diversos benefícios e a importância de tê-las em sua rotina de alimentação para um bom funcionamento do corpo e da mente!

Como incluir as frutas na dieta?

Como mencionado acima, comer fruta engorda, se consumida em abundância, mas também são opções muito saudáveis e necessárias para o organismo. Agora que você já sabe mais sobre os benefícios delas, confira algumas dicas de como incluí-las em sua dieta de uma maneira simples, prática e deliciosa!

Uma ótima opção é comer porções no café da manhã. Sendo uma das refeições mais importantes do dia, o desjejum é um ótimo momento para comer algumas porções de fruta. Você pode picar algumas e misturar com granola e iogurte natural, ou até mesmo fazer uma vitamina.

Outra boa maneira de incluí-las em sua dieta é em um lanchinho da tarde, sendo uma opção prática e nutritiva, principalmente se você estiver na rua. Basta retirar a fruta da sua bolsa e aproveitar os nutrientes do alimento!

Uma boa ideia também é preparar uma geleia sem açúcar, sendo uma ótima opção para uma torrada integral. Basta cozinhá-la lentamente com o que você preferir, com especiarias, como anis ou canela, por exemplo. Algumas das melhores opções para geleia são peras, maçãs, manga, laranja, amora e morango.

Viu como você pode incluir frutas em sua dieta regularmente? Confira também se a melancia engorda!

Referências

1 – Biblioteca do Ministério da Saúde. Guia Alimentar. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2008.pdf. Acesso em 2 janeiro de 2023.

2 – Dicas Online. 10 frutas que engordam. Disponível em: < https://www.dicasonline.com/frutas-que-engordam/ > Acesso em 2 de janeiro de 2023.

3 – Amarelo e Ouro. Comer fruta engorda? Disponível em < http://www.amareloouro.com/2014/11/13/comer-fruta-engorda-mito-ou-verdade/ > Acesso em 2 de janeiro de 2023.

4- Saiba quanto de fruta tem numa porção. Disponível em: <http://redesans.com.br/saiba-quanto-de-fruta-tem-numa-porcao/> Acesso em 2 de janeiro de 2023.

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Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067