Benefícios do ômega 3 para gestantes

Diogo Círico 20/12/2023

O ganho de peso faz parte do processo de gestação. Afinal, ele é natural e, inclusive, necessário. No entanto, isso não significa que deve-se perder o controle sobre a dieta ao longo deste período, já que o aumento excessivo dos quilos na balança pode colocar em risco a saúde da mamãe e do bebê. 

Desta forma, as recomendações médicas indicam sempre a importância de manter uma alimentação balanceada ao longo de todo o período da gravidez. Mas, mais do que isso, é imprescindível a ingestão de ácidos graxos, seja via cápsula de suplementação ou a partir do consumo de alimentos selecionados. 

São diversos os benefícios do ômega 3 para gestantes, desde uma melhor resposta anti-inflamatória do organismo da mãe, tendo demonstrado um papel importante na prevenção de doenças cardiovasculares, como problemas circulatórios e hipertensão gestacional, até na contribuição do próprio desenvolvimento físico do feto. Na sequência, contamos mais sobre eles! 

Sumário

Qual a função do ômega 3 no organismo?

Composto pelos chamados ácidos graxos de cadeia longa, sendo os principais deles o ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosahexaenoico (DHA), o ômega 3 é uma gordura poli-insaturada muito importante para o bom funcionamento do organismo. Enquanto o EPA, possui efeitos anti-inflamatórios que ajudam a manter níveis saudáveis de triglicerídeos, o DHA é uma ótima gordura para o cérebro e contribui para a memória, o aprendizado e os sistemas cognitivos a funcionarem de forma a proteger os nervos.

Entre suas funções, estão: 

  • Regulação dos níveis de triglicerídeos;
  • Ação anti inflamatória;;
  • Suporte à saúde cardiovascular;
  • Melhora da função cerebral;
  • Contribuição para um sistema imunológico saudável. 

Gestantes podem tomar ômega 3?

São muitas as vantagens da ingestão dessa gordura para o corpo, portanto, a mulher pode tomar ômega 3 na gravidez. Seu consumo, aliás, é fortemente recomendado. 

Quando começar a tomar ômega 3 na gravidez?

Sua ingestão é também recomendada em qualquer fase da vida a partir da alimentação, sendo sua principal fonte os peixes de água fria (salmão, anchova, atum, mariscos e algas marinhas), e ela se torna ainda mais essencial a partir do primeiro trimestre da gestação. 

Qual a dosagem ideal de ômega 3 na gravidez?

O Ministério da Saúde indica entre 1000 e 3000 mg do nutriente por dia, mas a dosagem exata de ômega 3 na gravidez a ser consumida diariamente deve ser definida por médicos e nutricionistas, de acordo com as necessidades e especificidades de cada organismo, como peso, idade e condições de saúde. 

Benefícios do ômega 3 na gravidez

Como o ômega 3 é uma gordura que não é produzida endogenamente pelo organismo, ou seja, no interior do próprio corpo, seu consumo é considerado indispensável para a integridade da saúde humana. Isto é, dentro e fora do período da gravidez. 

Sua ingestão pode ser feita via cápsulas ou através da alimentação. Para além dos peixes já citados neste artigo, a gordura também pode ser encontrada em fontes vegetais, como: 

  • Linhaça; 
  • Chia; 
  • Nozes; 
  • Amêndoas; 
  • Semente de girassol; 
  • Grãos de soja; 
  • Abacate; 
  • Espinafre; 
  • Brócolis; 
  • Couve; 
  • Canola.

No caso da deglutição por cápsulas, vale ressaltar que o suplemento pode ser facilmente administrado, podendo ser encaixado em diferentes horários do dia, desde o almoço até o jantar. Uma sugestão é sempre combinar a dose com uma refeição, independentemente de qual seja. Assim, sua absorção será facilitada pelo organismo, além de evitar efeitos colaterais desagradáveis como o ‘’arroto’’ de peixe. 

Benefícios do ômega 3 para mãe

Estudos indicam que mulheres que apresentam níveis mais baixos do nutriente no final da gravidez, possuem mais chances de desenvolver depressão pós-parto. Por isso, ele ajuda na prevenção contra a condição. 

Além disso, entre os benefícios do ômega 3 na gestação, está a possibilidade de seu consumo aliado à prática de exercícios. Por aumentar a resistência e melhorar o desempenho, o ômega-3 também pode contribuir para o controle do peso e para sua perda posteriormente. Desta forma, apesar de muitas pessoas acreditarem que ômega 3 engorda, na verdade, ele pode ser um aliado para o emagrecimento saudável.

Durante a gravidez, o seu consumo também está relacionado a diminuição do risco de parto prematuro. De acordo com uma pesquisa realizada na Austrália – país onde um em cada 12 bebês nasce antes das 37 semanas –, mulheres que aumentaram a ingestão de ácidos graxos ômega 3 de cadeia longa têm 11% menos chances de darem a luz antes do tempo ideal. 

E mais: o estudo também apontou que o nutriente também reduz em 42% a probabilidade de o bebê nascer antes das 34 semanas. Isto porque, segundo os pesquisadores, ao longo da gestação, muitas vezes, são produzidas quantidades altas de prostaglandinas (substâncias similares a hormônios que ajudam no início do trabalho de parto). Atuando contra os seus efeitos, o ômega 3 é capaz de reduzir a sua potência que poderia vir a desencadear no nascimento precoce. 

Benefícios do ômega 3 para o bebê

Quando se trata da formação do bebê, por exemplo, o nutriente tem importante função na parte neurológica e visual (o ômega 3 se acumula na retina de maneira a se tornar essencial para a visão), e em seu desenvolvimento físico e cognitivo. 

Um fato importante já revelado em pesquisas recentes é que, devido ao leite materno ser uma das principais fontes desses ácidos graxos, os bebês que são amamentados costumam mostrar um crescimento mais saudável em comparação àqueles que são privados da amamentação da mãe por alguma razão. 

Por fim, outra informação relevante é que este ácido graxo é um elemento fundamental para a formação do cérebro e do sistema nervoso das crianças.

Referências:

Oceandrop. Omega-3 na Gravidez. Disponível em: https://www.oceandrop.com.br/blog/omega-3-na-gravidez#:~:text=Durante%20a%20gesta%C3%A7%C3%A3o%2C%20a%20quantidade,m%C3%A1ximo%2C%203%20g%20desse%20nutriente. Acesso em 08/11/23

Belt Nutrition. Importância e Benefícios do Omega-3 para Gestantes. Disponível em: https://www.beltnutrition.com.br/blog/post/omega-3-gestantes-importancia-beneficios#:~:text=O%20ideal%20%C3%A9%20que%20desde,salm%C3%A3o%20ou%20atum%20por%20dia.  Acesso em 08/11/23

Be Generous. Omega-3 na Gravidez. Disponível em: https://begenerous.com.br/blog/omega-3-na-gravidez/. Acesso em 08/11/23GROWTH. Vitaminas para gestantes: o que pode e o que não pode. Acesso em 08/11/23

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Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067