Monte sua marmita fitness com alimentos que dão energia

Diogo Círico 03/03/2017

Carboidratos, proteínas, gorduras, sais minerais, vitaminas, fibras, compostos bioativos… São tantos os nutrientes necessários ao correto funcionamento do organismo que chega a dor um nó na cabeça.

De fato, nutrição trata-se de uma ciência não exata que pode ter muitas variáveis, um dos benefícios de poder contar com profissional nutricionista na prescrição de um plano alimentar é justamente poder adequar um modelo ideal de dieta ao que pode ser praticável na rotina de cada um.

Muitas vezes é preciso trabalhar antecipadamente, escrevemos isso pensando na programação de compra e preparo dos alimentos da dieta semanal.

Muitos indivíduos já descobriram os benefícios de investir tempo na cozinha e assim poder contar com alimentos de boa qualidade na sua dieta. Já outros ainda estão “patinando”, treinando sem ter resultados expressivos.

Leis básicas da Nutrição

A dieta de um individuo deve atender quatro leis básicas da nutrição: Quantidade, qualidade, harmonia e adequação.

Estas leis foram criadas na década de 30, mas nunca foram tão atuais, justamente pelo grande aumento na adesão da população à atividade física.

  1. Quantidade: deve ser suficiente para atender o organismo em todas as suas necessidades;
  2. Qualidade: deve conter variedade de alimentos que dão energia e satisfaçam todas as necessidades do organismo;
  3. Harmonia: os diferentes nutrientes devem guardar equilíbrio entre si, em sua qualidade e quantidade;
  4. Adequação: deve ser apropriada às diferentes fases e condições de vida, às atividades, às circunstâncias fisiológicas e de doenças.

Não se pode ficar em casa o dia todo somente para poder comer de forma adequada, não os indivíduos que precisam trabalhar, estudar, ter vida social.

Porém não é por isso que vamos relaxar nos alimentar sem qualidade.

Uma estratégia é pré-preparar as refeições, trabalhar antecipadamente, se você passar o dia todo fora de casa, as marmitas fitness são uma boa opção para garantir uma boa dieta. Por isso vale seguir algumas dicas para isso.

Nutrientes essenciais

Uma vez que a “Quantidade” esta relacionada ao valor energético oferecido pelo alimento, precisamos observar a composição de nutrientes daquilo que irá compor nossa marmita fitness.

Alimentos fonte de carboidratos

Os alimentos fonte de carboidratos são mandioca/aipim, macarrão/arroz integral e batata doce.

Alimentos fonte de proteínas

Os alimentos fonte de proteínas são carne, frango, peixe, ovos.

Alimentos fonte de gordura

Por sua vez, as melhores fontes de gordura são azeite de oliva extra virgem, óleo de coco.

O aspecto “Qualidade” esta relacionado a oferta de micronutrientes, que por sua vez são fornecidos em alimentos específicos como os vegetais. Hortaliças, legumes, sementes, oleaginosas e temperos em grande quantidade e variedade para garantir que a lei da qualidade seja atendida.

Uma boa opção de marmita fitness seria preparar num pote separado os vegetais.

  1. Adicione primeiramente os molhos como mostarda, limão, molho para salada para que estes fiquem depositados no fundo.
  2. A segunda camada será composta por alimentos mais densos como tomate, ervilha, milho, vagem, pepino, rabanete, grão de bico e outras oleaginosas, cenoura, beterraba, oleaginosas trituradas, entre outras.
  3. A camada superior deverá ser feita por folhas e elementos menos densos como: alface, rúcula, repolho picado, cebola roxa, agrião, folhas de beterraba, radicchio, entre outras

A lei da “Harmonia” trata-se da distribuição e proporcionalidade entre os nutrientes.

Para que o nosso organismo consiga aproveitar os nutrientes, estes devem se encontrar em proporções adequadas nas refeições, uma vez que as substâncias não agem sozinhas, e sim em conjunto.

Esta lei é para aquele pessoal que pensa em “bater macros”, que pensa só na batata doce com frango na hora das refeições.

Até para síntese e utilização de energia deve haver macros e micronutrientes. Ou seja, as refeições devem ser completas, com alimentos fonte de vários nutrientes assim asseguramos que todos serão absorvidos e bem utilizados.

Consuma batata doce com frango, mas adicione uma fonte de gordura, pelo menos 1 a 2 porções vegetais… isso torna-se um diferencial na oferta de nutrientes.

Uma vez que a dieta deve estar “Adequada” às suas necessidades, copiar dieta de blogueira da internet mostra-se uma tentativa falha de obter bons resultados.

O que é bom para seu vizinho pode ser nada interessante para você.

O mais indicado é buscar o acompanhamento de profissional, trata-se de um investimento com reais lucros e benefícios.

O mais comum nas academias é ver pessoas gastando com suplementos e alimentos da moda sem que saibam se eles são realmente necessários.

Hoje em dia o desperdício de investimento financeiro através de escolhas inadequadas é muito grande, vale a pena investir numa consulta com profissional nutricionista antes mesmo de investir o mínimo que seja em suplementação.

Se você já pratica exercícios físicos e busca ainda mais massa muscular, a combinação da marmita proteica com os suplementos certos é vital para atingir seus objetivos.

Visitado 6 vezes, 2 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067